Entenda a diferença entre produto e marca!

0

É possível definir uma enorme diferença entre produto e marca através de uma série de fundamentos. Mesmo sendo considerado por muitos algo óbvio, alguns conceitos devem ser explicados para entender melhor a diferença entre produto e marca.

Já que, na maioria das vezes essa separação pode passar despercebida. A seguir, entenda melhor a diferença entre produto e marca.

Qual a diferença entre produto e marca?

A diferença entre produto e marca está principalmente nas funções que os dois termos exercem. No caso da marca, ela é a responsável em elaborar e definir os diferenciais dos produtos. Tudo é construído através de um único padrão de qualidade e valores definidos durante a estruturação da marca.

Qual a diferença entre produto e marca
Diferença entre produto e marca. Fonte/Reprodução: original

Já o produto é um objeto ou serviço produzido e distribuído através de uma marca. De fato, é o produto que vai suprir a necessidade do cliente, porém é a marca que será capaz de definir qual o valor deste item e definir estratégias para se diferenciar da concorrência.

De maneira geral, a marca é a única responsável por tornar os seus produtos mais procurados e identificados através de seus valores. Essa é a principal diferença entre produto e marca.

O que é um produto?

Para melhor entender a diferença entre produto e marca, também é preciso saber o que é cada um dos termos separadamente. O produto é um item ou serviço capaz de desempenhar diversas funções ao cliente, ele tem a finalidade de suprir necessidades.

Por conta disso, todo produto consegue oferecer uma justificativa. Todo produto oferece também características únicas, e com eles as marcas procuram se diferenciar da concorrência.

Tipos de produtos

De acordo com o dicionário, um produto é tudo aquilo que se é produzido com a intenção de venda.

Todos produtos oferecem um intuito e justificativa, por isso, entende-se como produto tudo aquilo que é adquirido por consumidores. Para entender, de fato a diferença entre produto e marca, confira os principais tipos de produtos são:

  • Bens de consumo: Alimentos em geral e que oferecem vida curta;
  • Produtos de uso comum: Como tecidos, calçados e roupas;
  • Produtos Duráveis: Aqueles que oferecem uma vida bastante longa;
  • Serviços: Corte de cabelo, viagem de táxi e conserto de objetos.

É importante destacar que o produto não necessariamente precisa ser um bem tangível, pois entende-se como produto também aqueles que não podemos tocar, como aulas e produtos digitais. Após as definições, é possível entender melhor a diferença entre produto e marca.

O que são Marcas?

Para continuar o processo de entendimento de diferença entre produto e marca, também é importante saber o que são as marcas e o que elas fazem. As marcas, além de produzir seus produtos, também trabalham como imagem de suas vendas. Elas são capazes de trazer credibilidade aos produtos e suprir a necessidade de todos seus clientes.

A importância de uma marca

A maior diferença entre produto e marca pode ser entendida por meio da importância. Sem a marca, torna-se difícil do consumidor identificar o produto oferecido e também a empresa responsável por sua fabricação.

Com a marca, pode-se conferir qualidade e responsabilidade do produto ao fabricante. Por conta disso, quando o produto faz sucesso, os clientes conseguem identificá-lo facilmente pela marca.

Conceito de marketing da marca

Na área do marketing, a marca é a responsável pela criação de diversas estratégias de venda. É através dela que o público será atingido e resultará na venda. Tudo depende do bom planejamento e gestão. No conceito do marketing, um dos maiores atributos da marca é promover o que quer vender e se diferenciar dos outros fabricantes.

O que é a marca de um produto?

Para finalizar sobre a diferença entre produto e marca, é possível dizer que todo produto é oferecido por uma marca. A marca de produtos é a responsável por diferenciar sua fabricação das outras e também agregar com seus valores e qualidade oferecida.

O que é a marca de um produto
Marca de um produto. Fonte/Reprodução: original

A diferença entre produto e marca é justamente essa, enquanto o produto é um item ou bem não tangível que supre necessidades de clientes, a marca é a responsável por sua distribuição e qualidade. Por isso, mesmo com a grande diferença entre produto e marca, os dois conceitos andam juntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy