A diferença entre um elétron e um nêutron é uma dúvida comum, bem como sobre o que é carga elétrica. Afinal, estudar a matéria de Física pode nos trazer algumas confusões, principalmente quando existem termos parecidos.
Você está estudando Física, Carga Elétrica e seus componentes, e se perde no tema quanto a diferença entre um elétron e um nêutron? É possível tirar de letra tal matéria. Confira abaixo algumas dicas sobre a diferença entre cada um.
Qual a diferença entre um elétron e um nêutron?
Apesar de ser pequeno, o núcleo do átomo e suas partículas definidoras da diferença entre um elétron e um nêutron, contém toda a massa atômica. Com essa informação, a principal diferença entre um elétron e um nêutron diz respeito a posição no átomo e sua carga elétrica.
Ou seja, no interior de um átomo:
- prótons = +1;
- elétron = -1;
- e os nêutrons = 0.
Para entender melhor o que são prótons, estes são as partículas presentes no núcleo atômico e dizemos que sua carga elétrica é positiva.
Por outro lado, entendemos o que são elétrons, sendo que estes se posicionam na eletrosfera do átomo, de forma a se movimentarem ao redor do núcleo. O que ajuda entender a diferença entre um elétron e um nêutron.
Elétrons, aliás, possuem sinal oposto, negativo – embora tenha mesmo valor de carga elétrica dos prótons.
Por sua vez, na diferença entre um elétron e um nêutron, temos as partículas de nêutrons posicionados no núcleo, porém com carga (ou massa) inexistente.
O que os elétrons e os nêutrons têm em comum?
A diferença entre um elétron e um nêutron se baseia não em seus sinais (elétrons são negativos mas nêutrons possuem carga neutra) mas na quantidade de carga. Com isso, o que tem de comum entre elétrons e nêutrons?
A primeira coisa que os elétrons e os nêutrons têm em comum é serem constituintes básicos de um átomo. Mas processo de eletrização também nos ajuda na diferença entre um elétron e um nêutron.
Isso porque na eletrização, prótons e elétrons (carregados positivamente e negativamente, nessa sequência) podem ser anulados. Ou seja, passarem a ter o mesmo estado de um nêutron.
Por que os elétrons e os nêutrons são considerados partículas fundamentais?
Para continuar o entendimento da diferença entre um elétron e um nêutron, estudamos como elétrons e nêutrons são considerados partículas fundamentais, ou elementares.
Chamamos elétrons e nêutrons, bem como os prótons, de partículas fundamentais porque além de serem encotradas no núcleo do átomo (p. e n.) e ao seu redor (elétrons), também não possuem estrutura própria.
Em outras palavras, dizemos da diferença de um elétron e um nêutron, que estas particulas são fundamentais porque são eletricamente neutras.
Como os elétrons e os nêutrons se relacionam com a matéria?
Já é possivel compreender que na diferença entre um elétron e um nêutron, ambos, com os prótons, formam a estrutura do átomo. Ou seja o núcleo e a eletrosfera. Vejamos, agora, como se dá a relação entre eles de fato.
Uma vez que a diferença entre um elétron e um nêutron estabelece a carga elétrica de uma matéria, o ponto importante nessa relação é o movimento dos elétrons ao redor do núcleo.
E isto se dá em cerca de bilhões de vezes por milionésimos de segundo! Podemos dizer, portanto, que os elétrons aparecem mais vezes do que as demais partículas.
Por outro lado, os nêutrons também marcam presença no núcleo atômico. Assim, mesmo que não possuem carga elétrica, auxiliam a estabilizar a matéria, mais especificamente, o núcleo atômico.
Se ali no centro houvessem apenas os prótons (carga positiva), o núcleo sofreria repulsão. O que causaria uma quebra do núcleo no caso de elementos com mais de um próton. O Hidrogênio, por exemplo, tem apenas 1 próton e está livre da repulsão.
Continue a se inteirar sobre carga elétrica e a diferença de um elétron e um nêutron pelo nosso portal. Principalmente para quando se quer resolver questões de física ou simplesmente aprender com mais facilidade.