Qual a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal?
Saber a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal é um dos conceitos básicos da ondulatória, área da Física responsável por estudar as características, propriedades e fenômenos das ondas e oscilações.
As ondas podem ser classificadas de diversas formas: conforme a sua natureza, direção de propagação e direção de vibração. Hoje, falaremos mais especificamente sobre a direção de vibração, que é dividida em longitudinal e transversal. Quer entender melhor a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal? Continue lendo este conteúdo!
Qual a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal?
A diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal está na direção de vibração. Elas se propagam de formas diferentes: enquanto as ondas longitudinais se propagam na mesma direção do estímulo que causa a sua produção, as ondas transversais se propagam em direções perpendiculares ao estímulo que as produz.
Falaremos melhor no decorrer do texto sobre a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal. Outro fator interessante sobre a classificação das ondas, é a sua natureza. Elas podem ser mecânicas, eletromagnéticas e gravitacionais.
Ondas mecânicas: necessitam de um meio físico, e podem se propagar em meios elásticos, como o som. Meios elásticos são aqueles que oferecem pouca perda de energia;
Ondas eletromagnéticas: incluem a luz visível, raios gama, raios-X e micro-ondas. Elas podem se deslocar no vácuo na velocidade da luz. E como se entende pelo nome, são produzidas por variações nos campos elétricos e magnéticos;
Ondas gravitacionais: são ondas observadas durante a colisão de dois ou mais corpos com grande massa. Elas não precisam de um meio para se propagarem, e no vácuo, propagam-se na velocidade da luz.
As ondas gravitacionais só foram observadas recentemente, de forma detectável na Terra. Isso ocorreu durante a colisão de dois buracos negros.
Como uma onda transversal se propaga?
Como dito anteriormente, quando falamos da diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal, as ondas transversais se propagam em direções perpendiculares ao estímulo que as produz. Como exemplo, podemos imaginar o balanço de uma corda, de cima para baixo. É possível observar que a onda produzida desloca-se na horizontal, para frente.
Como uma onda longitudinal se propaga?
Em contrapartida, as ondas longitudinais se propagam na mesma direção do estímulo responsável pela sua produção, e é aí que identificamos a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal.
Como exemplo de onda longitudinal, podemos citar a produção do som, onde a passagem do ar nas cordas vocais produz regiões que se deslocam na mesma direção.
Quais as características de uma onda transversal?
Agora que já sabemos a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal, que tal conhecer algumas características de uma onda transversal?
A vibração de uma onda transversal acontece a 90º da direção de propagação. São exemplos de ondas transversais:
- Ondas marítimas;
- Ondas eletromagnéticas;
- Ondas sísmicas (terremotos);
- Instrumentos de corda;
- Hola.
Em todos esses casos, a direção de propagação da onda é perpendicular à direção de vibração, caracterizando uma onda transversal.
Saber a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal é essencial no estudo da Física, pois se trata de uma parte fundamental da ondulatória. Uma onda possui ainda diversas outras características. Entre elas podemos citar a frequência, comprimento de onda e velocidade de propagação.
Com isso, você entendeu a diferença entre uma onda transversal e uma onda longitudinal, e claro aprendeu mais sobre o estudo das ondas no geral. Assim, se tem curiosidade no mundo da física, continue navegando em nosso site e confira nossos conteúdos sobre o tema!