Entenda qual a diferença entre biscoito e bolacha: Veja aqui!
Existe uma discussão que se arrasta na sociedade brasileira através dos anos. Time A ou time B? Não! Superman vs Batman? Que nada! A verdadeira discussão que separa amigos no Brasil é mais complexa: Biscoito ou bolacha?
Alguns defendem com unhas e dentes que o certo é biscoito, enquanto outros batem o pé e dizem que é bolacha, mas afinal qual é o certo? Qual a diferença entre biscoito e bolacha?
Qual a matéria-prima para o biscoito e a bolacha?
No quesito matéria-prima não há muita diferença entre o biscoito e a bolacha. Fora algumas coisinhas aqui ou ali, como algum recheio, chocolate, cobertura ou essência para dar um sabor diferente.
Não importa se é o biscoito ou a bolacha, os ingredientes serão quase sempre os seguintes: Farinha de trigo, açúcar, sal, gorduras, amido, leite, água, fermento. Esses são os principais ingredientes, dependendo do produto final, podem ser adicionados outros além destes ou alguns podem ser substituídos.
Há quem diga que esses extras são o que determina a diferença entre o biscoito e a bolacha. Em algumas regiões do país, as bolachas são consideradas mais secas e quebradiças, enquanto os biscoitos são mais unidos e macios, que pode ter chocolate ou outros ingredientes únicos.
Existe diferença no preparo do Biscoito e da Bolacha?
Como comentado anteriormente, a bolacha costuma ser mais seca, isso se dá por conta de seu preparo, pois são levadas ao forno duas vezes para tirar o máximo de sua umidade e as deixar com aquele aspecto crocante e satisfatório.
Já os biscoitos costumam receber recheios ou são levados ao forno apenas uma vez, fazendo com que sejam úmidos e macios. Há exceções, claro, um exemplo disso são os biscoitos recheados, eles costumam ir ao forno 4 vezes, no entanto, seu recheio preserva a sensação de umidade, mesmo que o mesmo seja crocante.
Qual origem da palavra biscoito?
A origem da palavra é um dos maiores causadores da discussão, isso porque a palavra “biscoito” chegou na frente da “bolacha” no português, graças ao seu nome em francês, “biscuit”
“Biscoito” tem origem no latim, onde “Bis” significa duas vezes, e “coctus” significa cozido, uma alusão ao modo de preparo.
O registro mais antigo que se tem conhecimento da palavra “biscoito” é de 1317. Há uma discussão se esse é realmente o registro mais antigo ou se a palavra só entrou de fato no português no século XIV.
De onde se originou a palavra bolacha?
A palavra “bolacha” é originada de “bolo”, ambas vindo do latim “Bulla” que significa objeto esférico, já o sufixo “acha” indica um diminutivo. O registro mais antigo que se tem conhecimento para “bolacha” é de 1543.
Uma coisa que é importante pontuar é a palavra holandesa “koekje”, que possui o mesmo significado e deu origem ao conhecido “cookie” e também ao “cracker”.
Quais as diferenças entre biscoito e bolacha?
As diferenças são predominantemente culturais. A própria Anvisa os considera sinônimos, independente de preparo ou ingredientes, não importa se vai chamar de biscoito ou de bolacha, no fundo é a mesma coisa.
A palavra “biscoito” é mais popular no país, falada em grande parte das regiões, inclusive no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Enquanto “bolacha” é popularmente falado em São Paulo e no Sul.
Por mais que algumas pessoas cheguem perto de começar uma guerra civil quando citam essa discussão, a verdade é que não importa qual a diferença entre biscoito e bolacha. Um biscoitinho no café ou uma bolacha no lanche da tarde sempre será sempre bem vindo.