Gripe ou resfriado: qual a diferença?
Uma dúvida que certamente já percorreu a cabeça da maioria das pessoas é qual é a diferença entre gripe e resfriado. Ambas possuem sintomas muito semelhantes e são doenças cujo contágio é comum, especialmente no período do inverno.
Muitas pessoas até acreditam que ambas doenças se tratam da mesma coisa nomeada diferentemente, o que é uma ideia errada. Apesar das semelhanças, há certas características que podemos manter em mente na hora de diferenciar.
Principais sintomas da gripe
Os sintomas da gripe consistem geralmente em dores na garganta, coriza, cansaço, congestão nasal, dores intensas na cabeça e no corpo, e febre (acima de 38 °C, geralmente). Outro sintoma menos comum que também pode ocorrer é a falta de ar.
Os sintomas são muito mais intensos e permanecem por mais tempo, porém a cura se dá entre aproximadamente sete e dez dias, e se não tratada, pode evoluir para uma pneumonia, uma vez que a gripe ataca intensamente os pulmões.
Principais sintomas do resfriado
Muito semelhantes aos da gripe, os sintomas desta doença também consistem em dores na garganta, congestão nasal, coriza, etc. Costumam ocorrer em intensidade menor, além da febre também ser incomum.
Os sintomas perduram por menos tempo e, como dito anteriormente, costumam vir em menor intensidade, e tendem a desaparecer entre aproximadamente dois e quatro dias. Se não tratado pode ocasionar uma bronquite, uma otite ou sinusite.
Como se pega resfriado?
A contaminação se dá geralmente por gotículas no ar projetadas por espirros ou tosse, pelo contato com superfícies contaminadas (como maçanetas, mesas, corrimãos, cobertores, etc).
Contato com a saliva por meio de beijos ou da partilha de copos ou talheres podem ser uma forma de contaminação, ou mesmo em abraços e apertos de mãos ou toques de pele geralmente. Também é possível se contaminar através da partilha de objetos pessoais como toalhas.
Como se pega gripe?
O contágio ocorre também pelas gotículas no ar projetadas por espirro ou tosse, pelo contato com superfícies contaminadas (feito corrimões, maçanetas, cobertores, mesas, etc.), por abraços, apertos de mão ou toques na pele geralmente e pela saliva (por meio de beijos ou compartilhamento de talheres). Também é possível se contaminar através da partilha de objetos pessoais como toalhas.
Causas da gripe e do resfriado?
Além da intensidade dos sintomas, a principal diferença entre essas duas doenças está na causa. A gripe é causada pelo vírus Influenza (podendo ser o vírus Influenza A ou Influenza B), enquanto os resfriados são causados por outros vírus diversos, como por exemplo o Rinovírus.
Independentemente de ser um ou outro, é de suma importância que nos protejamos, por isso, busque sempre higienizar as mãos, cobrir o rosto ao tossir ou espirrar, manter seus alimentos em locais ventilados e evite também ficar em ambientes fechados.
Especialmente durante períodos como o inverno, onde a proliferação dos vírus aumenta justamente pela maior permanência das pessoas em ambientes fechados. O uso de máscaras também é de suma importância na proteção contra estes vírus. Evite também choques térmicos (sair de um ambiente muito quente para entrar um ambiente gélido ou vice-versa), uma vez que eles podem ocasionar em queda de imunidade, o que facilitaria o contágio. Zele sempre pela sua saúde e pela saúde alheia, e previna-se.
[…] é muito comum com alimentos, produtos de higiene, maquiagem e outros. Isso se dá ao fato de que a busca por produtos naturais […]