Financiamento e consórcio: quais as diferenças

0

Se você chegou aqui nesse post, é porque, muito provavelmente você está entrando ou pensando em entrar em algum tipo de investimento, ou fazer a compra de um carro ou de um imóvel, pois bem, nesse post você vai poder entender como funciona o financiamento e o consórcio para que assim, consiga avaliar qual deles é melhor e mais funcional para o seu bolso e para o que você pretende adquirir.

Saber um pouco dos dois, perceber as suas funcionalidades, serventias, diferenças, irá fazer você criar um senso crítico de qual dos modelos de contrato você vai querer.

Como o financiamento funciona?

Basicamente, para que você entenda bem, o financiamento é um contrato que você precisa firmar com alguma instituição financeira com objetivo de possuir algum bem de valor aquisitivo alto, que no momento quando é escolhido, está confirmando para essa instituição que sozinho você não conseguiria investir.

Como o financiamento funciona?
Como funciona. Fonte/reprodução: original.

Entendendo agora que o financiamento é um contrato, fica subentendido que neles existam cláusulas a serem seguidas por ambas as partes, tanto o contratante, que é a pessoa que procura o financiamento, como também o contratado, que é a empresa investidora que ajudará financeiramente na compra do produto. E isso acarretará nos valores das parcelas da sua prestação.

E as prestações?

No financiamento temos dois tipos de formas de pagamento das parcelas na sua prestação, sendo o sistema Price, que é aquele onde os valores das parcelas são fixos, com alterações apenas contratuais entre a amortização e juros, mas como dito no final das contas não altera nada nas parcelas e a segunda forma é conhecida como SAC, nele o contratante vai obter mais efeitos positivos, porque as parcelas vão diminuindo no decorrer do tempo do contrato firmado.

O que é o consórcio e para que serve?

O consórcio é uma união de pessoas que buscam possuir algum bem ou serviço que sozinhos não conseguiriam e se juntam numa empresa. Nessa união, as pessoas pagam mensalmente parcelas para adquirir um produto de interesse comum. 

Com isso, é importante salientar que para se conseguir adquirir o produto de fato será preciso ter um toque de sorte, porque no consórcio a pessoa ganha uma cota que vira uma carta de crédito fazendo com que o consorciado tenha direito ou melhor, consiga ser contemplado através de duas maneiras, ou por um sorteio ou através de lance.

O consórcio serve muito para pessoas que não possuem muito controle financeiro, ou pessoas que buscam fugir de juros ou até mesmo não possuem valor de entrada e buscam parcelas com valores bem menores com uma prestação de valor mais baixo.

Como são as prestações?

As prestações no consórcio não são fixas e também não são altas, elas são reguladas pelo índice de correção (INCC) de imóveis. Como já dito, o consórcio diferentemente do financiamento não possui juros, mas também partindo dessa diferenciação o consórcio possui uma taxa administrativa que é preciso ficar atento quando optar por esse tipo de contrato.

Quais as vantagens entre financiamento e consórcio?

As vantagens do financiamento é o de possuir prazos mais longos para pagamentos, e de poder fazer parcelas que caibam no bolso, logo respeitando as peculiaridades de cada um.

Já o consórcio é vantajoso para aquelas pessoas que não possuem autocontrole quando se pensa em guardar dinheiro, pois logo de cara o consórcio não é visto como uma dívida, tanto que tem a possibilidade de voltar atrás, desistindo e podendo ser ressarcido do dinheiro investido. não na sua totalidade, pois sobre ele é embutido descontos e multas contratuais.

Qual a diferença entre financiamento e consórcio?

A diferença entre eles é que o financiamento possui juros e o consórcio não. Quando você opta pelo financiamento você sabe que certamente conseguirá um, já no consórcio você precisará de um pouco de sorte, através de sorteios ou lances. No consórcio você pode desistir e conseguir rever o seu investimento financeiro e no financiamento não, gerando um endividamento de longo prazo.

financiamento e consórcio: qual escolher?

Pesquisadores diriam que nenhum dos dois, mas, tendo apenas essas duas opções para se conseguir um bem material, o financiamento seria a melhor entre eles com toda a certeza, pagando corretamente as prestações, você terá o seu bem que se propôs a comprar através dele.

Agora você já sabe qual a diferença entre financiamento e consórcio, podendo ver como funciona cada um e suas principais vantagens, ficará mais fácil escolher qual melhor se adequa às suas necessidades e claro, ao seu bolso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy