Qual a diferença entre caçar e casar: veja aqui!
Os seres humanos, ao longo da sua longa trajetória como habitantes do planeta terra, desenvolveram diversas maneiras de se estabelecer a vida em sociedade. Entre as atividades de organização que estes seres desenvolveram estão a caça e o casamento. E embora essas duas palavras se pareçam muito, elas não significam a mesma coisa. Leia agora qual a diferença entre caçar e casar.
Caçar e casar são atividades extremamente diferentes, mas participam igualmente da construção e manutenção da vida em sociedade. Sem essas atividades o ser humano não teria desenvolvido a tão importante ordem social da qual gozamos hoje em dia. Sendo nossos antepassados importantes contribuintes desses modelos que chegam até nós de maneira a sustentar a nossa vida e a vida daqueles que amamos.
O que significa caçar?
As atividades de caça foram desenvolvidas por nossos ancestrais indígenas para alimentar e abastecer as famílias e a aldeia inteira. Graças a essas atividades foram garantidos o sustento e a prosperidade de nossos ancestrais, que resultaram na sociedade que vivemos hoje. A caça nesse contexto se resumia em abater um animal para consumo humano de sua carne.
Atualmente é muito comum de se encontrar pessoas que não comem carne, os vegetarianos, sendo que essas pessoas também podem se posicionar contra o consumo da carne em diversos contextos. Porém, é errado criminalizar nossos antepassados e sua atividade de caça, pois graças a eles e a caça deles estamos aqui hoje. A caça foi uma importante atividade no sustento da espécie humana.
Quais são as maneiras de caçar?
A caça pode ser realizada visando a alimentação, como a caça de um animal selvagem que contenha carne própria para consumo humano: aves, peixes, pequenos porcos-do-mato como a capivara, etc.
Além dessa finalidade, a caça também pode ser realizada como esporte no intuito de competição, porém, existem diversas espécies de animais que se encontram em perigo de extinção e sua caça é proibida. A proteção de animais silvestres que não podem ser caçados deve ser respeitada e jamais desobedecida.
O que significa casar?
O casamento é uma instituição ou contrato social de origem europeia, estabelecido por uma educação cristã e eurocêntrica, tendo sua origem nas civilizações gregas e romanas. No princípio a mulher era tida como propriedade do homem, e este podia ter várias esposas, amantes e até transar com prostitutas, enquanto as mulheres casadas eram obrigadas a cuidar do lar.
Com o passar do tempo, as leis do casamento foram evoluindo no sentido de proporcionar a equidade das pessoas envolvidas neste registro civil. Hoje a pessoa casada é vista como cônjuge, independente do seu sexo. E o contrato social estabelecido, a princípio, atribui direitos e deveres iguais para ambas as partes.
Quais as maneiras de se casar?
É possível ser casado em comunhão total de bens – o que significa que este casal detêm direitos iguais acerca do patrimônio um do outro, ou seja, tudo que um tiver pertence ao outro também.
Também existe o casamento com separação parcial de bens, onde os bens adquiridos antes do matrimônio são de direito individual. Existe a possibilidade de se casar com separação total de bens – onde mesmo depois do casamento cada um detém o que é seu, sem dar direitos de posse ao outro.
Existe também a união estável, que reconhece casais que não fizeram o registro civil de casamento, mas vivem juntos na mesma casa. Essa união também assegura direitos e deveres a ambos os envolvidos.
O que difere caçar e casar?
É importante entender qual a diferença entre caçar e casar. A caça é realizada para se alimentar ou como esporte, e o casamento acontece quando duas pessoas querem viver juntas e terem filhos que crescem e são educados em uma família.