Qual a diferença entre um estado gasoso e um estado plasma?

1

Você sabe qual a diferença entre o estado gasoso e um estado plasma? Por muitos séculos os estados da matéria se dividiram em 3: sólido, líquido e gasoso. Porém, no século XX uma descoberta alterou o modo como tradicionalmente víamos os estados da matéria adicionando mais uma categoria: o estado plasma. 

Esse estado é frequentemente confundido com o estado gasoso, mas vamos tentar entender qual a diferença entre um estado gasoso e um estado plasma no artigo. Não perca!

Qual é a diferença entre um estado gasoso e um estado de plasma?

Para explicar a diferença entre um estado gasoso e um estado plasma vamos tentar entender de modo geral como se diferenciam os outros estados da matéria que já conhecemos. 

Comecemos pelo estado sólido que é caracterizado pelas moléculas bem juntinhas, agregadas e que dão toda a dureza a esse estado que chamamos de sólido. Se nós pegarmos um estado sólido, o gelo, por exemplo, e aquecê-lo nós iremos chegar ao estado líquido. Nele a forma sólida já se perdeu, a água líquida não oferece mais resistência a força que impomos. 

Qual é a diferença entre um estado gasoso e um estado de plasma?
Quais as diferenças. Fonte/Reprodução: original.

Aquecemos ainda mais o elemento, a água começa a borbulhar e se transformar em gás. Nesse estado as moléculas estão mais separadas e soltas do que nunca. Praticamente não se ligam mais em estruturas complexas e consistentes. Esse é o estado gasoso. 

Então o que raio é o estado plasma? O gás quando aquecido ainda mais tem seus átomos colidindo uns com os outros, mas com bastante energia liberando assim os elétrons das partículas. Essa estrutura complexa é o que caracteriza a diferença entre o estado gasoso e o estado plasma. 

O que faz com que o plasma seja eletricamente condutivo?

Como pontuamos acima, a diferença entre o estado gasoso e o estado plasma é a presença de elétrons livres e átomos ionizados. Então o estado plasma é bastante parecido com o gasoso, o suficiente para ser confundido, mas a diferença é essa sua estrutura que permite com que ele seja um condutor de eletricidade e reaja à radiação.  

Como o plasma é diferente de um gás em termos de energia?

Como aprendemos, a diferença entre o estado gasoso e um estado plasma é a presença de átomos ionizados e elétrons livres. Mas isso não quer dizer que o plasma seja em si negativo ou positivo. O plasma é surpreendentemente neutro como o gás. 

O gás não tem nenhum átomo carregado, então ele é neutro. Mas os átomos de um plasma por mais ionizados que sejam tendem a se equilibrar naturalmente.

Quais são as propriedades únicas do plasma que o tornam útil em várias aplicações?

Na verdade algumas luzes utilizadas em nosso dia a dia como o neon ou as lâmpadas fluorescentes só são possíveis graças ao plasma. Já que o plasma tem a capacidade de ionizar o ar ao ligarmos uma lâmpada fluorescente, por exemplo, o plasma presente no objeto ioniza o ar do gás também presente na lâmpada realizando assim a ação de produzir luz. 

Quais são as propriedades únicas do plasma que o tornam útil em várias aplicações?
Aplicações. Fonte/Reprodução: original.

O mesmo acontece com os televisores de plasma que também utilizam esse estado para fazer com que o gás presente nas TVs brilhe.

Quais são os perigos associados ao plasma e como eles podem ser mitigados?

Embora o plasma interaja com a radiação, ele no geral não oferece nenhum perigo radioativo. O elemento utilizado em televisores, telas e luz é insignificante para que produza uma ação carregada com radiação e cause algum problema para o ser humano. 

Entendeu a diferença entre o estado gasoso e um estado plasma? É surpreendente como essa sutil descoberta científica definiu uma geração de avanços domésticos e tecnológicos, não é mesmo?

1 comentário
  1. […] e um estado gasoso é que no estado líquido, as partículas possuem mais liberdade de movimento, diferente das partículas do estado sólido. Como por exemplo a água, que pode ser colocada em diferentes tipos de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy