Qual a diferença entre um estado sólido e um estado líquido?

0

Um dos assuntos básicos das ciências da natureza é compreender a diferença entre um estado sólido e um estado líquido, já que esse fator altera completamente a forma de lidar com a matéria.

Por ser muito discutido entre a comunidade científica, saber a diferença entre um estado sólido e um estado líquido se tornou uma obrigação para qualquer pessoa que deseja compreender a natureza. Por causa disso, fizemos este artigo para conceituar e mostrar como podemos identificar essa distinção entre os estados da matéria no nosso cotidiano.

Qual é a diferença entre um estado sólido e um estado líquido?

Cabe nesse começo falar a respeito da diferença entre um estado sólido e um estado líquido. A começar pelo sólido, este é o estado da matéria em que as moléculas se encontram bem juntas e por causa disso existe um volume definido, uma forma fixa, e não recebem compressão.

Qual é a diferença entre um estado sólido e um estado líquido?
Fonte/Reprodução: original.

O estado líquido, por sua vez, possui as moléculas mais afastadas do que no anterior, mas ainda possuem um volume definido. No entanto, não possuem uma forma definida. Perceba que coisas líquidas adquirem o formato do recipiente que as guarda e, por último, há a capacidade de escoamento.

O que acontece na transformação de líquido para sólido?

Agora que já falamos sobre a diferença entre um estado sólido e um estado líquido, podemos falar um pouco sobre os processos de cada um. A começar pela transformação da matéria do estado líquido para sólido, etapa que chamamos de solidificação. Geralmente, atinge-se esse estado através do resfriamento da matéria para aproximar mais as moléculas.

Cabe comentar a respeito de uma propriedade muito importante para a passagem do estado líquido para o sólido que é justamente o ponto de solidificação. Esse termo serve para falarmos sobre a temperatura que algum composto precisa atingir para as moléculas começarem a ficar mais juntas. Para a água, por exemplo, o ponto de solidificação é de 0 ºC, temperatura em que a água entra em seu estado sólido e se transforma em gelo.

O que acontece na transformação do sólido para o líquido?

Agora, vamos falar do processo oposto ao do tópico anterior. Quando temos uma passagem de uma matéria do estado sólido para o líquido, chamamos isso de fusão, que é geralmente alcançada ao aquecermos a matéria até que ela tenha mudado de fase por completo.

A temperatura exata em que um composto começa a “derreter”, ou seja, atingir o estado líquido, é chamado ponto de fusão. A água sólida, por exemplo, fica líquida a partir de 0 ºC e este é o seu ponto de fusão. Espera, anteriormente não dissemos que o ponto de solidificação da água era 0 ºC?

O que acontece na transformação do sólido para o líquido?
Fonte/Reprodução: original.

Exato, eles têm o mesmo valor, mas a nomenclatura muda de acordo com o fenômeno que observamos. Se algo muda do estado sólido para o líquido, chamamos de ponto de fusão e caso mude do líquido para o sólido, chamamos de ponto de solidificação.

Então se a água estava em seu estado sólido (gelo) ao atingir a temperatura de 0°C entra em ponto de fusão e começa a entrar em seu estado líquido. Se está em seu estado líquido, a partir desta mesma temperatura atinge o ponto de solidificação e começa a solidificar.

Todas as mudanças de cada estado

Por último, vamos recapitular a diferença entre um estado sólido e um estado líquido de uma maneira resumida. A matéria no estado sólido possui as moléculas bem próximas e possuem algumas características como volume e forma fixos, além de não poderem sofrer compressão. Ao atingir o ponto de fusão, há uma mudança na disposição dessas moléculas, que se afastam, tornando a matéria líquida.

O estado líquido, por sua vez, possui as moléculas mais afastadas e, por isso, adquire outras propriedades, como forma não definida e capacidade de escoamento. Porém, o volume continua fixo. Ao atingir o ponto de solidificação, as moléculas se juntam, mudando o estado da matéria.

E com isso terminamos todo o nosso artigo sobre a diferença entre um estado sólido e um estado líquido. Esperamos que você tenha gostado do texto e que esteja com os conceitos bem mais claros em sua mente. Peço que compartilhe para outros usuários que precisam dessas informações e, por último, fica o convite para aprender mais em nosso site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy