Entenda qual a diferença entre epidemia e pandemia! Veja aqui!

0

Com certeza você já ouviu falar desses dois termos, seja nas aulas de biologia na escola ou no contexto atual de pandemia que o mundo vive. O fato é que os termos relacionados à doença ganharam bastante repercussão com a disseminação do coronavírus. 

A partir desse cenário, vamos comentar sobre as diferenças entre uma epidemia de uma doença e a pandemia, além de mostrar algumas formas que os seres humanos fortalecem o surgimento de novos perigos para o bem-estar da humanidade.

O que é uma epidemia?

Para iniciar, vamos explicar sobre as epidemias. Basicamente elas se tratam de algum surto de doença que atinge vários moradores de certa região, caracterizadas por serem bem contagiosas e se extinguirem rapidamente.

O que é uma epidemia
Fonte/Reprodução: original

Existem três níveis de epidemias. As municipais quando há vários casos de uma doença em vários bairros de uma cidade; Nível estadual quando existem casos em várias cidades do país e, por fim, nível nacional, quando acontecem casos da doença em várias regiões do país.

O que sugere que uma doença virou epidemia?

Segundo os cientistas, para uma doença se tornar uma epidemia é necessário que ela se espalhe por várias regiões do país, mas sem atingir uma escala global. O cálculo feito para medir a gravidade da epidemia é feito com a comparação do número de casos com o da população local, considerando o contexto e as condições que as pessoas vivem.

A primeira epidemia a afetar gravemente o Brasil foi a febre-amarela, que teve um grande pico lá em 1850 no Rio de Janeiro e após um período, com auxílio dos estudos em diferentes regiões afetadas, em 1936 houve o desenvolvimento de uma vacina por um médico sul-africano chamado Max Theiler.

Quais os fatores que contribuem para o surgimento de Epidemias?

As epidemias geralmente surgem devido a uma grande somatória de fatores. A primeira delas é a falta de higienização das regiões, resultado da falta de saneamento básico. 

A constante poluição que o planeta sofre também é outro ponto que contribui, pois, destrói a vegetação do globo que contém muitas espécies de vírus. As mudanças climáticas, por fim, também colaboram para a proliferação de novas doenças.

O que é uma Pandemia?

Agora que você já sabe sobre o que se trata a epidemia, é bem mais fácil compreender o seu semelhante. Basicamente a pandemia é alguma doença que se espalhou completamente pelo globo terrestre ou pelo menos em todas as áreas que existem vidas humanas.

A pandemia é mais difícil de tratar e de controlar, já que são vários organismos e várias mutações que ocorrem no agente patogênico. O maior exemplo que temos atualmente é a pandemia do corona vírus, que se espalhou pelo mundo inteiro e ainda causa danos para o cotidiano da população.

Quais ações humanas contribuem para as Pandemias?

Sem dúvidas, a falta de cuidado com o ambiente por parte humana é o motivo maior do avanço de doenças perigosas. Basta observar a história, toda vez que o ser humano não cuida do ambiente e começa a destruí-lo, os animais saem de seus habitats e começam a frequentar ambientes humanos, levando consigo doenças. 

A partir desse raciocínio, é possível compreender a origem de outras doenças como raiva, ebola, peste bubônica, entre outras. Pode-se reparar também que os seres humanos não são capazes de lidar com pandemias, basta ver a quantidade de pessoas que sofreram as consequências do coronavírus.

Quais as formas de combate contra as Pandemias?

Como já foi dito, é bem mais difícil o combate com as pandemias justamente pela maior dificuldade em controlar as mutações do vírus. Por isso, a maneira mais eficiente é com a criação de vacinas potentes para enfrentar as mutações do vírus, além do aumento da higienização dos locais e, se necessário, um período de isolamento humano (Lockdown) para que o vírus não se espalhe e não tenha mutações.

Com isso, chegamos ao fim. Espera-se que agora você saiba as diferenças de epidemia e pandemia e também conheça como combatê-las. Se gostou do texto, compartilhe para ajudar na divulgação e para mais postagens com conteúdos assim, continue a ler os textos do site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy