Entenda qual a diferença de humanos e animais?

1

É inegável que existe uma grande diferença de humanos e animais, mas você saberia dizer qual é? Mesmo fazendo parte do reino animal, integrando a classe dos mamíferos, somos diferentes dos demais animais e, por isso, essa discussão sobre a diferença humanos e animais sempre acontece.

Compreenda melhor qual a diferença de humanos e animais a seguir.

Qual a diferença de humanos e animais? 

Desde tempos remotos o ser humano passou a discutir sobre a diferença de humanos e animais. O que nos diferencia é que temos características próprias a nossa espécie, tanto fisiológicas, quanto comportamentais. Mas isso também é uma particularidade de qualquer outra espécie do reino animal.

Outra diferença, que se apresenta no aspecto físico, é o polegar opositor, ou seja, o dedo polegar que se movimenta em sentido oposto ao dos demais dedos, aumentando a destreza humana e melhorando sua capacidade de uso de ferramentas, além da postura bípede.

Qual a diferença de humanos e animais? 
Diferenças. Fonte/Reprodução: original.

Outra diferença apontada, quando comparamos os humanos a outras espécies animais, é que somos seres racionais e com consciência de nossos atos e do ciclo da vida, ou seja, conseguimos realizar escolhas, temos inteligência e conseguimos executar qualquer tipo de tarefa.

No entanto, uma série de pesquisas apontam que, embora não sigam as mesmas estruturas de aprendizado ou realização das atividades humanas, vários animais tem consciência de si mesmo e realizam uma série de tarefas que precisam de raciocínio ou de escolhas inteligentes.

Há ainda quem acredite que a maior diferença de humanos e animais seja a capacidade de absorver e repassar conhecimento, o que possibilitou à raça humana uma evolução social e científica, mas hoje já se sabe muitas espécies são capazes de acumular conhecimento e viver de maneira organizada, também. 

Características dos seres humanos

Para entender melhor a diferença de humanos e animais, é importante saber pontuar exatamente as principais características dos seres humanos. Veja a seguir:

Postura

Essa talvez seja a principal diferença humanos e animais. Nós vivemos em uma sociedade aonde grande parte da população anda com a postura ereta. Até mesmo entre os primatas, o ser humano é a única espécie que consegue viver o dia a dia totalmente na vertical. Desse modo, humanos conseguem utilizar as mãos para seus afazeres.

Poucos pelos

Diferente de animais que possuem penas e muitos pelos pelo corpo, os seres humanos não carregam esse aspecto. Mesmo com um grande número de folículos capilares, nós possuímos somente pelos finos, quase não visíveis. 

Fala como principal comunicação

O principal meio de comunicação dos seres humanos é a fala, algo que também marca a diferença humanos e animais. Ao contrário dos primatas, possuímos uma diferença que nos dá a capacidade de falar e articular palavras, além de aprender diferentes linguagens.

Infância longa

Outra grande diferença humanos e animais é que somos a única espécie que vive muitos anos aos cuidados de pais e protetores. Isso porque, o ser humano passa por um processo lento de desenvolvimento, o que demanda tempo para que o cérebro esteja realmente constituído. 

Cérebro melhor desenvolvido

Essa também é uma grande diferença de humanos e animais de algumas espécies. Nosso cérebro é responsável por muitas áreas de nossa vida, como movimentos, linguagem, pensamentos e percepção e poucas espécies apresentam desenvolvimento de algumas das habilidades que já conquistamos até esse ponto da evolução, como habilidade de comunicação, organização social, entre outras.

Características dos animais

Todas as espécies de animais possuem diversas características que os distinguem entre si, assim como os humanos. Porém, elas são mais difíceis de pontuar por conta do grande número de animais e espécies que existem no planeta Confira algumas características gerais dos animais:

Lei da vida

Por serem considerados seres vivos, todos os animais passam pela chamada lei da vida, ou seja, eles nascem, se desenvolvem, podem se reproduzir ao longo da vida e depois morrem. Absolutamente todo ser vivo possui seu próprio tempo de existência e seus ciclos. Essa não é considerada uma diferença humanos e animais, já que os humanos também passam pela lei da vida.

Diversas espécies

O mundo animal é repleto de diversas espécies que podem ser classificadas da seguinte forma: invertebrados e vertebrados, terrestres e aquáticos, aéreos, terrestres e marinhos, domésticos e selvagens. Cada uma delas tem suas particularidades, que as tornam únicas.

Os animais domésticos são aqueles que conseguem viver em harmonia com os seres humanos. Por isso são os mais conhecidos por nós, porém ainda assim possuem uma grande diferença de humanos e animais.

Características próprias

Cada espécie animal possui suas próprias características, diferenças e habitat. Por exemplo, as aves possuem pena por todo o corpo e voam. Já as espécies de peixes vivem dentro da água e não necessitam de nenhum cuidado materno após o nascimento. Os mamíferos costumam viver em grupos e passar mais tempo com seus progenitores antes de se aventurar no mundo e, assim, por diante.

As características próprias são justamente o que diferencia cada espécie e lhe torna especial. Por causa delas, animais que fazem de uma mesma classe, como leões e gatos (ambos felinos), chimpanzés e humanos (primatas) ou lagartos e jacarés (répteis) são tão diferentes em aspectos físicos e, até, comportamentais.

Quais as semelhanças entre os humanos e animais?

Mesmo com tamanha diferença de humanos e animais, ainda assim possuímos algumas semelhanças com diversas espécies. Na questão física, somos similares com alguns animais, pois possuímos um complexo sistema circulatório e também esquelético. Além disso, também fazemos parte da lei da vida, onde vivemos e morremos, como todos os seres vivos do planeta. 

É possível encontrar pelo menos uma semelhança em cada espécie, por exemplo, os gafanhotos possuem uma audição bastante parecida com a dos humanos, assim como os ratos demonstram expressões faciais ao início da dor.

Na questão psicológica também temos semelhanças com os animais. De acordo com pesquisas recentes, os animais conseguem sentir diversas emoções e sentimentos, como prazer e dor. 

Mesmo com a diferença de humanos e animais, é preciso destacar que o ser humano não é melhor que qualquer tipo ou espécie de animal. Todos merecem viver em seu devido espaço, sem interferências e com respeito. 

1 comentário
  1. […] subjetiva, o que pode parecer fraco para uma pessoa pode parecer forte para outra. Além disso, a audição humana tem uma faixa dinâmica limitada, o que significa que os sons muito fracos e muito fortes podem ser […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy