Qual a diferença entre uma substância e uma mistura?
Nos estudos sobre matéria estão presentes nos fundamentos da Química. Assim, há duas importantes divisões elementares que diferenciam matéria: substância e mistura. Dessa forma, as fases, a composição e as propriedades químicas são fatores diretamente ligados à diferenciação desses casos.
Portanto, falaremos sobre esses elementos importantes para distinguir substâncias simples das misturas.
Diferença entre uma substância e uma mistura
Como já falamos, duas variáveis são diretamente importantes para definir substância e mistura: a composição e a propriedade química da amostra em estudo. Dessa forma, a substância possui composição e propriedades químicas fixas ou estáveis; enquanto as misturas possuem composição diversa e propriedades químicas variáveis.
Ou seja, substâncias puras (ou apenas “substâncias”) possuem pontos de fusão e ebulição fixos a uma determinada pressão, além de terem sua densidade já bem definida.
Por outro lado, as misturas são compostos formados por duas ou mais substâncias puras. Com isso, possuem densidades variáveis, pela influência da presença de diferentes componentes na mistura. Não possuem também ponto de fusão e ebulição definidos,tendo em vista as diferentes propriedades do composto. Assim, as misturas trocam de estado físico em intervalos de temperatura.
No entanto, não tratamos apenas a partir desta separação entre substâncias e misturas. Além disso, as próprias substâncias se dividem entre simples e compostas; como também as misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas, conforme veremos mais à frente.
Tipos de Substâncias Puras
Já definimos que as substâncias puras possuem propriedades e composição químicas fixadas. Embora compartilhem essas qualidades, as substâncias puras se dividem ainda em dois tipos, conforme exposto a seguir.
Substâncias Puras Simples
As substâncias puras simples são aquelas formadas por moléculas e átomos de um mesmo elemento químico. Como exemplo, podemos citar o gás oxigênio (O2) e o Enxofre (S8) como substâncias puras simples, pois são feitas de um único elemento, e preservam propriedades e composições químicas homogêneas e bem definidas.
Substâncias Puras Compostas
Por outro lado, as substâncias puras compostas possuem mais de um elemento químico na sua composição. Um exemplo deste tipo de substância é a água (H2O), que possui dois elementos químicos, sendo considerada uma substância pura composta.
Tipos de Misturas
Por outro lado, as misturas são combinações de duas ou mais substâncias químicas, que nomeamos por componentes. Assim, as misturas também são classificadas em dois grupos, divididos de acordo com a percepção de suas fases.
Misturas Homogêneas
Apesar de diferentes substâncias químicas em sua composição, as misturas homogêneas permanecem com apenas uma fase. Por exemplo, a mistura entre água (H2O) e sal de cozinha (NaCl) resulta numa mistura homogênea, onde podemos observar apenas uma fase.
Misturas Heterogêneas
Além de diferentes substâncias químicas em sua composição, as misturas heterogêneas possuem mais de uma fase. Por exemplo, água e óleo num copo transparente resulta numa mistura heterogênea, onde podemos observar duas fases bem distintas na composição.
Substâncias e misturas: sistemas químicos e fases químicas
Por fim, podemos colocar tudo em duas categorias: sistemas homogêneos (com uma fase) e heterogêneos (com duas fases ou mais). Entre os sistemas homogêneos, podemos encontrar uma substância pura ou uma mistura homogênea. Assim, o exemplo de um copo d’água; ou ainda um copo com água e álcool, são considerados misturas homogêneas.
Por outro lado, um copo com água e gelo pode confundir algumas pessoas desavisadas. Assim, é bom lembrar que os sistemas heterogêneos podem ter uma única substância (como em nosso exemplo da água com gelo), mas fases diferentes. Além disso, existem as misturas heterogêneas e suas diferentes fases; que também se encaixam nesta categoria dos sistemas heterogêneos.
E você, aprendeu a diferença entre substância e mistura? Comente sobre as suas dúvidas em Química! Quem sabe a gente pode te ajudar, hein?!
[…] que já está bem claro qual a diferença entre uma substância sintética e uma substância orgânica, vamos comentar sobre os benefícios do uso de cada uma. O […]
[…] verificar se é um produto natural ou produto químico, sempre fique atento ao rótulo pois por legislação, os produtos devem indicar alguns sinais para […]