DNA e RNA: Saiba quais as diferenças entre elas
Sabe a diferença entre DNA e RNA e qual a função de cada um? Uma das primeiras coisas ao estudar genética é entender a forma do ácido nucleico, que está presente em nossas células. Popularmente a conhecemos como RNA e DNA e estão presentes em nosso corpo.
Os dois trazem todo o nosso mapeamento genético de uma pessoa. É como se a gente pegasse toda a documentação do que fomos feitos, melhor, como se fosse um grande HD de computador que armazena toda a nossa formação.
Por isso, é por meio do DNA que descobrimos os nossos progenitores e o RNA se há a presença de algum vírus no corpo. Conheça um pouco sobre a diferença entre DNA e RNA e as suas funções.
O que é o DNA?
O DNA se chama ácido desoxirribonucleico, encontrado no núcleo de uma célula e também nas organelas, chamadas mitocôndria. A origem do seu nome não é por acaso e tem relação com a sua estrutura.
Como ele é um ácido nucleico, ele apresenta o nucleotídeo, que é composto por uma base nitrogenada, açúcar e fosfato. Sobre o seu açúcar, ele é chamado de desoxirribose. Enquanto isso, as bases nitrogenadas podem ser de quatro tipos: adenina, guanina, citosina e timina. Então, ácido desoxirribonucleico é a fusão do nome ácido nucleico e desoxirribose.
Qual outro ser vivo têm DNA mais próximo do humano?
Todos os seres vivos têm DNA, mas o seu formato não é o mesmo para todo mundo. Existem dois tipos de célula: procarionte e eucarionte. A primeira é quando seu material genético não fica armazenado dentro de um núcleo.
Já eucarionte são seres vivos que têm o material genético armazenado dentro de um núcleo. Este é o caso dos seres humanos, fungos e plantas.
O que é o RNA e onde surge?
O RNA é o nome de Ácido Ribonucleico e está relacionado na criação dos genes e consequentemente ajuda na regulação de processos para manter o nosso corpo vivo. O seu nome é a fusão do nome ácido nucleico e ribose, que é o açúcar armazenado dentro do nucleotídeo.
A sua principal função é ajudar o corpo a produzir proteínas, que são responsáveis nos processos biológicos que ajudam o nosso corpo a se manter saudável.
Qual a diferença entre o DNA e o RNA?
Primeiramente, precisamos lembrar que tanto o DNA e RNA são ácidos nucleicos, que são compostos por nucleotídeos. Esses, por sua vez, tem açúcar, fosfato e uma base nitrogenada.
Existem diferenças entre o DNA e RNA no açúcar presente neles. O açúcar do DNA é a desoxirribose, já o do RNA é a ribose. Já as bases nitrogenadas diferem um pouco.
Enquanto as bases do DNA são compostas por adenina, timina, citosina e guanina, o RNA não tem a timina, mas a uracila. Sem contar que o primeiro é caracterizado por uma fita dupla conectada com bases nitrogenadas. O RNA, por sua vez, apresenta uma fita única.
Uma outra diferença entre DNA e RNA, é que o DNA é capaz de se duplicar através da replicação, quando uma molécula se abre e cada parte ajuda a formar uma nova fita. Além disso, ela realiza a transcrição, no qual estas fitas se separam, dando origem ao RNA.
Com o RNA, ele transcreve as informações existentes do DNA em proteínas. É como se a gente fizesse um documento no computador em português e um software o alterasse para a língua inglesa.
Para finalizar, temos que explicar que cada base nitrogenada tem o seu próprio tipo de ligamento. No DNA, por ser uma fita dupla, a base adenina liga com a timina e a guanina com a citosina.
Entendeu a diferença entre DNA e RNA? Deixe aqui o seu comentário sobre o que achou desta informação!
[…] um dado. Os dados são dispersos e mesmo que apontem a uma direção esse apontar é um produto da razão humana a qual se denomina […]
[…] diferenças entre uma epidemia de uma doença e a pandemia, além de mostrar algumas formas que os seres humanos fortalecem o surgimento de novos perigos para o bem-estar da […]