Qual a diferença entre o vírus HIV e a AIDS?
A AIDS, síndrome da imunodeficiência adquirida, é uma doença causada pelo vírus HIV, que atinge o sistema imunológico. Apesar de os números estatísticos relacionados à infecção pelo vírus estarem caindo, é sempre importante esclarecer algumas dúvidas sobre o vírus e a doença, assim como a diferença entre eles.
O que é o HIV?
O HIV é o vírus causador da AIDS, sigla para “Vírus da Imunodeficiência Humana”. É um vírus que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa contra doenças. Após alterar o DNA dos linfócitos T CD4+, o vírus faz cópias de si mesmo e se multiplica, rompendo essas células e continuando a infecção.
Ter HIV difere de ter AIDS. Algumas pessoas podem viver anos com o vírus sem apresentar sintomas, mas transmitindo-o para outras pessoas. Porém, fazendo tratamento com antirretrovirais e apresentando carga indetectável do vírus por seis meses, ele não é mais transmitido por relações sexuais.
Como pode ser transmitido o HIV?
O HIV tem um longo período de incubação, em que os sintomas ainda não se manifestam. Essa é uma característica dos retrovírus da subfamília Lentiviridae, a qual o HIV pertence. Algumas das formas de transmissão do vírus são:
- Sexo vaginal, anal ou oral sem preservativo;
- Compartilhamento de seringa;
- Transfusão de sangue contaminado;
- Instrumentos não esterilizados que furam ou cortam.
Vale destacar também que mães infectadas podem transmitir a seus filhos durante a gravidez, parto e amamentação.
O que é a AIDS?
AIDS é a doença causada pelo vírus HIV. Na medida em que o vírus começa a incapacitar o sistema imunológico, o organismo se torna mais suscetível a doenças, chamadas de oportunistas. É aí que a AIDS se desenvolve, chamada de “Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida”.
Quais os sintomas da AIDS?
Ao se contaminar com o vírus HIV, os primeiros sintomas podem aparecer de 3 a 6 semanas, e se assemelham aos de um resfriado: febre, dor de garganta e tosse seca são alguns dos sintomas mais comuns.
Já os sintomas da AIDS podem se manifestar de 8 a 10 anos após o primeiro contato com o vírus HIV, ou quando há deficiência no sistema imunológico. Os sintomas da AIDS incluem:
- Febre;
- Tosse seca;
- Garganta arranhada;
- Dor de cabeça;
- Dificuldade de concentração;
- Suores noturnos;
- Dor nos músculos e nas articulações;
- Rápida perda de peso;
- Diarreia por mais de 1 mês;
- Náuseas e vômitos;
- Cansaço e perda de energia;
- Candidíase;
- Inchaço dos gânglios linfáticos por mais de 3 meses;
- Manchas e bolinhas avermelhadas na pele.
Nessa fase as células de defesa já estão com um número muito baixo, causando deficiência no sistema imunológico. O indivíduo infectado pode sofrer também de doenças oportunistas, como hepatite, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, entre outras.
O que diferencia o HIV da AIDS?
Apesar da confusão causada em muitas pessoas, a diferença entre HIV e AIDS é simples: a AIDS é a doença causada pelo vírus HIV, que não é manifestada em todas as pessoas infectadas com o vírus.Como dito anteriormente, alguns indivíduos vivem anos sem suspeitar doença, até mesmo a vida inteira. Porém, ela pode ser transmitida da mesma forma.
Em pesquisa realizada em 2021, foi relatado que existem 920 mil pessoas vivendo com o vírus HIV no Brasil. Dessa parcela, 89% foram diagnosticadas e 77% fazem tratamento com antivirais. Entre os indivíduos que fazem tratamento, 94% estão com a carga viral baixa e não transmitem mais o vírus. Apesar das consequências causadas pelo vírus, é possível levar uma vida normal e saudável com o tratamento adequado, e até mesmo sem desenvolver a AIDS.
[…] evitar se contaminar com essas doenças, deve-se adotar bons hábitos de higiene como lavar as mãos constantemente, assim como os […]