Entenda qual e a diferença entre um som alto e um som baixo
Entender a diferença entre um som alto e um som baixo é importante, pois passamos a vida sendo expostos a volumes de diferentes e diversas fontes sonoras. O som faz parte da vida diária das pessoas, mas nem por isso todos são iguais e compreendidos.
Alguns desses sons podem ser considerados altos e outros baixos. Tudo depende da frequência emitida. Por isso, confira a diferença entre um som alto e um som baixo.
O que é um som alto?
Um som alto é aquele que corresponde a um som agudo, ou seja, de alta frequência. De acordo com a física, um som é considerado alto quando emite uma frequência muito alta. Quanto maior a frequência, mais agudo torna-se o som emitido.
Essa é a maior diferença entre um som alto e um som baixo. No caso de sons mais baixos, a frequência é menor e mais grave, diferente do som alto. Na situação de uma música, o que vale é a intensidade sonora que a onda emite, quanto mais alta for a intensidade, maior o volume da música e a amplitude da onda.
O que é um som baixo?
É considerado um som baixo aquele que carrega menores frequências de ondas. Também conhecidos como graves. Assim como é o caso de um som alto, o que determina o som baixo é a sua frequência de emissão de ondas sonoras.
A diferença entre um som alto e um som baixo é que as duas frequências são opostas. No caso do baixo, quanto menor a frequência, mais o som será considerado baixo.
Qual é a diferença entre um som alto e um som baixo?
A diferença entre um som alto e um som baixo está na frequência que são emitidas. O alto, aquele considerado mais agudo, é emitido em uma frequência bem mais alta do que a de um som baixo.
A frequência de um som realiza oscilações através de ciclos da onda sonora. Desse modo, cria-se a diferença entre um som alto e um baixo, onde a maior amplitude da onda resulta em um som alto e com maior pressão no ar. Isso faz com que os tímpanos humanos também vibrem na mesma intensidade.
No caso de sons baixos, a amplitude será menor, assim como a pressão da onda no ar. Resumidamente, a frequência é a responsável por conseguirmos distinguir a diferença entre um som alto e um som baixo.
Por que os sons podem ser altos ou baixos?
Os sons são considerados altos e baixos por conta da frequência (f) que são emitidos. Todo som emitido por um meio possui uma frequência própria, que é medida por Hz. Ela é responsável por medir a altura de qualquer som, considerados altos ou baixos conforme a vibração, ou seja, é por conta dela que se sabe qual a diferença entre um som alto e um som baixo.
Um som é considerado uma onda mecânica que consiste em um tipo de onda difundida por um meio de propagação tridimensional, ou seja, em todas as direções. Um ótimo exemplo são nossas cordas vocais, consideradas um tipo de fonte de emissão de ondas sonoras.
Para determinar a altura de um som é preciso pensar na frequência da onda. Um som alto, também considerado um som agudo, oferece ondas de vibração altas. O ser humano consegue captar frequências de 20Hz a 20000 Hz, quando é abaixo de 20 Hz esse som é considerado um infrassom.
Frequências maiores de 20000 Hz são chamados de ultrassons. Ao medir os Hz da emissão de um som, torna-se possível determinar a diferença entre um som alto e um som baixo.
Com isso você descobriu mais profundamente a diferença entre um som alto e um som baixo, assim se quer saber sobre outras curiosidades, continue navegando em nosso site.