Aprenda quais diferenças entre garantia da qualidade e controle da qualidade!
Atualmente, os artigos de internet ou livros específicos ainda utilizam os dois termos como sinônimos. Mas, não é bem assim que funciona.
Ter um produto ou serviço bem qualificado é o sonho de qualquer empresário. Entretanto, precisa saber primeiramente a diferença entre garantia da qualidade e controle de qualidade.
Por isso, a seguir explicaremos a diferença destes termos.
O que é a Garantia de Qualidade?
Primeiramente, o termo Garantia de Qualidade se refere quando empresa tem suas atividades de produção inspecionadas para saber se eles estão seguindo as necessidades dos clientes, as implícitas e explícitas.
A Garantia de Qualidade está presente na impressão de um cartaz de divulgação até mesmo na produção do produto final. Isto acontece para proteger os consumidores de possíveis problemas quando a fabricação erra na sua produção.
Como é feita a Garantia de Qualidade?
Como falamos anteriormente, a Garantia de Qualidade é feita a partir de testes e auditorias para saber se a fabricação está seguindo conforme as necessidades dos clientes.
Essa auditoria pode ser através de uma análise de processos, criar uma equipe que faça o gerenciamento para que mantenha a garantia estabelecida conforme as normas estabelecidas em sua produção e conseguir detectar estes erros.
Por isso, vai conduzir as inspeções durante as etapas de produção. Se uma etapa de produção apresentar o erro, as atividades serão retomadas desde o ponto de início.
Além disso, o Controle de Garantia precisa fiscalizar o desempenho, confiabilidade, durabilidade, assistência técnica, estética e característica do produto que está sendo fabricado. Assim, ele evita reclamações no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por conseguinte, a perda de lucro.
O que é o Controle de Qualidade?
O Controle de Qualidade é outro termo relacionado a garantir a satisfação de um produto, se ele está seguindo as normas para evitar acidentes com os consumidores. Esse controle é feito a partir de testes ou auditoria da fabricação. Estas normas estão ligadas a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) ou regulamentações internacionais, como a ISO.
Investir em gerenciamento de processos é uma forma de garantir o seu produto, evitar perda de dinheiro e ter o diferencial com os concorrentes.
Sem contar que uma atividade que permite verificar se o produto apresenta problemas e evitar que esta produção danificada seja finalizada.
Como é realizado bom Controle de Qualidade?
O primeiro passo do Controle de Qualidade é a partir de uma comunicação entre a empresa e seus funcionários que vão ajudar na gestão de processos. Com a comunicação transparente, a empresa pode ajudar na motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho e também evitar futuros acidentes.
E, quando apresentar erros, a empresa precisa controlar este problema quanto antes a partir de uma equipe de análise de processos, onde vai orientar os colaboradores e empresários como a mudança precisa ser feita.
Uma gestão de processos eficientes pode ser através do modelo Scrum, PCDA (Planejar, Controlar, Fazer e Realizar) ou até mesmo utilizando o método Kaban (inspirado na fabricação dos produtos da Toyota), que existem facilmente plataformas virtuais que facilitam na gestão de processos.
O Trello, por exemplo, é uma ferramenta bastante utilizada em empresas para a realização de organizar o gerenciamento de processos.
Assim, um produto de alta qualidade não deve ter defeitos e ser seguro para uso.
Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade: Entendendo as diferenças
Apesar de os termos serem similares, são totalmente diferentes. Enquanto a “Garantia de Qualidade” visa em procurar mecanismos que sejam ideais para as necessidades dos clientes, o “Controle de Qualidade” fiscaliza se os processos de produção concordam com as normas nacionais e internacionais para que o produto final não tenha defeitos.
Além disso, o Controle de qualidade é onde podemos localizar os erros e a Garantia de Qualidade é uma forma de prevenir o melhoramento do gerenciamento de processos.
A Garantia da Qualidade tem foco de impedir os erros. Então, ela precisa criar mecanismos para ajudar que o gerenciamento de processos seja fluído e transparente em todas as etapas de produção.
Já o Controle de Qualidade, por sua vez, será o responsável pela liberação de produtos fabricados corretamente. Ou seja, vai fiscalizar cada etapa do processo e comprovar que os procedimentos operacionais estão certos.
Agora que você sabe a diferença entre estes dois termos, compartilhe para o máximo de pessoas que ainda não conseguem distinguir.
[…] Sem contar que você pode gerar boletos bancários para os seus clientes, ter um cartão de crédito com os limites que atendam ao seu negócio e pode aproveitar o dinheiro que recebe para fazer investimentos e aplicações numa renda variável ou fixa. […]
[…] suas operações e recalcular caminhos para o sucesso, por vezes, é ele que também assume riscos por sua equipe, defendendo-a para a diretoria e […]