Cansaço e falta de ar: Qual a diferença?

1

Cuidar da saúde é um dos meios mais eficientes de se ter uma vida feliz, este é um fator determinante para quem quer reduzir os níveis de desconforto na vida. 

Se você sente algum desconforto que te limita de trabalhar, de exercer as funções diárias do lar ou da comunidade onde você vive – você precisa urgentemente estar atento(a) a estes sintomas e procurar um médico, caso eles permaneçam constantes ou se tornem agravantes.

Sintomas comuns de desconforto no dia a dia são: cansaço, fadiga, dores de cabeça e falta de ar. Sendo que cada um desses sintomas podem determinar um diagnóstico específico, que também irá determinar um tratamento específico. 

Por isso, é importante saber qual a diferença entre cansaço e falta de ar, e quando estes sintomas podem estar informando a detecção de doenças que precisam ser cuidadas para não evoluírem e não causarem grandes complicações de saúde

O que é o cansaço?

O cansaço é explicado pelo sentimento de falta de energia ou ânimo para realizar determinada tarefa ou atividade. Como quando alguém pratica uma atividade física que exige muito do corpo e depois esta pessoa se sente indisposta para realizar outras tarefas que envolvem esforço físico. 

O que é o cansaço
Fonte/Reprodução: original

Porém, o cansaço pode aparecer mesmo sem que você tenha feito exercícios físicos, e ainda, pode evoluir para uma situação de fadiga.

Quais são alguns sintomas do cansaço?

O cansaço pode vir decorrente de situações de estresse e excesso de trabalho, como também pode ser resultado de uma alimentação carente de todos os suprimentos que nosso corpo precisa – sendo eles os carboidratos, as proteínas, as fibras, os sais minerais e as vitaminas. 

A deficiência de vitaminas é muito comum e pode resultar num quadro de fadiga, onde o indivíduo se vê dia após dia indisposto para realizar suas tarefas.

O que é a falta de ar?

A falta de ar acontece quando se encontra dificuldade de levar ar para os pulmões, mesmo respirando continuamente e com força. Isso pode acontecer por diversos fatores, que também estão relacionados com o cansaço e com a fadiga, mas não para por aí. 

Situações de estresse extremas podem acumular cansaço e resultar em crises de ansiedade e pânico que resultam em falta de ar.

O que pode causar falta de ar constante?

Além disso, a falta de ar constante pode ser um indicativo de doenças graves como COVID-19, pneumonia, asma e bronquite. 

Caso a falta de ar apareça constantemente junto de outros sintomas como febre, dores no corpo, coriza e dores de cabeça, um médico deve ser procurado imediatamente – para que sejam feitos exames que esclareçam qual o quadro clínico presente naquele paciente e qual o tratamento necessário.

O que difere o cansaço da falta de ar?

O cansaço pode acontecer diariamente, devido a diversos fatores, que nem sempre determinam a presença de alguma doença grave. Já a falta de ar, exceto quando se está praticando exercício físico pesado, pode determinar a evolução de quadros psicopatológicos ou indicar a presença de doenças que podem evoluir para um caso grave se não forem tratadas. Estas respostas explicam qual a diferença entre cansaço e falta de ar.

Cansaço e falta de ar podem estar relacionados?

Sim, o cansaço e a falta de ar podem estar relacionados e determinarem o diagnóstico de doenças graves ou não. Isso vai depender se você está tendo algum outro sintoma e se estes sintomas estão sendo recorrentes. Caso os sintomas permaneçam, você deve procurar imediatamente um médico e fazer os exames necessários ao tratamento destes sintomas.

Não brinque com sua saúde. Infelizmente a pandemia de COVID-19 ainda está presente no cotidiano mundial, tendo levado à morte muitas pessoas todos os dias em mais de dois anos. Fique atento(a) aos sinais sintomáticos e cuide de sua saúde com alimentação saudável, exercícios físicos regulares e rotinas anti-estresse.

1 comentário
  1. […] Porém eles não têm sentimentos complexos, ou seja, eles não têm ressentimento e culpa por exemplo, então provavelmente o motivo dele ter feito bagunça dentro de casa quando você saiu e deixou ele lá, é porque ele não teve outra coisa para fazer que não fosse isso para se entreter ou ele pode estar sofrendo de ansiedade por separação. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy