Qual a diferença entre uma planta e um animal?

0

Seres vivos de reinos distintos, os animais e as plantas coexistem em nosso meio ambiente e são considerados participantes únicos nas funções que desempenham para que nosso ecossistema se mantenha em equilíbrio.

O que é uma planta e para que serve?

As plantas são seres vivos e apresentam ciclo de germinação, desenvolvimento, reprodução e mortes As plantas têm inúmeras funções: servem de alimento, medicina, cosméticos, purificam o ar, absorvem gás carbônico, evitam erosão do solo e são usadas em móveis, construção de casas, entre outras funções.

O que é um animal?

Os animais também possuem seu ciclo de vida: nascimento, desenvolvimento, reprodução e morte. Sua variedade e classificações são bem amplas de acordo com sua estrutura física (vertebrados e invertebrados), alimentação (carnívoros, herbívoros e onívoros) e uma organização dividida em 5 grupos (aves, peixes, mamíferos,anfíbios e répteis). 

Vários animais na savana africana. Fonte/Reprodução: Original

Seu papel na natureza também é o de manter o equilíbrio do ecossistema: eles auxiliam as plantas na polinização e distribuição de sementes, controlam a população dos animais que usam para se alimentar e nos auxiliam com seus hábitos a descobrirmos novas plantas medicinais, sobre temperatura de ambientes, onde encontramos veios de água potável, entre outras contribuições.

Como a planta consegue seus nutrientes?

A planta fabrica seu próprio alimento por meio da fotossíntese, que consiste na retirada de sais minerais e água do solo, sendo conduzidos esses elementos a todas as partes da planta até as folhas.

Outra maneira é a planta absorver e transformar  a energia solar que recebe, em energia química na qual será absorvida por todas as partes da planta .

Ambos os processos promoverão o  crescimento e a vitalidade das plantas.

E os animais?

Temos as três categorias que classificam os animais pelo meio que se alimentam: os herbívoros se alimentam de plantas, os carnívoros de outros animais e os onívoros que podem se alimentar tanto de plantas como de animais.

Qual a diferença entre planta e animal?

A diferença entre eles está na constituição de sua estrutura celular física, em como se alimentam e interagem no meio ambiente vivente. Afinal pudemos verificar que no caso das plantas elas produzem seu próprio alimento através de nutrientes externos, o quais são absorvidos por elas e transformado em energia para sua sobrevivência. Já os animais costumam buscar seu alimento na natureza, sejam eles de origem vegetal ou animal.

Quais as semelhanças entre planta e animal?

A semelhança aparece no ciclo vital e na interação entre os reinos, de modo que ambos têm importância na contribuição para o equilíbrio do meio ambiente, tanto animais, quanto plantas possuem seu papel a ser desempenhado em nosso ecossistema.

Como são as formas e organização das plantas e animais?

As plantas são organizadas em semente,raiz, caule ,folha, flores, frutos

A semente é responsável por gerar outro vegetal, parte da planta já fecundada.

Raiz: tem por função a sustentação das plantas e também de absorver os nutrientes para serem conduzidos às demais partes.

O caule: parte que pode ser constituída por tronco ou talo, sustenta a planta dando origem aos galhos. Ele contribui na condução dos elementos de nutrição que a raiz absorve, levando a todas partes da planta.

Folhas: é nela que a fotossíntese acontece e é nela também que acontece a absorção de gás carbônico e liberação do oxigênio.

Flores: aqui acontece a reprodução das plantas, nas flores encontraremos os órgãos masculinos e femininos.

Fruto: tem como função proteger e promover o desenvolvimento da semente, ele surge após a fecundação do óvulo na planta.

Semente: é o óvulo que passou já passou pela fecundação, constituído de embrião e tecidos nutritivos para o crescimento da planta.

Planta fazendo fotossíntese. Fonte/Reprodução: Original

Quanto às formas das plantas nós temos as  briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Briófitas: são pequenas, apresentam rizoide, cauloide e filoide em sua composição e precisam de lugares úmidos para viver e reproduzir. Os musgos fazem parte dessa classificação.

Pteridófitas: um pouco maiores que suas irmãs briófitas já possuem, de forma pouco perceptível da raiz,do caule e das folhas, também preferem viver em ambientes com umidade e se reproduzem por meio dos “soros”, nome atribuído aos seus gametas. A samambaia é um exemplo.

Gimnospermas: nesta categoria de plantas as raízes, caules e folhas são perceptíveis e nelas já encontramos as sementes. Araucárias e pinheiros são dessa classe.

Angiospermas: é a categoria mais detalhada, além de raiz, caule e folhas, teremos flores e frutos. 

A maior parte de nossa fauna é composta por essa classe, servindo de alimento para os animais e para o homem. São mais de 450.000 espécies, o arrozeiro e a mangueira pertencem a essa categoria.

Já os animais apresentam duas categorias: vertebrados com ossos, eles são divididos em mamíferos, aves, répteis,peixes e anfíbios. 

E também invertebrados, são os  poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.

 Como as plantas se multiplicam?  

A germinação de uma planta pode acontecer pelo pólen, sementes, raízes, caules, por folhas ou frutos da mesma. Após o período de germinação esta planta cresce e a partir de sua fase mais desenvolvida podemos gerar outras.

E os animais?

No caso dos animais vertebrados a reprodução acontece de três maneiras:

Vivíparos: o embrião cresce no interior do organismo da fêmea, dentro de uma bolsa chamada placenta. Os mamíferos são parte dessa categoria.

Ovíparos: são animais em que o embrião é gestado num invólucro a que chamamos de ovo, as fêmeas costumam gerar mais de um filhote, pois os mesmos estão mais sujeitos à predação: ser comidos por outros animais. Todas as aves se encaixam nesse tipo de gestação de seus filhotes. Existem outros animais que também são nascidos de ovos, como por exemplo, a tartaruga.

Ovovivíparos: também gestados em ovos, mas eles permanecem dentro do corpo da fêmea: répteis,  alguns peixes, baratas, etc.

Os animais invertebrados se reproduzem do que elencamos de forma sexuada e assexuada.

Diante do exposto é necessário manter campanhas e ações de conscientização de preservação de nossa flora e nossa fauna, para que possamos seguir coexistindo com um ecossistema saudável, equilibrado e que proporciona benefícios a todos os seres.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy