Qual a diferença entre uma substância química e uma substância natural?
Após um tempo nos estudos de química, é comum nos depararmos com questões que abordam a diferença entre uma substância sintética e uma substância orgânica. Afinal, ter domínio sobre esse conceito é de extrema importância para futuros estudos a respeito das manipulações químicas.
Mas, como saber qual diferença entre uma substância sintética e uma substância orgânica, e como pode ajudar a entender melhor os conceitos da matéria? É disso que iremos abordar no texto, juntamente com os efeitos causados com o uso desses compostos.
O que é uma substância sintética?
Para começar, antes de tudo vamos abordar sobre o que seria uma substância química, já que esse é o pilar de base para compreendermos a diferença entre uma substância sintética e uma substância orgânica.
Basicamente, substâncias químicas são matérias que se formam através de uma organização bem definida de átomos de elemento. Essa combinação de elementos forma características físicas e químicas constantes para a substância em questão.
Dito isso, as substâncias sintéticas têm como características principais a forma de produção artificial, ou seja, não são encontradas normalmente na natureza e precisam ser produzidas pelos humanos através de vários métodos químicos. Por causa disso, algumas se tornam até perigosas para uso, mas não precisa ficar receoso, como veremos mais adiante.
O que é uma substância orgânica?
Quanto a essas substâncias, a principal característica das orgânicas é a presença do carbono, hidrogênio ou oxigênio em sua composição. A maioria dos materiais que usamos no cotidiano são substâncias desse tipo, tais como:
- Grafite;
- Açúcar;
- Óleos;
- Gorduras;
- Proteínas.
Vale ressaltar que, antigamente, tinha a crença de que as substâncias orgânicas só podiam ser sintetizadas em organismos vivos. Foi um experimento proposto pelo cientista Friedrich Wöhler que comprovou que esses compostos podem se sintetizar em laboratório.
Qual é a diferença entre uma substância sintética e uma substância entre orgânica?
Como vemos na descrição de cada uma, a diferença entre uma substância sintética e uma substância orgânica é bem clara. Enquanto a primeira é fabricada pelo ser humano através de manipulações dos elementos, as substâncias orgânicas são encontradas normalmente na natureza.
Devido a esse fato, outra diferença bem gritante entre os dois tipos de substância é o modelo de organização das moléculas, já que para formar substâncias diferentes é necessário novas combinações atômicas.
Quais são os benefícios do uso de substâncias orgânicas?
Agora que já está bem claro qual a diferença entre uma substância sintética e uma substância orgânica, vamos comentar sobre os benefícios do uso de cada uma. O benefício principal das orgânicas é justamente a naturalidade da matéria, já que é tirada da natureza. Como prova, têm-se os alimentos orgânicos que possuem:
- Melhor sabor;
- Menos problemas relacionados a industrialização;
- Maior nutrição oferecida para o consumidor.
Outro ponto muito importante das substâncias orgânicas é que elas podem garantir melhores performances das células, já que com todos os benefícios citados, é possível um maior desenvolvimento das estruturas internas e maior eficiência no metabolismo.
E das sintéticas?
Para finalizar, as vantagens das substâncias sintéticas é que, como é um composto manipulado pelo ser humano, é possível obter com fins específicos para cada área. Os mais comuns tipos de uso para essas substâncias são:
- Detergentes para a limpeza;
- Criação da borracha sintética;
- Produção do grafite para a confecção de lápis.
A partir dessa lista, nota-se a importância da manipulação dos elementos químicos para a obtenção de algum instrumento de trabalho. Apesar de ter um foco maior nisso, a produção alimentar também envolve as substâncias sintéticas, como por exemplo na criação de sacarina para as pessoas que sofrem com diabetes.
Com essa parte devidamente explicada, acabamos o texto por aqui. Espera-se que agora você saiba qual a diferença entre uma substância sintética e uma substância orgânica e possa fazer uso delas sem receios. Para fins de divulgação, compartilhe o texto em seus meios de comunicação e sempre que precisar, retorne para melhores informações no site.