Entenda a diferença entre um composto iônico e o composto covalente

3

Neste post você saberá entender a diferença entre um composto iônico e o composto covalente, mas não somente isso, você sabe a característica de cada um.

Mas antes precisamos relembrar alguns conhecimentos fundamentais da química como o de que o átomo é a menor unidade da matéria que continua com suas propriedades químicas fundamentais. No entanto, o que acontece é que muitas vezes os estudos da química englobam uma análise de combinações entre átomos, formando assim um composto, e o composto é a união de átomos distintos.

O que é um composto iônico?

A ligação iônica é quando dois íons de cargas opostas se unem, diferentemente do que acontece com as ligações covalentes. Mas para definir isso é preciso ter uma análise da estrutura e a formação dos íons. Logo, já começamos a destrinchar alguma diferença entre um composto iônico e o composto covalente.

Principais características do composto iônico

Temos algumas características muito pertence a compostos iônicos que acabam mostrando a diferença entre um composto iônico e o composto covalente são eles, aglomeração de íons organizados que aparentam como retículos cristalinos, e por serem assim também possuem características duras e quebradiças, os compostos iônicos são bons condutores elétricos e também são sólidos na temperatura ambiente

O que é um composto covalente?

Seguindo a ideia de responder a diferença entre um composto iônico e o composto covalente, aqui você vai saber que a ligação covalente é quando dois átomos com pares de elétron fazem partilha na sua formação e que nesse tipo de ligação é gerada uma estabilidade que surge através da atração eletrostática dos núcleos atômicos de carga positiva com elétrons de carga negativa.

O que é um composto covalente?
Composto covalente. Fonte/Reprodução: original.

A cargo de conhecimento geral, é bom informar que nas ligações covalentes quando os átomos se unem o seu resultado é chamado de molécula, logo podemos dizer que uma molécula é uma parte, considerada mais simples desse composto covalente.

Exemplo de composto covalente

É bom saber que os compostos covalentes na sua maioria possuem um baixo ponto de fusão e ebulição gerando assim mais uma diferença entre um composto iônico e o composto covalente e além disso quando uma substância proveniente de composto covalente surge tende a não ser tão rígida quando comparada a algum outro composto iônico.

Diferença entre um composto iônico e o composto covalente

Fazendo uma breve recapitulação ligação iônica é entre dois átomos diferentes, exemplo não-metal e metal, ou metal e gás nobre, já a ligação covalente é dita mais forte pois é entre átomos semelhantes, da mesma classe, metal com metal, ou não-metal com não-metal, pois nessa ligação de unem através do compartilhamento de elétron.

Começando a descrever a diferença entre um composto iônico e o composto covalente, temos a polaridade, enquanto de uma é alta ou de outro é baixa, pensando na forma da molécula os compostos covalentes não possui nenhuma definição enquanto o composto iônico possui uma definição na sua forma, quando falamos em condutividade tanto elétrica ou térmica nos compostos covalentes são descritas mais altas e os compostos iônicos geralmente mais baixas ou inexistente.

Visando a solubilidade em água os compostos iônicos são mais propícios do que os compostos covalentes. Agora, quanto ao estado da substância, os compostos covalentes geralmente são sólidos e os compostos iônicos se encontram nas três formas, sólido, líquido e gás.

Acredito que após essa leitura você tenha conseguido identificar a diferença entre um composto iônico e o composto covalente, sabendo suas formas e principais caraterísticas, quando pensamos em química, ficamos meio melindrados e fica difícil de entender tudo, mas sabendo explicá-la podemos entendê-la de forma clara e objetiva.

3 Comentários
  1. […] átomo possui várias características interessantes, elas: ter um núcleo bastante positivo, contendo partículas positivas denominadas como  prótons […]

  2. […] ainda mais tem seus átomos colidindo uns com os outros, mas com bastante energia liberando assim os elétrons das partículas. Essa estrutura complexa é o que caracteriza a diferença entre o estado gasoso e […]

  3. […] influenciam na solubilidade e no ponto de fusão e ebulição de um elemento. Em que a molécula polar possui diferença de eletronegatividade e a apolar não possui essa […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy