Qual a diferença entre um átomo e um núcleo?

0

A diferença entre um átomo e um núcleo é essencial para compreender o comportamento da matéria e, por isso, responder a essa pergunta foi um desafio constante na cabeça de cientistas durante muitas décadas, até que a comunidade científica pudesse chegar a maiores conclusões.

Após definir a diferença entre um átomo e um núcleo, os cientistas foram capazes de desenvolver a química para outro patamar e, com isso, evoluíram mais ainda as várias aplicações para facilitar nosso cotidiano. 

Para que você compreenda a importância da descoberta, continue a leitura deste artigo!

Qual a diferença entre um átomo e um núcleo?

Vamos começar pela definição de cada um deles. A principal diferença entre um átomo e um núcleo é que enquanto o núcleo é uma parte constitutiva do átomo, o próprio átomo é, por sua vez, a unidade básica de toda a matéria existente no nosso mundo.

Entender esses dois conceitos nos permitiu enxergar o mundo com outros olhos e evoluir coisas essenciais para a sociedade, como a medicina, por exemplo, já que a manipulação da radioatividade é fruto de entender os modelos atômicos. 

Qual a diferença entre um átomo e um núcleo?
Fonte/Reprodução: original.

Outro exemplo é a indústria de alimentos, que também evoluiu por conta desses conhecimentos, já que fertilizantes e outros pontos importantes para o desenvolvimento dos alimentos demandam estudos químicos.

O que é um núcleo?

Após descoberto, os cientistas notaram que o núcleo é uma parte de extrema importância para o funcionamento da estrutura atômica. É nele que ficam armazenadas duas partes essenciais para determinar fatores importantes, como a massa e a estabilidade elétrica: os prótons e os nêutrons. 

Fonte/Reprodução: original.

Cabe comentar que só foi possível descobrir a existência do núcleo atômico através do experimento de Ernest Rutherford em 1911, que utilizava uma folha de ouro muito fina que deveria ser bombardeada por partículas de um material radioativo.

O que é um átomo?

Em uma definição geral, o átomo é a base de toda a matéria que existe do universo. Cada elemento, molécula ou qualquer que seja o composto possui como componente principal o átomo daquele elemento em específico.

Essa unidade se divide em duas partes: a eletrosfera, que contém partículas de carga negativa (elétrons), e o núcleo, que como mostramos, contém prótons e nêutrons. Vale dizer que este último componente só foi descoberto por outros cientistas após o experimento de Rutherford.

Qual a diferença entre os dois?

Com tudo isso que explicamos, chegamos na mesma conclusão que levantamos no primeiro tópico deste artigo. A diferença entre um átomo e um núcleo se dá pelo fato do primeiro ser a unidade principal de matéria de todo o universo, enquanto o núcleo é uma parte dessa unidade.

Por que os átomos têm um núcleo?

Quando vimos anteriormente sobre a diferença entre um átomo e um núcleo, citamos sobre o experimento da folha de ouro de Ernest Rutherford. Essa experiência teve como principal objetivo observar o comportamento dos átomos e, consequentemente, verificar a validade dos modelos atômicos de cientistas anteriores a ele, dentre eles os de John Dalton e J.J. Thomson.

Rutherford notou durante vários testes que, se caso o modelo atômico anterior a ele estivesse correto — o famoso pudim de passas de J.J. Thomson —, as partículas deveriam ter pouquíssimo desvio, ou nenhum, ao colidirem com a folha de ouro, coisa que não se constatou no experimento. 

Enquanto algumas partículas não sofreram tantos desvios, outras tiveram drásticas mudanças de trajetórias e até mesmo repelidas. Com isso, Rutherford conseguiu concluir que o átomo possuía um grande espaço vazio junto de um núcleo muito denso que servia para concentrar características do átomo, como massa e afins.

Assim, notamos que a descoberta da diferença entre um átomo e um núcleo foi essencial para o avanço da ciência e possibilitou a criação de várias coisas que conhecemos atualmente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy