Entenda a diferença entre produto e marca!
É possível definir uma enorme diferença entre produto e marca através de uma série de fundamentos. Mesmo sendo considerado por muitos algo óbvio, alguns conceitos devem ser explicados para entender melhor a diferença entre produto e marca.
Já que, na maioria das vezes essa separação pode passar despercebida. A seguir, entenda melhor a diferença entre produto e marca.
Qual a diferença entre produto e marca?
A diferença entre produto e marca está principalmente nas funções que os dois termos exercem. No caso da marca, ela é a responsável em elaborar e definir os diferenciais dos produtos. Tudo é construído através de um único padrão de qualidade e valores definidos durante a estruturação da marca.
Já o produto é um objeto ou serviço produzido e distribuído através de uma marca. De fato, é o produto que vai suprir a necessidade do cliente, porém é a marca que será capaz de definir qual o valor deste item e definir estratégias para se diferenciar da concorrência.
De maneira geral, a marca é a única responsável por tornar os seus produtos mais procurados e identificados através de seus valores. Essa é a principal diferença entre produto e marca.
O que é um produto?
Para melhor entender a diferença entre produto e marca, também é preciso saber o que é cada um dos termos separadamente. O produto é um item ou serviço capaz de desempenhar diversas funções ao cliente, ele tem a finalidade de suprir necessidades.
Por conta disso, todo produto consegue oferecer uma justificativa. Todo produto oferece também características únicas, e com eles as marcas procuram se diferenciar da concorrência.
Tipos de produtos
De acordo com o dicionário, um produto é tudo aquilo que se é produzido com a intenção de venda.
Todos produtos oferecem um intuito e justificativa, por isso, entende-se como produto tudo aquilo que é adquirido por consumidores. Para entender, de fato a diferença entre produto e marca, confira os principais tipos de produtos são:
- Bens de consumo: Alimentos em geral e que oferecem vida curta;
- Produtos de uso comum: Como tecidos, calçados e roupas;
- Produtos Duráveis: Aqueles que oferecem uma vida bastante longa;
- Serviços: Corte de cabelo, viagem de táxi e conserto de objetos.
É importante destacar que o produto não necessariamente precisa ser um bem tangível, pois entende-se como produto também aqueles que não podemos tocar, como aulas e produtos digitais. Após as definições, é possível entender melhor a diferença entre produto e marca.
O que são Marcas?
Para continuar o processo de entendimento de diferença entre produto e marca, também é importante saber o que são as marcas e o que elas fazem. As marcas, além de produzir seus produtos, também trabalham como imagem de suas vendas. Elas são capazes de trazer credibilidade aos produtos e suprir a necessidade de todos seus clientes.
A importância de uma marca
A maior diferença entre produto e marca pode ser entendida por meio da importância. Sem a marca, torna-se difícil do consumidor identificar o produto oferecido e também a empresa responsável por sua fabricação.
Com a marca, pode-se conferir qualidade e responsabilidade do produto ao fabricante. Por conta disso, quando o produto faz sucesso, os clientes conseguem identificá-lo facilmente pela marca.
Conceito de marketing da marca
Na área do marketing, a marca é a responsável pela criação de diversas estratégias de venda. É através dela que o público será atingido e resultará na venda. Tudo depende do bom planejamento e gestão. No conceito do marketing, um dos maiores atributos da marca é promover o que quer vender e se diferenciar dos outros fabricantes.
O que é a marca de um produto?
Para finalizar sobre a diferença entre produto e marca, é possível dizer que todo produto é oferecido por uma marca. A marca de produtos é a responsável por diferenciar sua fabricação das outras e também agregar com seus valores e qualidade oferecida.
A diferença entre produto e marca é justamente essa, enquanto o produto é um item ou bem não tangível que supre necessidades de clientes, a marca é a responsável por sua distribuição e qualidade. Por isso, mesmo com a grande diferença entre produto e marca, os dois conceitos andam juntos.