Saiba a diferença entre Mar e Oceano

1

Você já parou para pensar sobre o mar e oceano ou a água? Esse líquido transparente do qual nossa vida depende direta e indiretamente. A água é inegavelmente parte essencial da vida humana, e ainda sim, nunca paramos para pensar sobre ela. 

O planeta Terra é coberto majoritariamente por água, e é dos oceanos e dos mares que muitas famílias tiram seu sustento, além de serem as algas e os corais parte essencial da purificação do nosso ar. Mesmo a água doce que bebemos veio dos mares e oceanos há milhares de anos. Mas se oceano e mar são ambos água salgada, qual é a diferença entre Mar e Oceano?

O que é o Mar?

O mar pode ser definido como um grande corpo de água salgada cercado parcialmente ou completamente por terra. Os mares têm por função a regulagem do clima da terra, dos ciclos hídricos, do hidrogênio bem como do carbono, além de serem um dos canais de viagem mais usados pela humanidade. Há muitos mares espalhados pelo globo, como o Mar Cáspio, Morto, Arábico e etc.

Quais os tipos de Mares?

Atualmente existem exatamente três tipos de mares, são eles o mar aberto, o fechado e o interior. Apesar de só existirem três tipos de mar, existem diversos mares ao redor do mundo, como foi dito anteriormente. Mar aberto é todo aquele que tem ligação direta com o oceano, possuindo apenas uma pequena porção de terra. 

Quais os tipos de Mares
Fonte/Reprodução: original

O mar fechado é todo aquele que não tem absolutamente nenhuma ligação com o oceano, e são como lagos massivos. Mares interiores são majoritariamente cercados por terra, mas que ainda sim se ligam ao oceano por intermédio de estreitos.

O que é o Oceano?

O oceano é o corpo de água salgada que cobre quase toda à Terra. Falando em termos um pouco mais científicos, o oceano é o corpo massivo de água salgada que ocupa as depressões existentes no planeta. Chamado comumente de oceano global, ele é formado por outros como ele que conjuntamente cobrem o nosso planeta.

Quantos e quais são os Oceanos?

Existem cinco oceanos que, em conjunto, formam o que nós chamamos oceano global, como citamos antes: o Oceano Atlântico, o Índico, o Pacífico, o Glacial Antártico e o Glacial Ártico. 

O Oceano pacífico faz a separação da Ásia e a Oceania das Américas, o Atlântico faz a separação entre as Américas, a Eurásia e a África. O Oceano Índico separa África e Austrália, além de banhar o sul da Ásia. O Oceano Glacial Antártico fica situado nos arredores da Antártida, e o Glacial Ártico banha os arredores do Polo Norte.

O que difere Mar e Oceano?

Mas afinal, qual é a diferença entre Mar e Oceano? É simples. A diferença entre Mar e Oceano é o tamanho. Mares são corpos de água menores que compõem os oceanos, e os oceanos fazem parte do oceano global. 

Outra diferença também é que por vezes os mares são cercados de terra, enquanto os oceanos cercam à terra. Para se ter uma noção das diferenças de tamanho, o Mar Arábico tem cerca de 3,6 milhões de km², enquanto o menor oceano, o Índico, tem 73 milhões de km², uma diferença exorbitante. 

Se formos falar de maneira mais realista, não há diferença entre Mar e Oceano, visto que são um grande corpo d’água interconectado. Entretanto, para finalidades de estudo, é necessário estabelecer essa diferença entre Mar e Oceano, então quando pensar na diferença entre mar e Oceano, pense em tamanho.

Nosso planeta não é chamado planeta azul à toa. A maior parte do globo terrestre é coberta por água, e a ciência atualmente acredita que a vida veio das águas. Mesmo na Bíblia é dita que antes de tudo o espírito de Deus já pairava sobre as águas, ou seja, antes de qualquer outra coisa surgir na Terra, as águas já estavam lá. 

A água, os oceanos, os mares, são de absoluta importância para a espécie humana, sem os mares e oceanos não teríamos peixes, vida marinha, não teríamos um dos nossos principais meios de locomoção, entre muitas outras coisas. Então independente da diferença entre Mar e Oceano, ambos devem ser tratados com igual respeito e preservados, pois nossa vida literalmente depende disso.

1 comentário
  1. […] a solubilidade em água os compostos iônicos são mais propícios do que os compostos covalentes. Agora, quanto ao estado […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy