Genótipo e Fenótipo: Quais as diferenças?
Ao estudarmos Genética em Biologia, nos deparamos com Genótipo e Fenótipo, esses termos explicam o porquê de armazenar várias informações de nossos ancestrais e apresentar algumas características. Além disso, é muito comum confundir os dois termos, dado que eles apresentam uma relação.
O texto a seguir explicará melhor a sua definição e as suas diferenças. Confira.
O que é o Genótipo?
Antes de explicarmos a diferença entre Fenótipo e Genótipo, precisamos explicar o que significa cada um separadamente. Primeiramente, o genótipo tem relação a soma dos genes que se encontram em uma pessoa. É como se fosse um pendrive que armazena todas as composições genéticas de um ser humano, como ser albino ou o daltonismo.
Por isso, ele raramente sofre alterações, exceto se sofrer mutações. A seguir, explicaremos o que determina o genótipo.
Como é determinado o Genótipo?
O Genótipo é determinado por alelos dominantes e recessivos. O primeiro é representado na biologia com letra maiúscula e o outro, minúscula. Às vezes o genótipo apresenta apenas alelos dominantes, outros apenas recessivos ou os dois em simultâneo. É devido ao genótipo que se sabe a origem de doenças ou o porquê de que muitos parentes apresentam determinadas características.
Muitas vezes o Genótipo vem acompanhado do Fenótipo, que define quais são as suas características físicas e isso explicaremos a seguir.
O que é o Fenótipo?
Já o Fenótipo, está relacionado com as características morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e moleculares. Ou seja, ele é responsável em ativar as expressões existentes de um Genótipo. Além disso, ele pode sofrer características com o passar do tempo, sem precisar de ter uma mutação genética.
O Fenótipo só se expressa, portanto, a partir de fatores externos mais as características armazenadas no Genótipo com informações dos nossos antepassados.
É como se fosse um botão que ativasse a característica de um Genótipo específico. Explicaremos melhor no próximo tópico.
Qual exemplo de Fenótipo?
Como mencionamos acima, o Fenótipo é a expressão de uma característica armazenada dentro de um Genótipo.
Um exemplo mais famoso de fenótipo é o tipo sanguíneo. Sabemos que a pessoa pode apresentar o sangue A, B, AB ou O e que você apresenta um determinado tipo a partir do fenótipo.
Outro exemplo que podemos mencionar é o tom de pele, quando uma pessoa apresenta uma pele clara devido aos genes que possui, mas pode apresentar um tom mais bronzeado após tomar um banho de sol. Ou seja, a partir de fatores externos.
O que difere e relaciona o Genótipo e o Fenótipo?
Como assim eles não são a mesma coisa? Falamos anteriormente que o Genótipo armazena todos os dados genéticos de um ser humano e o Fenótipo é o que expressa a característica do ser humano, desde fisiológica até comportamental.
Todo Genótipo está acompanhado de um Fenótipo. Afinal, é um impossível o ser humano ativar todas as características existentes dentro de seu gene.
A diferença entre o Genótipo e o Fenótipo está simplesmente em suas ações. Enquanto o Genótipo é a constituição genética do ser humano, o Fenótipo é a expressão de uma característica. Para que o ser humano expresse uma determinada característica (Fenótipo), ele precisa do Genótipo e do ambiente que ele vive.
Agora que você sabe a diferença entre Genótipo e Fenótipo no desenvolvimento do corpo humano, compartilhe este texto para mais pessoas que ainda tenham esta dúvida e queiram se destacar nas provas de biologia.
Características hereditárias
Fenótipo e o resultado da sua genética hereditária, que significa seu genótipo. Mesmo os genótipos sendo diferente um do outro, eles podem originar o mesmo Fenótipo
[…] não são naturais, entre diversas outras, mas não é bem assim, estamos rodeados de elementos e substâncias químicas e podemos encontrá-las até mesmo no nosso corpo. Veremos agora alguns exemplos de substâncias […]