Qual a diferença entre cadeia alimentar e teia alimentar? Descubra aqui!
Você já se perguntou como alguns agricultores controlam algumas pragas de insetos em suas lavouras sem prejudicar o meio ambiente com produtos químicos? O conhecimento dos conceitos sobre cadeia e teia alimentar trouxeram para eles a solução: trazer mais predadores que se alimentam dos insetos consumidores de plantas.
Com certeza em algum momento de suas aulas de biologia você deve ter se perguntado qual a diferença entre cadeia e teia alimentar, seja para fazer uma prova ou simplesmente por curiosidade mesmo já que são dois termos bastante comentados pelos professores. Para conhecer mais sobre o tema e tirar suas dúvidas, continue a ler o texto.
Cadeia Alimentar: O que é e como está relacionada ao dia a dia
Primeiro, vamos definir o que significa cadeia alimentar. Ela se trata de um esquema que estuda a relação entre presas e predadores de um ecossistema específico e, consequentemente, descobre o fluxo de energia dele.
Quanto à representação, ela pode ser feita com o nome dos componentes ou imagens deles e sempre farão o uso de setas que sempre apontam para quem come. Por fim, existem as divisões das posições dos predadores e das presas, divisões chamadas de níveis tróficos:
- 1º Nível trófico é sempre um produtor, geralmente plantas;
- 2º Nível trófico é, na maioria das vezes, um ser herbívoro, já sendo chamado de consumidor primário;
- 3º Nível trófico são os consumidores secundários e assim por diante, geralmente os carnívoros e outras classes.
Uma dica importante aproveitando que falamos sobre os níveis tróficos: qualquer alteração em qualquer um dos componentes da cadeia alimentar, altera todo o funcionamento do sistema. Guarde isso para caso for fazer uma prova ou um estudo de campo.
Vale lembrar que no último nível trófico da cadeia que será analisada sempre estará o decompositor, o responsável por consumir a carcaça dos seres e trazer minerais e outras substâncias para o solo e ao ar. Além disso, quanto maior o nível trófico da cadeia, menos energia estará acumulada no ser e maior será a quantidade de toxinas presentes. Absorva essa dica porque geralmente costuma cair em provas, fique atento!
Quais são os tipos de Cadeia Alimentar?
Quanto aos tipos de cadeia alimentar, nós só temos dois existentes: a cadeia alimentar aquática e a terrestre. Como o próprio nome sugere, cada uma será estudada em um terreno específico. Vamos diferenciar cada uma agora!
Começando pela aquática, ela possui as mesmas divisões de nível trófico da terrestre, com os produtores e consumidores. No entanto, o que muda é justamente o tipo de cada um desses. Os produtores que aparecem são os fitoplânctons, pequenas algas que produzem o próprio alimento e espalham o oxigênio por toda a água e que servirão de alimento para os consumidores primários do ecossistema.
Quanto à cadeia alimentar terrestre, a sua diferença é justamente o seu produtor que precisa ser uma planta, já que não foram catalogados outros seres produtores do próprio alimentos (autótrofos) além das plantas. O sistema de divisão continua sendo o mesmo citado lá em cima.
O que é a Teia Alimentar?
Agora que você entendeu do que se trata a cadeia alimentar, está bem mais fácil de compreender sobre a teia alimentar. Isso porque os dois são praticamente a mesma coisa! A grande diferença é que a teia alimentar é, no fundo, um conjunto de duas ou mais cadeias alimentares em um único esquema. Aliás, o nome teia alimentar se dá por causa das várias linhas presentes no esquema, lembrando as teias de aranha.
É bom você ficar atento na hora que for analisar as questões da prova, principalmente nos vestibulares, a teia alimentar é um dos temas que mais caem em provas como Enem e, por isso, necessitam de sua atenção.
Qual a diferença e relação entre a Cadeia Alimentar e a Teia Alimentar?
Por fim, já deu para notar que a diferença entre os dois é relativamente pequena, mas acredite, faz bastante diferença na hora de fazer uma análise de um ecossistema. Portanto, a única diferença é que enquanto a cadeia alimentar é unidirecional, ou seja, existe apenas um ser em cada nível trófico (Um produtor, um consumidor, etc.) na teia alimentar vários podem ocupar a mesma posição (Dois produtores, três consumidores, etc.)
Com essa última afirmação, chegamos ao fim. Espero que seus conhecimentos sobre cadeia e teia alimentar estejam bem firmes com o texto e que agora você possa praticar exercícios do assunto sem medo. Se gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar para outras pessoas e para mais informações de qualidade, continue a ler os posts do site.