Qual a diferença entre um som e um ruído?

1

A maioria de nós detectamos sensorialmente qual a diferença entre um som e um ruído, mas será que nós sabemos conceitualmente o que diferencia um do outro? Iremos tentar mostrar para você se existe essa diferença e no que se caracteriza essa percepção e o contraste que sentimos na diferença entre um som comum e um ruído. Confira! 

Qual é a diferença entre um som e um ruído?

A poluição sonora é um perigo que já foi bastante denunciado, embora muitas pessoas ainda finjam que ele não existe. A longo prazo, estar sujeito a sons altos sem nenhum tipo de proteção é bastante prejudicial a nosso ouvido. Mas então, o que exatamente é o som? 

Físicamente falando, o som é a vibração de algum objeto propagada no ar. Quando determinado objeto vibra, ele produz ondas sonoras que vagam até nosso aparelho auditivo pelo ambiente, por isso que em um ambiente onde temos bastante obstáculos temos dificuldade de ouvir pois as ondas, disparadas pelo objeto, encontram resistência para chegar até nós. 

Qual é a diferença entre um som e um ruído?
Som. Fonte/Reprodução: original.

Isso é o que explica o fenômeno da audição. Mas existe alguma diferença entre um som e um ruído? Pelos métodos descritivos da ciência, não exatamente. Eles correspondem exatamente ao mesmo fenômeno. 

Mas existe uma diferença em como é dado esse fenômeno. O ruído assim como os sons naturais viajam pela vibração do objeto propagada pelo ar, mas os “sons ambientes” no geral tem alguma periodicidade e no caso de uma música ou fala, um canto de um pássaro por exemplo, essa ordem é organizada harmonicamente por alguma inteligência que é captada por nós e apreciada. 

Mas o ruído não obedece a ordem alguma e por isso nós ficamos tão desconfortáveis quando ouvimos um. É um som completamente desordenado. Essa é a diferença entre um som e um ruído.

Quais são as propriedades do som que nos permitem ouvi-lo?

O ambiente em que estamos tem tudo a ver com o som. O objeto ao vibrar gera uma onda sonora, e essa onda provém de sua vibração e viaja no ar (ambiente onde normalmente estamos). As partículas de ar vão vibrando conforme aquela primeira fonte, algo parecido com o chamado “efeito dominó” até chegar até nós. 

Como o som viaja pelo ar e como ele chega aos nossos ouvidos?

Como dissemos, a vibração do objeto viaja no ambiente, no ar, onde geralmente estamos. Essa vibração vai sendo cadenciada pelas partículas de ar até chegar até nossos ouvidos que captamos e reagimos, às vezes sem nem pensar, ao que ouvimos.

Se estivéssemos dentro da água, por exemplo, ainda iríamos escutar, mas o som seria captado bem “diferente” do que estamos acostumados a ouvir porque nesse caso ele seria levado até nós pelas partículas de água.

Como os diferentes sons produzem diferentes tons?

Embora descrevendo o processo ele possa parecer simples, o som é algo bastante complexo e tem inúmeras variáveis. Então o mesmo som pode produzir um tom diferente e isso é explicado pela quantidade de decibéis ou hertz que ele tem. 

Essas unidades de medida existem para identificar e estudar o som de modo mais isolado e exato. O hertz mede a frequência que o som está sendo produzido (se é agudo ou grave) enquanto os decibéis medem a altura que terá aos nossos ouvidos. 

Quais são alguns ruídos cotidianos comuns e como eles podem ser evitados?

Como comentamos acima, a poluição sonora é um problema real e que devemos evitar. Barulhos altos e ruídos podem causar um extremo desconforto e mesmo que nós nos acostumemos a eles, a longo prazo isso pode significar problemas e até perda da audição. 

Por isso devemos sempre procurar ouvir músicas mais baixas, ao ir a um show evitar ficar perto da caixa de som, se trabalhamos perto de máquinas barulhentas usar o protetor auricular e tomar outras medidas preventivas. Agora que você já sabe a diferença entre um som e um ruído evite estar próximo de ruídos altos e barulhentos! 

1 comentário
  1. […] resumo, a diferença entre um som forte e um som fraco está na sua intensidade, medida em decibéis. Um som forte é um som com alta intensidade, enquanto um som fraco é um som de baixa. A […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy