Qual a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico?

0

Você sabe qual a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico? Essa é uma diferença importante porque impacta diretamente nossa vida em sociedade onde até o nosso lixo é dividido por essa diferença. 

Saber distinguir a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico acaba sendo essencial. Se você quer aprender qual a diferença e como fazer essa distinção – e o porquê fazê-la – continue conosco no artigo abaixo! 

Qual é a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico?

Vamos procurar entender a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico epistemologicamente. A palavra orgânico do português brasileiro vem do latim organicus. E ao contrário do que pode parecer para muitas pessoas, era um adjetivo que significava algo realizado em ordem como um tear ou uma música. 

Qual é a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico?
Material inorgânico. Fonte/Reprodução: original.

Isso se traduz para o português como a organização da vida biológica, que é organizada por excelência, pois o bom funcionamento de um corpo animal ou vegetal depende disso. Sendo assim, um material orgânico é todo aquele que vem de uma vida vegetal ou animal. No geral esse tipo de linguagem, inclusive entre a distinção de um material orgânico e um material inorgânico, é utilizada para falar de resquícios do lixo produzido por nós. 

Então a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico está justamente em sua fonte. O orgânico provém dos animais e vegetais mortos, coisas que tiveram uma vida biológica, já os inorgânicos advém de objetos químicos e minerais. 

Quais são as características dos materiais orgânicos?

Os materiais orgânicos se decompõem no ambiente com muito mais facilidade, por dependerem da vida para manterem sua estrutura, assim que são expostos a um ambiente com temperatura amena eles começam a se decompor. 

Ao começar o processo de decomposição, os materiais orgânicos exalam um mau cheiro muito forte e também atrai outros tipos de vida que se alimentam desses materiais como vermes, ratos, insetos, etc. 

Para nós, seres humanos, o material orgânico quando está se decompondo é bastante perigoso e seu acúmulo está ligado a doenças e uma série de pragas e parasitas nocivos à saúde humana. Por isso mesmo sendo orgânico os lixos dessa espécie não podem ser descartados a esmo. 

Quais são as características dos materiais inorgânicos?

Materiais inorgânicos são resquícios de objetos que não tem vida, então eles não se decompõem com facilidade na natureza e nem são absorvidos de maneira natural pelo meio ambiente. Na verdade, como no geral esses produtos são manufaturados e tem uma série de componentes não naturais, eles demoram anos para serem decompostos naturalmente sem a intervenção humana. 

E por mais que não acumule cheiro tão facilmente quanto os materiais orgânicos, o acúmulo de material inorgânico descartado ainda é prejudicial para a saúde pois é um excelente ambiente para algumas pragas como ratos e baratas. 

Além disso, o material inorgânico quando descartado de maneira imprópria é muito perigoso para o meio ambiente e para as pessoas no geral. Alguns materiais inorgânicos têm substâncias tóxicas como alguns metais e pilhas.

Quais são os usos dos materiais orgânicos?

Materiais orgânicos costumam ser usados como adubo após serem descartados. Como esses materiais são naturais eles têm inúmeras funções no meio ambiente, que consegue recebê-los e inserir seus componentes no ciclo biológico. 

Quais são os usos dos materiais inorgânicos?

Já os materiais inorgânicos sofrem intervenção humana que tentam reaproveitar seus componentes. Esse reaproveitamento leva o nome de “reciclagem” que nada mais é do que utilizar objetos de categorias distintas como papéis, metais, plásticos, etc. para gerar um novo objeto com esses recursos. O que é bastante econômico e aplaca a quantidade de lixo descartada! 

Sabendo qual a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico agora você já pode separar seu lixo com muito mais cuidado e consciência! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy