Qual a diferença entre amor e paixão?

4

Amor e paixão são dois sentimentos que podem andar de mãos dadas e, aos amantes, podem até ser confundidos. Porém, há uma linha tênue entre esses dois estados psicológicos que podem ser destacados.

O apaixonado pode não amar e quem ama pode não estar apaixonado. Confuso? Entenda melhor.

Como podemos definir o amor?

O sentimento de amor está relacionado ao autocuidado e ao cuidado de outrem. Ele representa uma relação com proximidade, afetuosidade e preservação. 

Qual A Diferença Entre Amor E Paixão (3)
Fonte/Reprodução: original

Não se trata de uma idealização, afinal, quem ama compreende as particularidades, os defeitos e as necessidades e isso não interfere no afeto entre aqueles que constituem o relacionamento.

Por ser norteada pelo cuidado e pelo afeto, o amor é passível de ser encontrado em muitas relações além da romântica. Em amizades, relações fraternas e relações com pets também são identificadas como amor.

O que especialistas definem sobre as características do amor?

Para especialistas, o amor é definido como um sentimento para além do gostar em abundância. É uma situação psicológica que é qualitativamente díspar. Isso porque o amor inclui muito mais que simplesmente gostar muito, está relacionado com o sentimento de proximidade, fascinação, impulsos sexuais, preocupação intensa. 

Conforme a teoria formulada por Robert Sternberg, psicólogo estadunidense, o amor engloba três elementos: a paixão, o compromisso e a intimidade.

Para psicólogos há seis formas que o amor é representado: amor romântico, possessivo, cooperativo, pragmático, lúdico e altruísta.

Amor romântico

O amor romântico seria aquele que envolve paixão, atração sexual e unidade, comum na adolescência.

Amor possessivo

O amor possessivo é aquele norteado pelo ciúmes. Isso provoca emoções extremas.

Amor pragmático

O amor pragmático é composto por pessoas ensinadas a reprimir seus sentimentos o máximo possível. Isso o torna desprovido de qualquer manifestação afetiva.

Amor cooperativo

O amor cooperativo tende a nascer de uma amizade antiga. E é alimentado por hábitos e interesses mútuos.

Amor lúdico

O amor lúdico é baseado na conquista e na procura de emoções efêmeras.

Amor altruísta

O amor altruísta é aquele em que a pessoa está disposta a anular-se ante o outro, tende a se isolar num mundo que na sua imaginação só cabem dois, mesmo que o outro atua e pense de forma contrária.

Como explicar o que é a paixão?

Na etimologia da palavra paixão tem sua raiz no latim, vem do verbo “sofrer”. Portanto, esse sentimento está relacionado ao sofrimento da pessoa imbuída por este estado.

A paixão leva a pessoa a agir e raciocinar diversas vezes para satisfazer o outro, o pode surtir na negação da própria individualidade.

Se apaixonar é estar em um estado intenso. Isso faz com que o humor das pessoas sejam voláteis e alterem facilmente. O apaixonado pode transitar entre a felicidade extrema e o sofrimento extremo em segundos, geralmente pela possibilidade de alguma desilusão.

Quais são as principais características e sintomas da paixão?

A paixão é desencadeada por diversas características e diversos sintomas. Eles são: a idealização, o ímpeto sexual, um estresse emocional, uma extrema felicidade e uma extrema tristeza.

Quando se trata do outro, a pessoa apaixonada tem o sentimento de objetificação.  O outro é uma “coisa”, uma espécie de ser que o apaixonado é devoto e destinado a dar e receber prazer. O outro é idealizado, projeta a perfeição.

Segundo a ciência, o apaixonado projeta no outro os ideais de perfeição. Isso produz substância que causam compulsão e estresse. O que causa diminuição da imunidade do corpo, o expondo à doenças.

Sua duração é em média 18 meses.

O que torna o amor diferente da paixão?

Diferentemente da paixão, o amor faz as pessoas da relação se tornarem mais calmas, o que aumenta a longevidade do relacionamento.

O amor e a paixão são bem díspares em diversos pontos. Como foi visto durante este artigo, o amor tende a ser estável que a paixão. Ele tende a ser mais fleumático, enquanto a paixão seria mais colérica.

4 Comentários
  1. […] Genótipo é um termo usado na área de genética da biologia para se referir à constituição genética de um organismo (ou seja, seu DNA). É composto pelo conjunto de genes herdados dos pais e determina potenciais hereditários e limitações de um determinado indivíduo desde a formação embrionária até a sua vida adulta. […]

  2. […] sobre seus atos, sendo a racionalidade superior às emoções, com o intuito de estabelecer a felicidade individual e coletiva, de acordo com ela, o ser humano que vive em grupos deve visar o bem estar de […]

  3. […] amor é o encontro, a despedida, é um véu transparente, ele te conforta, ameniza toda a […]

  4. […] possui características negativas, a depender do motivo pelo qual muitas pessoas fazem, como a separação de famílias e laços afetivos, a difícil adaptação a uma nova cultura e língua, a aceitação por um novo […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy