Veja a diferença entre um decibel e um hertz!

1

Você já ouviu falar nas escalas Decibel (dB) e Hertz (Hz)? São escalas muito utilizadas na Física para determinar características do som, como intensidade e o período que uma determinada onda leva para ser produzida (ou, “dar uma volta”).

Essas escalas são essenciais para físicos e também músicos, mas também podem ser muito úteis na hora de escolher o seu aparelho de som! Engenheiros de som também são bem familiarizados com as escalas para uma melhor realização do seu trabalho.

Aqui, falaremos um pouco sobre as principais diferenças entre essas escalas, o que é cada uma e como funciona, além das diversas utilidades que o conhecimento sobre elas pode proporcionar.

O que está esperando? Confira as principais diferenças entre decibéis e Hertz!

Diferença entre um decibel e um hertz

A principal diferença entre decibéis e Hertz é que um é utilizado para medir a intensidade do som — o que, popularmente, tratamos por “volume do som” — enquanto a outra escala determina a quantidade de ondas produzida por segundo, minuto, ou hora.

Diferença entre um decibel e um hertz
Qual a diferença. Fonte/Reprodução: original.

Ou seja, através de uma escala decibéis, nós podemos calcular o quão “alto”, ou intenso, é determinado som; enquanto na escala Hertz, nós calculamos a quantidade de ondas (e a forma como essa onda se propaga, se mais grave, mais aguda, mais longa ou mais curta).

Juntas, é possível calcular o tipo de onda e qual a sua intensidade, e assim promover a formação do som mais adequado aos nossos ouvidos.

O que é o decibel e para que serve?

Os decibéis, ou simplesmente dB, são uma escala para medir o nível do som, ou seja, é através da escala dB que nós podemos mensurar o volume e a intensidade de determinado som. Nesta escala, logarítmica, o som duplicado irá equivaler a 6 decibéis.

Em um ambiente natural, não é possível encontrar algo menor que 20dB, e o maior volume seria de 194dB. Ao calcularmos os decibéis de qualquer som, podemos também entender melhor o nível de dano que aquele som pode causar ao nosso canal auditivo.

O que é o hertz e para que serve?

Para melhor compreender o que é um hertz, precisamos entender o que é frequência. A frequência é uma unidade de medida utilizada tanto para calcular a quantidade de voltas (em movimentos circulares) que um objeto realiza por determinado período de tempo, quanto para calcular a quantidade de ondas que são produzidas, também, em um determinado período de tempo.

Hertz é uma unidade de medida utilizada para o segundo caso, em que medimos a quantidade de “ciclos” produzidas por segundo. Se uma onda consegue completar uma volta em um segundo teremos, então, um total de 1 Hz; mas a unidade de medida mais utilizada é a r.p.m (rotações por minuto), então é necessário multiplicar esse 1 Hz por 60 (pois, um minuto equivale a 60 segundos) e teremos, então, 60 r.p.m.

As frequências Hertz são muito utilizadas em músicas, já que são popularmente compreendidas como sons. É possível aplicar as frequências em atividades como meditação, yoga, estudos, e até mesmo para estimular a realizar exercícios físicos.

É preferencial que, para as frequências Hz atuarem melhor como terapia auditiva, que o paciente faça uso de fones de ouvido — preferencialmente, aqueles capazes de isolar o ruído externo, para um melhor efeito terápico e sem distrações. Determinadas frequências Hz promovem bem-estar, concentração, e são até mesmo capazes de atuar como uma ótima ferramenta auxiliar em diversas abordagens psicoterápicas.

1 comentário
  1. […] interação com a matéria é a mesma com uma onda eletromagnética e uma onda sonora? Sem dúvidas, não! A maior diferença entre esses dois tipos de onda é que, […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy