Qual diferença de fimose e parafimose?
Nesse texto falaremos um pouco sobre o que é fimose e o que é parafimose, quais seus sintomas, qual a diferença entre uma e outra, quais os cuidados devem ser tomados em um caso e no outro e veremos como tratar.
O que significa a fimose e parafimose?
A fimose é a pele em excesso sobre a cabeça do pênis, a glande, da qual o indivíduo tem dificuldade de puxar e assim expor o mesmo, de forma que fique difícil fazer a higiene da região, podendo levar a infecções urinárias.
Já no caso da parafimose ocorre quando há uma complicação da fimose, de forma que o excesso de pele retraído para baixo da glande se impossibilita retornar à posição anterior, resultando no aprisionamento do pênis, e assim atrapalha a drenagem do sangue podendo causar complicações.
Quais os sintomas da fimose e parafimose?
Os sintomas da fimose costumam aparecer normalmente ainda quando se é criança, mas ele pode aparecer em qualquer idade, por isso há uma atenção um pouco mais específica com os filhos, normalmente o prepúcio começa a se soltar entre os dois/três anos e caso isso não aconteça já deve ser considerado um dos sintomas de que a criança tem fimose.
Outros sintomas que podem aparecer são: dificuldade ou dor no momento de urinar, secreção no pênis, sangramento ao tentar tracionar ou retrair a pele, além de dificuldade sobre o controle da urina durante a noite.
Já no caso da parafimose que pode chegar até efeitos mais graves na região, como a morte de tecidos, os sintomas mais comuns, além de retornar o prepúcio a sua condição normal sobre a glande seriam: inchaço na ponta do pênis, enquanto o prepúcio está retraído, dor no momento de urinar e uma coloração vermelha ou até mesmo azulada na ponta do pênis, devido à dificuldade de circulação.
Qual a diferença entre fimose e parafimose?
A diferença entre a fimose e a parafimose é que no caso da fimose a pessoa por ter um excesso de pele ainda preso a glande não consegue expor a mesma, de forma que não será possível realizar uma higiene adequada da região e por isso se indica o procedimento cirúrgico para correção.
Já no caso da parafimose o problema é que a pele puxada, no caso o prepúcio ao ser retraído, fica agarrado antes da glande prejudicando a circulação sanguínea, então deve-se procurar os meios adequados de fazer com que ele volte à posição inicial.
Quais os cuidados para quem tem fimose e parafimose?
No caso da fimose o cuidado que se deve tomar é com a higienização, sendo ainda um bebê deve apenas fazer a limpeza com água e sabão, de forma suave, sem puxar a pele para expor a glande e assim evitar algum tipo de laceração na região. Já no caso da parafimose, em caso de ficar com o prepúcio travado a forma inicial de tratamento seria uma lubrificação na ponta do pênis e tentar soltar a pele.
Somente no caso de não conseguir reverter o quadro é que se procura como solução um procedimento cirúrgico, contudo não se deve esperar por muito tempo, pois o menor tempo que seja pode causar danos graves na região.
Como tratar a fimose e parafimose?
No caso da fimose o tratamento inicial é verificar se não vai soltar com o passar do tempo, sendo constatado que o indivíduo realmente tem a fimose é ideal procurar o médico para realizar o procedimento cirúrgico e assim evitar que haja problemas no futuro.
Já no caso da parafimose você só saberá dessa situação quando ocorrer algum caso, mesmo que ele seja revertido de forma manual ainda em casa, é bom procurar um médico e ver a condição em que está, para saber se será necessária interferência cirúrgica ou não.
Nesse texto você pode observar algumas informações muito importantes sobre esses dois casos, que embora tenham nomes bem-parecidos são situações um pouco diferentes e saber como reagir, prevenir e até mesmo como tratar de forma definitiva, caso um desses dois quadros aconteça com você ou alguém próximo.