Qual a diferença entre uma reação química e uma reação física?

0

Entender qual é a diferença entre uma reação química e uma reação física foi uma indagação que intrigou cientistas por um tempo, mas que após muitos estudos e experimentos, foi possível identificar as especificidades de cada uma.

Compreender a diferença entre uma reação química e uma reação física é tão importante, que definir os dois conceitos permitiu a criação de grandes invenções como máquinas a vapor, carros, entre outras coisas bem conhecidas e usadas até hoje. Quer saber como esses dois conceitos foram capazes de proporcionar esses avanços? Então continue a leitura de nosso artigo!

Qual é a diferença entre uma reação química e uma reação física?

De maneira geral, as reações químicas são caracterizadas por alterar a composição daquele composto que sofreu reação. A reação física, por sua vez, altera apenas a forma do que foi utilizado, mas ele não perde a sua composição.

O que causa uma reação química?

Como pudemos ver no tópico anterior, a reação química é a transformação de compostos em outros. Logo é necessário que as substâncias sofram mudanças e se transformem em outras através do rompimento das ligações atômicas e moleculares. 

O que causa uma reação química?
Fonte/Reprodução: original.

Coisas que podem causar esse rompimento são processos de combustão e ferrugem, este último muito presente no ferro quando entra em contato com o oxigênio. Após o rompimento de ligações, elas se organizam de outra maneira diferente da original, o que altera sua composição.

Como ocorre uma reação química?

A reação química vai ocorrer através dos reagentes que, quando submetidos a interações com uma substância, vão formar outras substâncias no final do processo, que chamamos de produtos. 

Esse processo é responsável por fazer com que as ligações precisem se reorganizar de uma maneira diferente da original e, consequentemente, formem outros compostos.

Quais são os produtos de uma reação química?

Os produtos são a parte final de uma reação química. Ou seja, após os reagentes interagirem entre si, os produtos são gerados e é aí que mora a principal diferença entre uma reação química e uma reação física. O produto de uma reação física sempre é a mesma matéria, enquanto a de uma reação química é sempre uma matéria diferente da inicial.

Para aplicar todos os conceitos que apresentamos até aqui, vamos utilizar de um exemplo. Imagine que você sai de casa após estudar a diferença entre uma reação química e uma reação física e, de repente, bate uma vontade maluca de comer um pastel com caldo de cana. 

Quais são os produtos de uma reação química?
Fonte/Reprodução: original.

Ao chegar na barraca, o fritador pede para que você espere até que o lanche fique pronto e como você estudou os processos, percebe que diante de seus olhos acontece uma reação química entre a massa crua do pastel e seus recheios com o óleo quente da chapa.

No final do processo, aquela massa crua de trigo e derivados junto dos complementos se transformou em um delicioso pastel através de reações químicas que alteraram a matéria, ao provocar a liberação de substâncias como a acrilamida, por exemplo.

Existem reações físicas? Se sim, quais são elas?

As reações físicas existem e podem ser demonstradas de uma maneira bem simples. Um exemplo que professores geralmente utilizam para explicar a diferença entre uma reação química e uma reação física é pegar uma folha de papel e amassá-la. 

Aquela folha amassada continua sendo papel, certo? Sua estrutura molecular é a mesma. Muito diferente do que acontece em uma reação química que seria, por exemplo, colocar fogo nesse mesmo papel, o que iria alterar a estrutura. Outro exemplo de reação física também seria cortar um pedaço de algo, seja de carne, madeira, ou qualquer outra coisa.

E com essa parte, encerramos nosso artigo por aqui. Acreditamos que a diferença entre uma reação química e uma reação física ficou bem clara e que você não vai mais se confundir com esses dois conceitos. Seu compartilhamento é de muita ajuda para a divulgação do texto e continue a conhecer outras de nossas postagens para obter mais conhecimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy