Qual a diferença entre um livro eletrônico e um livro de papel?

0

Com a tecnologia presente cada vez mais em nossas vidas, a forma de ler evoluiu e livro de papel se tornou digital com a chegada do livro eletrônico. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais são as principais diferenças além de terem as suas predileções na hora de ler. 

Mas será que com a chegada do livro eletrônico o livro de papel perderá espaço? E quais são as principais diferenças entre eles? Quais as funcionalidades dos livros digitais? Continue a leitura para saber mais e descobrir qual é o melhor formato para você. 

O que é um livro eletrônico?

 O livro eletrônico, também conhecido como e-book, trata-se de um conteúdo similar a um livro que pode ser lido em qualquer dispositivo eletrônico, incluindo notebooks, celulares, computadores, tablets e leitores digitais. 

O que é um livro eletrônico?
Livro eletrônico. Fonte/Reprodução: original.

Os leitores digitais são dispositivos próprios para a leitura desses e-books, contendo funcionalidades especiais para tornar a experiência do usuário ainda melhor. 

Com esses leitores é possível comprar outros e-books em lojas virtuais integradas, realizar marcações, fazer anotações, descobrir o significado de palavras, além de balancear a luz do equipamento a deixando confortável para a leitura sem cansar a visão. 

Os equipamentos onde esses livros eletrônicos são lidos são leves e de fácil transporte, podendo armazenar em sua memória mais de 1000 exemplares em um único equipamento.  

O que é um livro de papel?

O livro de papel é o modelo tradicional que conhecemos com as páginas encadernadas e textos impressos, nostálgicos por conta da gramatura e o cheiro de novo das folhas, além dos clássicos e best sellers conhecidos em todo o mundo. 

Qual a diferença entre um livro eletrônico e um livro de papel?

Esse é um questionamento muito comum entre as pessoas que preferem livros de papel a livros eletrônicos, quais as diferenças entre eles dois. 

Os livros eletrônicos podem ser lidos em diversos dispositivos, além de contar com um armazenamento muito mais amplo e sem ocupar espaço como o livro de papel. 

Qual a diferença entre um livro eletrônico e um livro de papel?
Livro de papel. Fonte/Reprodução: original.

Se lidos em leitores digitais, eles ainda contam com uma série de funcionalidades, entre elas a compra de novos livros pela loja online integrada nos leitores, a possibilidade de descobrir o significado de palavras apenas pressionando uma palavra e o acesso a internet podendo compartilhar suas leituras em suas redes sociais. 

O livro de papel pode oferecer uma experiência mais nostálgica aos mais tradicionais mas é inquestionável que dependendo do título, seu valor pode ser mais alto do que um livro digital, e isso vai depender o título, da quantidade de folhas, esses fatores ajudam a encarecer o valor final do livro, enquanto o digital por vezes é mais acessível, sendo até encontrado na internet para download gratuitamente. 

Vantagens e desvantagens dos livros eletrônicos

Os livros eletrônicos possuem funcionalidades e algumas desvantagens para que vai utilizar e por isso listamos algumas delas para que você conheça um pouco mais. 

Entre as vantagens, estão a facilidade de armazenamento, além de disponibilidade de leitura em vários dispositivos diferentes, o valor mais acessível para comprar, além de fácil manuseio e transporte podendo carregar seus livros em um só lugar. 

Entre as desvantagens estão a ausência do físico, uma vez que aquele material só existe no âmbito digital, a experiência de leitura também é diferenciada uma vez que não temos folhas. 

Livros eletrônicos x livros de papel: qual a melhor opção para você?

Apesar de livros de papel e eletrônicos terem as suas diferenças, a melhor opção para você será aquela qie for compatível com o que você precisa.

Livros eletrônicos x livros de papel: qual a melhor opção para você?
Melhor opção. Fonte/Reprodução: original.

Nesse caso, os livros eletrônicos atendem pessoas que precisam de praticidade na hora de ler, enquanto os livros de papel podem te ajudar na hora de estudar ou compor alguma pesquisa de maneira menos acelerada. 

Tenha em mente que o importante é que esse momento de leitura deve ser prazeroso para você e que o tipo de leitura deve fazer toda a diferença, dessa forma escolha o formato que melhor atender às suas necessidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy