Qual a diferença entre consultoria e assessoria?

1

Se você está confuso na escolha entre consultoria e assessoria e não sabe qual é o melhor para contratar ou até mesmo prestar, ao longo desse texto você terá suas dúvidas esclarecidas.

Com a alta competitividade em todas as áreas se faz necessário uma melhoria constante em qualquer empresa, e é para isso que serve a consultoria e assessoria. Ambas têm a função de impulsionar e fornecer soluções. 

Mas o que cada uma faz especificamente e a diferença entre elas é causa de muita confusão. No final da leitura você não terá mais dúvidas entre consultoria e assessoria e fará sua escolha com assertividade, veja a seguir.

O que é consultoria e assessoria?

Entenda a seguir detalhadamente o que é consultoria e assessoria, e dessa forma, analise a que mais tem capacidade de sanar sua necessidade. 

Consultoria é um encontro com um profissional qualificado de uma determinada área. Ele vai te ajudar a resolver uma questão que esteja causando dificuldade. São indicadas para resolver um problema em particular, sendo assim esse encontro tem um objetivo específico.

O que é consultoria e assessoria?
Consultoria e assessoria. Fonte/Reprodução: original.

A assessoria é um serviço prestado por uma pessoa ou equipe, que visa prestar um auxílio profissional que se estende desde o diagnóstico até a implementação. Essa assessoria pode ser responsável por diversas funções, um exemplo é a assessoria de imprensa.

Ela é responsável pela divulgação do seu cliente, relacionamento com a imprensa e oferecimento de pautas do interesse do público.

Para que serve a consultoria e assessoria?

A consultoria serve para resolver um problema que a pessoa não está conseguindo solucionar sozinha. O profissional com experiência e especializações na área faz uma investigação e pesquisa, identifica o problema e entrega o passo a passo para resolução.

A assessoria surge como solução para resolução de pendências que a pessoa ou empresa não tem tempo, ou conhecimento para concluir. Tendo em vista que a melhor opção para qualquer empresa de sucesso é focar no que ela entrega, e delegar as outras funções para profissionais especializados. 

Ou seja, a assessoria estará por dentro de todo o processo operacional da estratégia, que foi criteriosamente analisada, e será cuidadosamente desenvolvida. Tendo em vista a funcionalidade da consultoria e assessoria fica mais fácil diferenciá-las.

Qual a diferença entre consultoria e assessoria?

A consultoria e assessoria visam o auxílio, porém com algumas diferenças na etapa de desenvolvimento e conclusão. 

Como já foi esclarecido ao longo do texto, a consultoria é um serviço pontual, tendo como objetivo a resolução, e sendo desenvolvida geralmente por meio de um ou mais encontros. A diferença mais inerente entre a consultoria e assessoria é que o consultor aponta o que deve ser feito, mas não se envolve nesse processo. 

Qual a diferença entre consultoria e assessoria?
Diferença entre consultoria e assessoria. Fonte/Reprodução: original.

O consultor se torna um conselheiro, enquanto o assessor aponta e executa, ele toma frente do desenvolvimento das tarefas. A assessoria não tem tempo determinado, podendo durar dias ou anos.

Mas não pense que pelo fato da assessoria se envolver na execução é um serviço superior.

Pois muitas empresas e profissionais liberais não precisam de um agente executor para resolver um dado problema, apenas um diagnóstico preciso. 

Podemos citar como exemplo uma empresa com um setor próprio de marketing, mas vem enfrentando alguns problemas na área. Tudo que essa empresa precisa é de um consultor eficiente, que faça uma análise correta e forneça um plano de ação que funcione. 

A equipe precisa de direcionamento, e não de mão de obra no sistema operacional. Esse exemplo demonstra que não existe hierarquia de superioridade entre a consultoria e assessoria.

Consultoria e assessoria: qual escolher?

Depende do seu objeto. Não existe melhor nem pior, já que muitas vezes o consultor já foi assessor e vice-versa. Tudo depende do objetivo da empresa que está contratando. Se o objetivo é delegar funções, o mais indicado é a assessoria. Se é aprender o caminho e trilhá-lo, a consultoria.

Agora você não vai mais ter dúvida sobre a diferença entre consultoria e assessoria. E sabe que não existe serviço superior, apenas o que melhor se adapta a sua realidade, necessidade e carreira.

1 comentário
  1. […] decorrer dessa leitura você já pôde captar alguma diferença entre um estado líquido e um estado gasoso. Começando que no estado líquido temos forma e volume […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy