Qual diferença entre clima e tempo?
Qual a diferença entre clima e tempo? Pergunta comum que costuma ser feita por diversas pessoas na escola e possuem curiosidade acerca do tema, porém sentem certas dúvidas. Confira a diferença entre clima e tempo!
Como definir o que é o clima?
Clima se sucede dos estados distintos do tempo que costumam se repetir na própria atmosfera durante todo o ano em alguma região do planeta.
Para conseguir descobrir melhor sobre aquele clima em especial, deve-se realizar algumas observações com relação ao tempo atmosférico diário por muitos anos, de modo a conseguir verificar se há irregularidades em combinações elementares. Por exemplo, estes períodos podem ter uma duração de 30 anos ou mais.
O que são os elementos básicos que constituem o clima?
Os principais elementos que constituem o clima são: temperatura, umidade relativa do ar, pressão na atmosfera e radiação solar.
No caso da temperatura é um registro de calor presente na atmosfera, e sempre ou quase sempre é medido por Celsius (°C), no caso de outros países este termo é substituído pelo Fahrenheit (°F) e Kelvin (K). Pense nos graus celsius uma temperatura de 35°C, esta é alta e outra de 15°C considerada inferior em alguns estados do sul do Brasil.
Umidade
Na televisão sempre se escuta quando passa a moça do tempo sobre a umidade relativa do ar, e isto significa especificamente sobre uma certa quantidade de água no ar atmosférico em um formato de vapor.
A umidade se divide entre umidade absoluta, que seria quando há uma quantidade total de H₂O (água) presente no ar, e a umidade relativa, que seria quando há umidade da água inserida no ar com relação ao que é preciso para fazer chover.
Pressão da atmosfera
Esta pressão se refere ao peso que a atmosfera tem acima de nós, sobre toda a superfície da Terra, e sua medição é feita em milibares. Quando ocorre algum fator no clima que provoque o aumento na pressão atmosférica, pode ocorrer de as temperaturas subirem.
Radiação
Este seria o calor produzido pelo próprio sol que atinge à Terra e chega até o ser humano. Esta radiação é necessária para existir vida no planeta e o manter sempre aquecido, além de propiciar a manutenção de vida. No entanto, boa parte dessa radiação que chega ao planeta não é recebida porque é absorvida ou simplesmente refletida pela própria atmosfera.
Quais tipos de clima
Os climas que predominam ao redor do mundo são conhecidos e denominados por equatorial, tropical, subtropical, temperado, mediterrâneo, frio e frio de montanha, polar, semiárido e desértico.
Quais são os tempos climáticos?
O clima equatorial está sempre presente na Amazônia, África e na Indonésia, sempre os mais próximos da linha equatorial, como o nome sugere. Normalmente suas temperaturas tendem a ser elevadas, com uma média anual em torno de 25°C e nas médias de pluviosidade (chuva), chegam a mais de 2.000 milímetros ao ano.
Clima tropical
Esta está sempre entre os trópicos de Capricórnio e Câncer. As temperaturas costumam ser altas com uma média de 20°C ao ano, além de contarem com duas estações completamente definidas: quente que se direciona ao verão e o frio ligado ao inverno.
Clima temperado
Nas áreas médias de altitude, é exclusivamente o único clima que conta com todas às quatro estações muito bem definidas. Suas temperaturas costumam ser amenas e podem variar entre 8°C a 15°C. Lembre-se, que quanto mais perto do litoral mais úmido será.
Tempo atmosférico e o clima: quais suas diferenças
Para saber qual a diferença entre clima e tempo, é importante saber que o tempo é apenas um estado de momento de condições sejam atmosféricas ou meteorológicas. O tempo modifica-se a todo momento, por este motivo vemos chover, fazer sol, esfriar e esquentar rapidamente.
No caso do clima, este é duradouro e está presente na atmosfera do planeta Terra há muitos anos, provavelmente há mais de 30 ou 40 anos. Representa tudo aquilo que se modifica conforme as estações do ano.
[…] Isso porque o amor inclui muito mais que simplesmente gostar muito, está relacionado com o sentimento de proximidade, fascinação, impulsos sexuais, preocupação […]
[…] Os esportes de aventura são atividades praticados na natureza que não possuem risco a vida, normalmente essa categoria de atividade por ser feito por qualquer pessoa independente da idade e possuem um grau de periculosidade baixo ou alto. Na maioria das vezes os esportes de aventura são praticados na natureza e assim se tem um aproveitamento melhor do ambiente. […]
[…] Começando pela aquática, ela possui as mesmas divisões de nível trófico da terrestre, com os produtores e consumidores. No entanto, o que muda é justamente o tipo de cada um desses. Os produtores que aparecem são os fitoplânctons, pequenas algas que produzem o próprio alimento e espalham o oxigênio por toda a água e que servirão de alimento para os consumidores primários do ecossistema. […]
[…] seres humanos, ao longo da sua longa trajetória como habitantes do planeta terra, desenvolveram diversas maneiras de se estabelecer a vida em sociedade. Entre as atividades de […]
[…] Com certeza você deve ouvir muito diariamente sobre problemas relacionados ao efeito estufa e ao aquecimento global. Isso não é à toa. Atualmente, a natureza passa por uma série de transformações por causa dos humanos e, com isso, há o aumento desses dois fenômenos. […]
[…] são os biscoitos recheados, eles costumam ir ao forno 4 vezes, no entanto, seu recheio preserva a sensação de umidade, mesmo que o mesmo seja […]
[…] pensarem que a Amazônia é um bioma e outras pensarem ser um ecossistema, ambas estão corretas, a nossa Amazônia é exatamente às duas coisas a questão é que ela contribui para ambas de forma um pouco […]
[…] vírus da gripe pode ser pego pelo ar, por isso nos tempos de clima frio, que é quando esse vírus fica mais em circulação, deve-se manter os ambientes mais arejados, […]