Qual a diferença entre jacaré e crocodilo?

2

Existe uma confusão popular entre os nomes ”jacarés” e “crocodilos”, isso ocorre principalmente por conta de uma semelhança física entre os dois animais. Mas ao contrário do que se parece, esses répteis têm muitas diferenças seja em suas características físicas, origem familiar e até mesmo no comportamento.

A diferença começa na origem das famílias, que são bem diferentes, Jacarés pertencem a Alligatoridae e crocodilos, a Crocodylidae. A família dos Alligatoridae é formada por 8 espécies de répteis, enquanto a Crocodylidae bate o número de 14 espécies diferentes.

Ambas exibem características biológicas importantes para observarmos como os animais se diferem fisicamente, seja nas cores, no tamanho, ou no desenho de seu focinho.

O que são jacarés e crocodilos?

A palavra “jacaré” origina-se do tupi “îakaré” e significa: Aquele que olha de lado. O jacaré é um réptil de cor esverdeada e parda, com exceção do jacaré-açu que tem coloração muito escura, perto do negro, sua barriga é amarela e o focinho achatado. Possui a pele dura composta por placas e escamas que dão uma resistência ao animal.

O que são jacarés e crocodilos
Fonte/Reprodução: original

Tem uma variação de tamanho a depender da espécie, de 1,2 metros (jacaré do papo amarelo) até 6,4 metros (jacaré-açu), é um animal de hábitos noturnos na maior parte do tempo, mas também se reúne em grupos para tomar Sol durante o dia. Sua dieta é baseada em peixes e mamíferos. A estimativa de vida para estes animais é entre 80 e 100 anos.

Os crocodilos possuem as mesmas características mas tem algumas diferenças dos jacarés por possuírem focinho mais afilados e estreitos, serem geralmente maiores e viverem em uma variedade de habitats: algumas espécies de crocodilos podem ser encontradas até mesmo em mar aberto, como é o caso do Crocodilo-australiano-de-água salgada. sua longevidade é semelhante à dos jacarés, mas um pouco mais extensa.

Jacaré e crocodilo: qual o mais perigoso?

Apesar de possuírem algumas características semelhantes, os animais diferem no comportamento, o crocodilo é um animal de comportamento caracterizado como agressivo e por esse motivo é considerado perigoso, por ter um tamanho grande comparado ao que um jacaré da mesma idade pode chegar. Sua mordida é conhecida como de grande letalidade, uma das mais fortes do reino animal. O crocodilo-do-nilo, que tem um histórico de agressividade conhecido, chega a matar de hipopótamos a humanos, contém uma pele tão grossa considerada a prova de balas.

Porque não há crocodilos no Brasil?

Durante o período glacial e a migração dos animais, espécies de crocodilos presentes nas Américas, acabam confinadas a determinados habitats, assim não puderam se espalhar por certas partes do continente. No entanto, há relatos do avistamento de espécies como o crocodilo-do-orinoco nas regiões do norte do Brasil.

O que há no território brasileiro são os jacarés, e o país conta com seis espécies: jacaré-pagua, jacaré-anão, jacaré-açú, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-do-pantanal, jacaretinga e jacaré-coroa.

É importante saber diferenciar as características de cada família dos crocodilianos (jacarés, aligatores e crocodilos), tanto para melhorar o conhecimento da natureza, como para se proteger de perigos oferecidos por ela, assim as atividades ao ar livre que envolvam animais silvestres ficaram mais educativas e proveitosas.

2 Comentários
  1. […] bom saber que os compostos covalentes na sua maioria possuem um baixo ponto de fusão e ebulição gerando assim mais uma diferença entre um composto iônico e o composto covalente e […]

  2. […] para estabilizar esses efeitos repulsivos e tentar ao máximo manter o átomo estável. Em resumo, a natureza possui cada detalhe para manter a existência da matéria no […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy