Qual a diferença entre uma planta e um animal?
Seres vivos de reinos distintos, os animais e as plantas coexistem em nosso meio ambiente e são considerados participantes únicos nas funções que desempenham para que nosso ecossistema se mantenha em equilíbrio.
O que é uma planta e para que serve?
As plantas são seres vivos e apresentam ciclo de germinação, desenvolvimento, reprodução e mortes As plantas têm inúmeras funções: servem de alimento, medicina, cosméticos, purificam o ar, absorvem gás carbônico, evitam erosão do solo e são usadas em móveis, construção de casas, entre outras funções.
O que é um animal?
Os animais também possuem seu ciclo de vida: nascimento, desenvolvimento, reprodução e morte. Sua variedade e classificações são bem amplas de acordo com sua estrutura física (vertebrados e invertebrados), alimentação (carnívoros, herbívoros e onívoros) e uma organização dividida em 5 grupos (aves, peixes, mamíferos,anfíbios e répteis).
Seu papel na natureza também é o de manter o equilíbrio do ecossistema: eles auxiliam as plantas na polinização e distribuição de sementes, controlam a população dos animais que usam para se alimentar e nos auxiliam com seus hábitos a descobrirmos novas plantas medicinais, sobre temperatura de ambientes, onde encontramos veios de água potável, entre outras contribuições.
Como a planta consegue seus nutrientes?
A planta fabrica seu próprio alimento por meio da fotossíntese, que consiste na retirada de sais minerais e água do solo, sendo conduzidos esses elementos a todas as partes da planta até as folhas.
Outra maneira é a planta absorver e transformar a energia solar que recebe, em energia química na qual será absorvida por todas as partes da planta .
Ambos os processos promoverão o crescimento e a vitalidade das plantas.
E os animais?
Temos as três categorias que classificam os animais pelo meio que se alimentam: os herbívoros se alimentam de plantas, os carnívoros de outros animais e os onívoros que podem se alimentar tanto de plantas como de animais.
Qual a diferença entre planta e animal?
A diferença entre eles está na constituição de sua estrutura celular física, em como se alimentam e interagem no meio ambiente vivente. Afinal pudemos verificar que no caso das plantas elas produzem seu próprio alimento através de nutrientes externos, o quais são absorvidos por elas e transformado em energia para sua sobrevivência. Já os animais costumam buscar seu alimento na natureza, sejam eles de origem vegetal ou animal.
Quais as semelhanças entre planta e animal?
A semelhança aparece no ciclo vital e na interação entre os reinos, de modo que ambos têm importância na contribuição para o equilíbrio do meio ambiente, tanto animais, quanto plantas possuem seu papel a ser desempenhado em nosso ecossistema.
Como são as formas e organização das plantas e animais?
As plantas são organizadas em semente,raiz, caule ,folha, flores, frutos
A semente é responsável por gerar outro vegetal, parte da planta já fecundada.
Raiz: tem por função a sustentação das plantas e também de absorver os nutrientes para serem conduzidos às demais partes.
O caule: parte que pode ser constituída por tronco ou talo, sustenta a planta dando origem aos galhos. Ele contribui na condução dos elementos de nutrição que a raiz absorve, levando a todas partes da planta.
Folhas: é nela que a fotossíntese acontece e é nela também que acontece a absorção de gás carbônico e liberação do oxigênio.
Flores: aqui acontece a reprodução das plantas, nas flores encontraremos os órgãos masculinos e femininos.
Fruto: tem como função proteger e promover o desenvolvimento da semente, ele surge após a fecundação do óvulo na planta.
Semente: é o óvulo que passou já passou pela fecundação, constituído de embrião e tecidos nutritivos para o crescimento da planta.
Quanto às formas das plantas nós temos as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Briófitas: são pequenas, apresentam rizoide, cauloide e filoide em sua composição e precisam de lugares úmidos para viver e reproduzir. Os musgos fazem parte dessa classificação.
Pteridófitas: um pouco maiores que suas irmãs briófitas já possuem, de forma pouco perceptível da raiz,do caule e das folhas, também preferem viver em ambientes com umidade e se reproduzem por meio dos “soros”, nome atribuído aos seus gametas. A samambaia é um exemplo.
Gimnospermas: nesta categoria de plantas as raízes, caules e folhas são perceptíveis e nelas já encontramos as sementes. Araucárias e pinheiros são dessa classe.
Angiospermas: é a categoria mais detalhada, além de raiz, caule e folhas, teremos flores e frutos.
A maior parte de nossa fauna é composta por essa classe, servindo de alimento para os animais e para o homem. São mais de 450.000 espécies, o arrozeiro e a mangueira pertencem a essa categoria.
Já os animais apresentam duas categorias: vertebrados com ossos, eles são divididos em mamíferos, aves, répteis,peixes e anfíbios.
E também invertebrados, são os poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.
Como as plantas se multiplicam?
A germinação de uma planta pode acontecer pelo pólen, sementes, raízes, caules, por folhas ou frutos da mesma. Após o período de germinação esta planta cresce e a partir de sua fase mais desenvolvida podemos gerar outras.
E os animais?
No caso dos animais vertebrados a reprodução acontece de três maneiras:
Vivíparos: o embrião cresce no interior do organismo da fêmea, dentro de uma bolsa chamada placenta. Os mamíferos são parte dessa categoria.
Ovíparos: são animais em que o embrião é gestado num invólucro a que chamamos de ovo, as fêmeas costumam gerar mais de um filhote, pois os mesmos estão mais sujeitos à predação: ser comidos por outros animais. Todas as aves se encaixam nesse tipo de gestação de seus filhotes. Existem outros animais que também são nascidos de ovos, como por exemplo, a tartaruga.
Ovovivíparos: também gestados em ovos, mas eles permanecem dentro do corpo da fêmea: répteis, alguns peixes, baratas, etc.
Os animais invertebrados se reproduzem do que elencamos de forma sexuada e assexuada.
Diante do exposto é necessário manter campanhas e ações de conscientização de preservação de nossa flora e nossa fauna, para que possamos seguir coexistindo com um ecossistema saudável, equilibrado e que proporciona benefícios a todos os seres.