Qual a diferença entre uma substância química e uma substância artificial?

0

Falaremos hoje sobre dois termos que você provavelmente já ouviu, porém, pode ter se enganado a respeito do seu significado, são eles: a substância química e a substância artificial. Vamos entender qual é a diferença entre uma substância química e uma substância artificial nos próximos tópicos.

O que é uma substância química?

Na maior parte das vezes quando alguém nos menciona o termo substância química, automaticamente pensamos em coisas maléficas que fazem mal, coisas que não são naturais, entre diversas outras, mas não é bem assim, estamos rodeados de elementos e substâncias químicas e podemos encontrá-las até mesmo no nosso corpo. Veremos agora alguns exemplos de substâncias químicas.

Frascos com substancias químicas. Fonte/Reprodução: Original

Em termos mais formais, uma substância química é qualquer matéria que em sua composição contenham elementos químicos, tendo propriedades químicas ou físicas. As substâncias químicas podem ser encontradas na forma sólida, líquida ou gasosa.

Exemplos de substâncias químicas

Há diversas substâncias químicas que você conhece, uma delas é a água (ou H2O), os lipídios, carboidratos e proteínas são substâncias químicas. Também são consideradas substâncias químicas tudo aquilo que vem de origem natural, que provém dos elementos químicos presentes ao nosso redor.

O que é uma substância artificial?

As substâncias artificiais são aquelas em que os elementos químicos presentes nele não são de origem natural, ou seja, foram criados (normalmente em laboratórios), e também podem ser chamados de sintéticos. 

Para essas substâncias receberem o título de substâncias artificiais elas deve ter um número atômico maior do que 92, que é o número que representa o urânio, assim elas são elementos transurânicos.

Elemento químico uranio na tabela periódica. Fonte/Reprodução: Original

Essas substâncias artificiais provenientes dos elementos artificiais se desintegram de forma muito rápida, pois elas têm muitas partículas em seu núcleo, a que as deixa desequilibradas fazendo com que elas se desintegrem.

Tipos de substâncias artificiais

As substâncias artificiais são aquelas presentes em produtos sintéticos e artificiais, por exemplo: o couro sintético, a viscose e o poliéster. Esses são apenas alguns exemplos para você compreender as substâncias artificiais com maior facilidade.

Diferença entre uma substância química e uma substância artificial

A melhor maneira de você compreender a diferença entre uma substância química e uma substância artificial é apresentando produtos que são naturais e sintéticos (ou artificiais), um exemplo é o couro.

Existem produtos que são de couro verdadeiro, natural (e são bem caros por isso) e outros produtos de couro sintético, utilizando substâncias artificiais, o que acaba deixando o produto um pouco menos caro. Para quem apoia as causas naturais, veganas e ē contra a crueldade animal, acaba se tornando uma ótima opção.

Também é possível observar essa diferença em produtos com lã, algodão e seda, por exemplo, essa informação estará especificada na etiqueta da peça, dizendo que ela é feita de origem natural e isso quer dizer que a matéria-prima dela é de origem animal ou vegetal, no caso de ser sintético ou artificial, na maior parte das vezes é usado viscose ou poliéster.

Ao fim desse artigo você já consegue compreender a diferença entre uma substância química e uma substância artificial, já entende que uma substância química se refere a uma substância natural, seja animal ou vegetal, e uma substância artificial é uma criada em um laboratório, ou seja, é sintética. 

Foi citado como exemplo para a substância química: a água, que está presente ao nosso redor e também no nosso corpo e de substância artificial, temos os tecidos sintéticos e tudo aquilo criado em laboratório.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy