Qual a diferença entre acidentes e incidentes no trabalho?
Você sabe qual é a diferença entre acidentes e incidentes? Essas palavrinhas parecem similares, mas têm significados diferentes e você precisa ficar atento a isso. No contexto de um ambiente de trabalho, o significado dessas palavras mudam ainda mais. Vamos descobrir qual a diferença entre essas palavras?
O que é o acidente de trabalho e quais os tipos?
O acidente acontece em meio a uma tarefa que você está realizando, como exercer/executar o seu trabalho e ele pode acontecer quando menos se espera ou não, cessando a atividade que você está fazendo naquele momento e tem potencial para causar lesões, reduzir sua capacidade de trabalhar naquela atividade e, em último caso, no mais grave, pode levar à morte.
Veremos os tipos de acidentes:
- Sofrer agressões de terceiros durante o horário e no local de trabalho e isso inclui atentado terrorista;
- Acidentes no trajeto, na ida ou na volta do trabalho;
- Acidentes que acontecem durante viagens de estudo, financiados pela empresa ou a trabalho mesmo;
- Doenças provenientes de contaminação no local de trabalho, de forma acidental;
- Acidente que acontecem durante as refeições, necessidades fisiológicas e descanso;
- Acidentes por motivos de força maior, como: desabamento, incêndio e inundação;
- Lesões ou doenças cuja causa pode estar relacionada ao trabalho, mesmo que este não seja o único responsável.
Esses foram os tipos de acidentes de trabalho. Uma curiosidade dentro deste assunto é que o Brasil quase entrou no pódio dos três países onde mais ocorrem acidentes. Os países campeões nesse quesito são Indonésia, China e Índia.
Continuando no tema de acidentes, os mais comuns são:
- Choques elétricos;
- Fraturas;
- Quedas;
- Contusão;
- Lesão por esforço repetitivo.
Agora, já que estão informados sobre os acidentes, vamos para os incidentes.
O que é o incidente no trabalho e quais são os tipos?
O incidente seria algo que alertaria para um possível acidente, por isso não prejudica o trabalhador, nem o empregador, pois ele não muda a rotina das pessoas. Se trata de uma ocorrência, servindo de alerta para possíveis riscos futuros em uma ação específica e, então, a partir dessa ocorrência, medidas são tomadas para que não haja acidentes.
Existem alguns tipos de incidentes, são eles:
- Riscos químicos;
- Riscos físicos;
- Riscos ergonômicos;
- Riscos acidentais;
- Riscos biológicos.
Dentro de cada uma dessas classificações anteriores, respectivamente, temos:
- Falta de iluminação adequada no ambiente de trabalho;
- Falta de corrimão em escadas e passagens;
- Falta de equipamentos de proteção individual;
- Atitudes irresponsáveis;
- A falta de conhecimento técnico na tarefa que é exercida.
E esses foram os tipos de incidentes. Uma informação fundamental, o incidente deve ser, sempre, mencionado ao responsável ou superior da segurança.
Qual a diferença entre acidentes e incidentes de trabalho?
De forma simples, o incidente é o que antecede o acidente, ele seria um aviso ou um alerta para que os acidentes não ocorram. Um exemplo: um ambiente do trabalho onde se utilizam máquinas perigosas com uma luminosidade ruim, essa situação seria um incidente que deve ser reportado ao superior ou à pessoa responsável, a fim de que não ocorra um acidente devido a essa situação.
Existe um recurso chamado de pirâmide de Bird, baseado na ideia inicial do triângulo de Heinrich (triângulo de segurança), ela mensura e qualifica os riscos numa empresa e mostra perfeitamente a diferença entre acidentes e incidentes. Essa pirâmide foi criada por Frank Bird Júnior, no ano de 1969.
Como prevenir o acidente e incidente no trabalho?
A melhor maneira de prevenir acidentes e incidentes é adotando medidas preventivas. Elas sempre serão a melhor opção para evitá-los. Uma ótima medida para prevenir acidentes e incidentes é oferecer os EPIs, para todos os funcionários, ter saída de emergência e sinalizar lugares que possam oferecer riscos.
E essas medidas, citadas anteriormente, não são custos e sim investimentos numa empresa, no ambiente de trabalho, para que os funcionários estejam e se sintam seguros onde trabalham.
[…] de parecerem iguais, as modalidades de trabalho liberal e autônoma são diferentes por algumas questões importantes. Conheça qual a diferença entre o […]