Qual a diferença entre um átomo e um elemento químico?

1

As definições de átomo e elemento químico são geralmente confundidas entre os estudantes que estão iniciando seu contato com a matéria de Química. Contudo, quando começam a entender mais do assunto, notam haver diferenças entre os dois.

Enquanto de um lado, temos o átomo, sendo a unidade essencial de uma matéria, isto é, um elemento importante para a existência de qualquer substância dos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Por outro lado, o elemento químico seria o resultado da junção de vários átomos iguais.

 O que é um átomo?

A definição de átomo iniciou-se na Grécia antiga, entretanto, só teve sua consolidação no final do século XIX, quando Dalton definiu o seu modelo atômico. Caracterizando o átomo como a menor quantidade de matéria, sendo indivisível, indestrutível e macifico. Seu nome é originário dessa definição, na qual significa “indivisível”em grego.

 O que é um átomo?
Átomo. Fonte/Reprodução: original.

Contudo, com o progresso do estudo científico e dos modelos atômicos, descobriu-se que o átomo é divisível, entretanto, a palavra ainda continuou sendo a mesma por conta de sua popularização.

 Principais características do átomo

O átomo possui várias características interessantes, elas: ter um núcleo bastante positivo, contendo partículas positivas denominadas como  prótons e outras neutras denominadas como nêutrons. Ele é circundado por uma eletrosfera que contém partículas carregadas de forma negativa, os elétrons.  

O que é um elemento químico?

O elemento químico é um agrupamento de átomos iguais. Ele necessita dessa característica, pois caso tenha algum átomo diferente, não seria enquadrado como um elemento químico, haja vista, que não teria as mesmas características necessárias para formar esse elemento.

A necessidade de identificar os elementos químicos levou a um cientista sueco chamado Berzelius, a introduzir símbolos baseados no nome em latim deles. Entretanto, alguns anos depois, veio a necessidade de organizar esses elementos de forma mais agrupada, a partir disso, um cientista russo chamado Mendeleev, organizou os elementos por meio de uma tabela chamada de tabela periódica, a qual permanece imodificável até os dias atuais. Em que são somente adicionados novos elementos, mas com sua base sendo a mesma.

Tabela periódica.

A Tabela periódica possui esse nome, devido a sua periodicidade. Mendeleyev caracterizou sua periodização em relação ao número crescente de massa atômica em que os elementos semelhantes se colocavam em série, com intervalos constantes, de modo que propriedades idênticas repetiam-se periodicamente ao longo de seu agrupamento.

 Quando ela foi criada, seu inventor tinha ciência que estava incompleta, por isso, criou ela de uma forma que ao passar das novas descobertas, não afetaria tanto em sua organização.

Atualmente, sua organização é formada por 118 elementos químicos comprovados (sendo 92 naturais e 26 considerados artificiais. Sua representação é feita por um quadrinho composto por seu símbolo (representado por letras), número atômico e massa atômica.

Sua distribuição é feita por 18 colunas na vertical, chamadas de famílias e 7 linhas na horizontal, chamadas de períodos. 

 Diferença entre um átomo e de elemento químico?

Um átomo é a unidade básica de uma matéria. Por sua vez, um elemento químico seria o resultado do conjunto de vários átomos iguais. A diferença entre os dois não está relacionada a fatos opostos ou semelhantes, mas sim complementares. Haja vista que um elemento químico só pode existir, mediante a formação de vários átomos iguais.

Considerações Finais

Ao decorrer do texto ficou notório o quanto ambos os conceitos são diferentes, apesar de muitos confundirem em um primeiro contato. Observamos o quanto eles são essenciais para um melhor entendimento da Química. Compreendê-los é fundamental, pois a partir disso cria-se um alicerce para um melhor entendimento da matéria como um todo.

Saber mais de cada um é o equivalente a saber e entender as operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão), para ser feito um estudo mais aprofundado dos demais conteúdos. 

1 comentário
  1. […] compreender a diferença entre uma substância pura e composta para termos uma visão mais profunda sobre a química, e é isso que buscamos com a leitura deste artigo. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy