Qual a diferença entre jogos e brincadeiras?
Muitas das brincadeiras tem relação com um jogo, mas com menos regras ou com invenções dos próprios participantes. Já o jogo tem um seguimento exclusivo de vários aspectos, veja como.
O que são jogos?
Um jogo é qualquer atividade que exista a figura de um jogador e regras, coisas que podem ser feitas em ambientes restritos ou livres, com muitas ou poucas pessoas, os jogos gradativamente possuem normas fáceis e objetivas, e com a tendência de ser algo simples.
Fonte/Reprodução: original
Exemplos de jogos
Cada jogo tem seu jeito único de divertir e ensinar a pessoa que decidiu se empenhar naquilo, seja para diversão e alguns até te permitem ganhar dinheiro. Alguns exemplos de jogos são.
- Jogos de baralho: Uno, pôquer, buraco, paciência, canastra;
- Jogos virtuais: Jogos de 360, caça niques eletrônicos, videogames, computadores, celulares, ‘tablets’;
- Jogos intelectuais: xadrez, dama, quebra-cabeça, blocos, jogo da velha, dominó.
Nos jogos, cada adulto ou criança consegue estimular o seu raciocínio lógico, se limitando e conhecendo regras para estruturar os jogos, cada um tem que lidar com frustrações de derrota em partidas ou com êxtase de vitórias.
O que são brincadeiras?
Brincadeiras são jogos recreativos, coisas para ajudar na atenção, táticas, estratégias, desenvolvimento pessoal e grupal. É bem simples, o ato de brincar é o que dá vida as brincadeiras, são formas de jogos sem muito compromisso, que diverte e distraí os jogadores.
Exemplos de brincadeiras
Todo mundo já brincou quando criança, com amigos na rua ou na escola, ou até mesmo familiares em casa e aqui temos alguns exemplos dessas brincadeiras.
- Pique-esconde;
- Pega-pega;
- Pique-bandeira;
- Pique-cola;
- Pique-tá;
- Adedonha;
- Amarelinha;
- Pular corda; entre muitos outros.
Nas brincadeiras adultos e crianças se sentem livres para se divertir, sem nenhuma categoria de pressão ou cobrança. Eles adquirem experiências positivas e cada um é voluntário na participação, conseguem descobrir vários sentimentos, adquirir movimentos voluntários e involuntários do corpo, conhecem um mundo real e um de fantasia entre muitas outras coisas.
Qual a diferença entre jogos e brinquedos?
Brinquedos são objetos destinados a uma função única, divertir crianças. Existem brinquedos de todas as formas e tamanhos, que inclusive, tem especificações de idade. Um bebê não pode brincar com algo pequeno demais, e uma criança mais madura não gosta de brincar com brinquedos de bebês ou muito infantis.
Os jogos têm seu jeito específico de ação, alguns deles podem envolver brinquedos, como bolas de futebol, bolas de gude, peteca, entre outros. Os jogos definem as brincadeiras já os brinquedos ajudam nesse conceito.
[…] de pessoas mais novas até mais velhas. Mas você sabe qual é a diferença entre os dois tipos de jogos e quais as suas origens? […]