Qual a diferença entre cobras peçonhentas e constritoras?
Nesse texto traremos algumas informações sobre a diferença entre as cobras peçonhentas e constritoras, são elas as cobras que possuem peçonha ou seja veneno e as cobras que usam de outros meios para capturar e matar suas presas antes de se alimentar.
O que são cobras peçonhentas e constritoras?
A real diferença entre as cobras peçonhentas e as constritoras está nas suas características específicas de caça e abate de suas presas, é claro que de alguma forma diferenças físicas vão aparecer, mas em principal temos nas cobras peçonhentas o desenvolvimento de toxinas que podem paralisar e até mesmo matar as suas presas antes dela se alimentar.
Já no caso das constritoras, são cobras que possuem uma característica um pouco diferente, pois por não terem tais toxinas essas cobras se propõe a um contato mais direto com sua presa antes de se alimentar, isso porque são cobras que matam suas presas por asfixia, além de quebrarem seus ossos e assim as engole por inteiro e descansam por dias até concluir a sua digestão.
Quais as diferenças de cobras peçonhentas e constritoras?
As principais diferenças entre as cobras peçonhentas e constritoras estão em algumas de suas características, logo abaixo temos uma pequena lista sobre cada tipo, para facilitar a identificação entre elas.
- Peçonhentas
Vamos começar essa identificação pela cabeça, pois as cobras peçonhentas possuem uma cabeça bem destacada, com formato triangular e achatada, o seus olhos são menores e possuem pupilas em formato de fenda vertical, sua fosseta fica posicionada no meio dos olhos e das narinas.
As escamas parecem ser um pouco ásperas, isso devido ao seu formato mais longo, pontudo e imbricada, sua cauda é mais curta e com uma diferença brusca de volume, além de terem hábitos noturnos e só atacam quando são perseguidas.
- Constritoras
A cabeça desse tipo de cobra é bem longa, pouco destacada e um pouco mais estreita, com os olhos um pouco maiores, além de suas pupilas serem circulares, elas não possuem fosseta, suas escamas são achatadas e possuem um aspecto mais liso e lubrificado e sem carena.
As escamas da cabeça são diferentes, pois são maiores, além de possuírem caudas que afinam gradualmente, normalmente fogem quando alguém as ataca.
Quais os tipos de cobras peçonhentas e constritoras?
As cobras são classificadas em quatro grupos, então iremos começar pelas constritoras e depois vamos para as peçonhentas:
- Aglifodontes
São as que possuem todos os dentes, mas nenhum sulcado ou via de inoculação alguns exemplos seriam: a jiboia e a sucuri.
- Opistoglifodontes
Possuem na parte posterior da boca um par de dentes com sulco e por isso causam muitos acidentes, alguns exemplos são: a cobra Cipó e a Coral falsa.
- Proteroglifodontes
Possui posicionado na parte anterior da boca um par de dentes com sulco, o principal exemplo dessa espécie é: a coral verdadeira.
- Solenoglifodontes
Além de possuir um par de presas que podem se movimentar, essas presas ainda são renováveis, ou seja, caso ela perca alguma ela nasce novamente e esses dentes possuem um canal central, por onde o veneno chega a escorrer de forma que sua inoculação de veneno é mais especializada. Os principais exemplos dessa espécie são: a surucucu, cascavel e a jararaca.
Trouxemos aqui várias informações sobre as espécies de cobra peçonhentas e constritoras e o principal trouxemos as variações e classificações em que essas espécies podem ser alocadas.