Qual a diferença entre uma molécula e uma composição química?

0

É comum entre os que iniciam o estudo da  química não saberem diferenciar moléculas de composição química. Isso está ligado ao fato de ambos possuírem conceitos que em um primeiro momento pareçam ser o mesmo, mas que depois se mostram diferentes.

Eles não são iguais,mas também não considerados diferentes, pois chegam a ser complementares em suas definições, pois a existência de um deriva do outro.

O que é uma molécula?

Uma molécula pode ser definida por elementos químicos unidos por uma ligação química, sendo elas: iônicas, covalentes e metálicas. A partir da proporcionalidade constante combinada desses elementos temos o surgimento de uma nova substância.

O que é uma molécula?
Molécula. Fonte/Reprodução: original.

Com  poucos elementos químicos combinados entre si, pode ser gerada inúmeras moléculas diferentes.

Geometria molecular

Toda molécula possui uma estrutura espacial, denominada geometria molecular, que depende da quantidade de átomos formadores da molécula. Ela influencia em propriedades físicas e químicas, como: ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade.

Os exemplos de geometrias moleculares são: a linear, como o dióxido de carbono; angular, como a água; piramidal como a amônia; tetraédrica, como o metano.

Moléculas polares e apolares

A polaridade de algumas moléculas depende da geometria molecular e do tipo de ligação encontrada nela. As duas influenciam na solubilidade e no ponto de fusão e ebulição de um elemento. Em que a molécula polar possui diferença de eletronegatividade e a apolar não possui essa diferença.

Um exemplo clássico disso é a relação da água com o óleo, que não se misturam por conta de suas polaridades diferentes.Sendo a água polar e o óleo apolar. Para saber se a molécula é polar ou apolar, é necessário observar sua geometria molecular. 

Essa polaridade é definida pelo momento dipolar resultante em que se observa a geometria molecular e se um dos átomos dessa molécula é muito eletronegativo. Se esse momento dipolar dar igual a zero, é apolar, caso não, é polar.  Exemplos de moléculas polares: água e amônia. Apolares: Metano e dióxido de carbono. 

O que é uma composição química?

Composição química nada mais é do que uma mistura homogênea ou heterogênea de elementos químicos. Um exemplo disso é o ar em que respiramos, confira abaixo a sua composição:

  • Nitrogênio (N2) ≈ 78,08 %;
  • Oxigênio (O2) ≈ 20,95 %;
  • Argônio (Ar) ≈ 0,93%;
  • Dióxido de carbono (CO2) ≈ 0,03 %;
  • Outros gases ≈ 0,01.

Vimos acima, de forma detalhada, toda a composição do ar. Fazendo uma comparação genérica, a composição está para os elementos químicos o que uma receita está para um bolo, a qual revela cada componente e quantidade de sua formação.

 Composição química dos seres vivos

Os seres vivos são formados por compostos químicos orgânicos e inorgânicos. Sendo os inorgânicos as águas e os sais minerais, já os orgânicos são, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e ácidos nucleicos. Confira abaixo a porcentagem de cada um:

  • Água (H2O) ≈ 75% a 85%;
  • Sais minerais≈ 2% a 3%;
  • Orgânicos ≈ 12% a 23%.

Essa são as composições químicas dos seres vivos.

Diferença entre uma molécula e uma composição química?

A molécula é um conjunto de elementos químicos que possuem uma ligação química. Por sua vez, a composição química é composta por uma mistura de várias moléculas, podendo elas serem iguais ou diferentes. 

Diferença entre uma molécula e uma composição química?
Composição química. Fonte/Reprodução: original.

O cerne da diferença entre ambas não está em aspectos como a semelhança ou oposição, mas sim no complemento de uma com a outra. Haja vista que para existir uma composição química, é necessário a existência de moléculas.

Considerações Finais

Durante o desenvolvimento deste artigo ficou notório o quanto ambos os conceitos não são iguais, contudo são bastante complementares. Além do mais, saber mais sobre cada um, amplia o saber sobre a matéria de Química, que demanda bastante conhecimento dos conceitos básicos para que se possa ter um conhecimento maior dos mais complexos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy