Qual a diferença entre jogo eletrônico e jogo de tabuleiro?

0

O mercado de entretenimento no mundo dos jogos eletrônicos cresce ao passar dos anos, e com isso uma das principais formas de entretenimento que são os de jogos eletrônicos, se tornam cada vez mais acessíveis. 

O que acaba gerando todo um mercado movimentado por trás com um alcance de público de pessoas mais novas até mais velhas.  Mas você sabe qual é a diferença entre os dois tipos de jogos e quais as suas origens? Confira:

Diferenças principais entre jogo eletrônico e jogo de tabuleiro

Por mais que seus estilos até mesmo busquem inspirações um no outro, os jogos eletrônicos comumente possuem a necessidade de aparelhos eletrônicos focados para o funcionamento, como televisores e consoles diferenciando da necessidade e jogo específico.

Já ao contrário de jogos de tabuleiro onde muitas vezes é necessário apenas uma superfície física plana onde o jogo acontece, e em alguns casos, será necessário dados que ao rolarem, determinam os resultados e/ou peças para movimentar.

O que são jogos eletrônicos?

Jogos eletrônicos, ou videogame são jogos que acontecem em aparelhos eletrônicos, tais como computadores, aparelhos celulares, ou até mesmo fliperamas com jogos específicos.

Tendo sua origem muito mais moderna que no outro caso, datado no começo dos anos 60 como foi o caso de “Tennis for Two”, considerado por muitos como um dos primeiros jogos eletrônicos criados.

E de lá para cá, obteve um grande avanço de mercado de jogos, incluindo a evolução gráfica e de jogabilidade. Não podemos esquecer de citar também a inclusão da inteligência artificial nos jogos, deixando os games ainda mais realistas.

Tipos de jogos eletrônicos e exemplos

Graças a tecnologia por trás dos jogos eletrônicos, uma enorme variedade de games são produzidos todos os anos.

O que são jogos eletrônicos?
Os jogos eletrônicos. Fonte/Reprodução: Original.

Alguns deles são focados em habilidades cognitivas, como raciocínio lógico.Mas em muitos outros casos, os jogos mesmo não focando nisso, acabam abrangendo esses estímulos psicológicos. 

Alguns exemplos são: 

  • RPG – Roleplaying game, ou jogo de interpretação como Final Fantasy;
  • FPS – First Person Shooter, ou jogo de tiro em primeira pessoa como Call of Duty;
  • Simuladores – Jogos focados em simular situações, desde ser um prefeito construindo uma cidade até ser um caminhoneiro como em Euro Truck Simulator;
  • Esportes – Jogo de controle de equipes esportivas, como FIFA;
  • Ação – Jogos de luta como Mortal Kombat;
  • Party Games – Jogos focados em múltiplos jogadores participando em diversos eventos, tal como em Mario Party;
  • Puzzle – Jogos focados em quebra cabeça, e raciocínio como em Portal 2.

Entre esses e muitos outros estilos de jogos, com histórias mais profundas ou apenas a tiros apenas pela satisfação de derrotar hordas de inimigos.

O que são jogos de tabuleiro? 

Os jogos de tabuleiro são os jogos que induzem a criatividade do jogador, normalmente realizados em uma superfície plana, com uma coleção de regras para cada jogo ou atividade durantes as partidas normalmente buscando realizar um objetivo para garantir a vitória. 

Focando muito mais em criatividade, os jogos de tabuleiro tem sua origem muito mais antiga que jogos eletrônicos, datando a séculos atrás, em civilizações antigas. Jogos mais novos foram surgindo e aumentando a popularidade, como em 1944 com o surgimento do Banco Imobiliário. 

Métricas e tipos de jogos de tabuleiro

Desde as regras mais complexas ou até as mais simples, a variedade de jogos de tabuleiro não deixa nada a desejar. Variando entre focadas em divertimento ou  a melhorar pensamentos estratégico, leitura comportamental para descobrir quem é quem no jogo. 

O que são jogos de tabuleiro?
Jogos de tabuleiro. Fonte/Reprodução: Original.

Possuindo tamanha variedade, é possível escolher sua própria preferência em questão de gosto. Alguns exemplos de jogos de tabuleiro são:

  • Jogos educacionais: focando em aprendizado como Racha-Cuca;
  • Jogos de guerra: normalmente com objetivo de conquistar o tabuleiro como em Avalon hill axis and allies;
  • Hidden Traitor (Descobrir ou enganar seus amigos): como em Hitler secreto ou the resistance;
  • Jogos cooperativos: contando com a ajuda dos outros jogadores como em Pandemic.

Seja pela estratégia, seja pela companhia durante os jogos, jogos de tabuleiro não ficam pra trás em conteúdo em uma era moderna.

Quais os melhores, jogos eletrônicos ou jogos de tabuleiro?

Seja qual for a sua preferência, ambas as mídias de jogos, mesmo concorrentes, geram um resultado parecido.

Seja induzindo o jogador tentando sobreviver a um apocalipse, ou tentando tomar peças, ou território. E que no final quem vence é o jogador, que sempre vai ter a oportunidade de evoluir suas capacidades de raciocínio, reflexos e criatividade enquanto se diverte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy