Qual a diferença entre ética e moral?
Aos que estão a se introduzir em conceitos filosóficos, o conceito de ética e de moral pode ficar um tanto quanto indistinto. Com isso, este artigo nasce para traçar os conceitos de cada um desses pontos, suas interações, suas diferenças e sua utilidade.
Qual é o conceito de ética?
A ética tem sua origem no que diz respeito ao efeito que determinada ação de um indivíduo em outrem, elas podem estar pautadas no espectro do bem ou do mal.
Portanto, na filosofia, esse campo busca desenvolver uma fundamentação prático-teórica para o saber do comportamento dos indivíduos de uma sociedade.
Tem como objetivo o estudo das atitudes humanas para estruturar níveis de aceitação delas que proporcionem uma convivência harmônica.
Qual a principal função da ética?
A função da Ética é procurar meios e explicações para o comportamento social durante toda a sua história, identificar e fixar comportamentos primordiais e básicos para que seja possível diminuir eventos conflitantes moralmente nas diversas camadas sociais.
Através da Ética as pessoas são convidadas a refletir sobre seus atos, sendo a racionalidade superior às emoções, com o intuito de estabelecer a felicidade individual e coletiva, de acordo com ela, o ser humano que vive em grupos deve visar o bem estar de todos.
Como uma virtude, ela é praticada sem nenhuma pressão de fora, sua consciência vem de dentro, do ser ético.
Portanto, a ética não leva o homem a agir somente através de uma tradição, educação ou habitualidades, mas sim pela inteligência e convicção.
Exemplos de valores de ética
Com a evolução deste campo de estudo ético, foi estabelecido princípios gerais que procuram orientar as pessoas no convívio em sociedade, esses são os chamados valores éticos ou valores de ética.
Alguns dos valores de ética são:
- O conceito de bem;
- O conceito de justiça;
- O conceito de liberdade;
- O conceito de verdade;
- O conceito de respeito;
- O conceito de solidariedade e
- O conceito de paz.
Para haver maior aprofundamento haverá uma seção para alguns deles.
O conceito do valor ético de bem
O bem é o valor ético conhecido como o ideal, ele é a base de uma boa ação, uma correta. O bem seria o antagonista do mal, em algumas vertentes filosóficas e religiosas o Bem (com letras maiúsculas) seria o objetivo do viver humano.
Ele seria o principal valor ético, afinal, ele é o princípio que sustenta todos os outros. A ideia do bem é identificável através de valores como: o da felicidade, o da justiça e o do prazer, por exemplo.
Dessa forma, toda ação norteada pelos valores supracitados estaria atrelada ao bem. As ações são passíveis de avaliação e assumem o valor moral quando estão a promover o bem.
O conceito do valor ético de justiça
O valor ético de justiça é orientado pelo juízo das ações dos seres humanos para que suas causalidades não sejam prejudiciais a outrem. Uma ação é considerada justa a partir do momento em que ela é mais favorável para todas as partes. Enquanto nas injustas o oposto ocorre, criando um grupo privilegiado a partir do prejudicar de outro.
O conceito do valor ético de verdade
O conceito do valor ético da verdade é atrelado à ideia de honestidade em detrimento do conhecimento e/ou informação de determinada situação, coisa, conhecimento e entre outras.
As ações, de acordo com a ética, devem ser norteadas pela verdade, para que os sujeitos possam ter acesso garantido a fatores importantes para a compreensão de um contexto e possam escolher determinadas ações sem serem prejudicados parcial ou totalmente.
Qual o conceito da moral?
Por outro lado, o conceito de moral seria um conjunto de regras que estão atreladas ao paralelismo do bem e do mal, e do certo e do errado. Elas fazem referências aos ditos valores morais que são passados de geração em geração e orientam a conduta dos indivíduos.
Portanto, a moral diferencia-se da ética pois, ela se baseia na obediência a costumes e hábitos herdados e a ética procura fundamentar as ações derivadas da moralidade com enfoque na razão.
Quais exemplos de moral?
Um exemplo de filósofo que partia de estudos morais era Sócrates (469-399 a.C) que questionava a população de sua época a respeito de determinados princípios, esses que não eram refletidos por todos, como por exemplo: as virtudes e o bem.
Esse filósofo colocava os valores morais em debate e procurava analisar as estruturas do pensamento e do comportamento dos seres humanos.
Exemplos de valores morais
Já que foi citado no tópico anterior, é interessante discorrer sobre o conceito de valores morais.
Eles são um conjunto de costumes conceituados como corretos ou não por uma pessoa, ou um grupo ou sociedade. Esses valores norteiam os indivíduos sobre seus comportamentos. Alguns deles são:
- Os valores morais da sociedade;
- Os valores morais universais e
- Valores morais individuais.
Portanto a ética é o estudo com enfoque na racionalidade dentro da concepção de certo e errado e bem e mal. Já a moral seria a área que busca compreender e debater comportamentos que ocorrem na sociedade.
[…] lealdade é um sentimento apenas, não uma emoção, como é o caso de amizade e justiça, são sentimentos que não podem ser convertidos em emoção. Ninguém sente um reflexo de […]