Saiba as diferenças entre empatia e simpatia e como são praticadas!

0

A diferença entre empatia e simpatia sempre entra em discussão em diversas ocasiões, desde conversas casuais a discussões na internet. Isso acontece porque as duas palavras são semelhantes e consideradas sentimentos positivos, assim confundem muitas pessoas.

Mesmo sendo parecidas, é preciso destacar que existe uma grande diferença entre empatia e simpatia, por isso é importante saber quais são essas divergências para entender melhor o significado de cada um dos termos.

Para compreender melhor qual a diferença entre empatia e simpatia, continue com a leitura deste texto.

Qual a diferença entre empatia e simpatia?

A verdade é que ambos são considerados sentimentos, porém há uma grande diferença entre empatia e simpatia.

Qual a diferença entre empatia e simpatia
Fonte/Reprodução: original

As duas palavras se comportam de maneiras diferentes, principalmente quando são colocadas para designar comportamentos de pessoas com as outras. Enquanto a empatia consegue ser uma forma de compreender os sentimentos do próximo, a simpatia é uma forma de agradar as outras pessoas através da presença.

De modo resumido, a empatia acontece através da compreensão que um indivíduo tem de determinada situação que ocorreu com outra pessoa. Já na simpatia, em uma mesma situação, acontece quando o indivíduo tenta melhorar a situação de outra pessoa através de bons modos e conforto, mas sem sentir uma identificação genuína pelo que ocorreu com o outro. Essa é a diferença entre empatia e simpatia.

O que é a empatia?

Para saber a real diferença entre empatia e simpatia, também é preciso conhecer a fundo o significado das duas palavras.

Entende-se como empatia não apenas o conhecimento do sofrimento de alguém, mas também o modo com que se faz possível se colocar no lugar de quem sofre e entender o porquê de seus sentimentos. Sinteticamente, a empatia é algo que cria conexões emocionais reais entre os indivíduos e resulta em ajuda e compreensão.

Para sentir de fato a empatia, uma pessoa precisa compreender e refletir sobre os desafios que o outro ser humano enfrenta. Normalmente, quando alguém passa por uma situação dolorosa, essa pessoa quer ser entendida de modo empático e não apenas receber simpatia. Agora será possível enxergar melhor a diferença entre empatia e simpatia.

Como é a prática de um momento de empatia?

Para conseguir ser empático em determinada situação, é preciso refletir ao máximo sobre a situação vivenciada por outra pessoa.

Para isso, é necessário saber ouvir ao máximo e compreender todas as emoções geradas em momentos de dificuldades. Tudo deve ser feito sem julgamentos, por isso é preciso estar disposto a olhar o problema com outra perspectiva. Esse aspecto é a maior diferença entre empatia e simpatia

Quando uma pessoa consegue ser empática, há um grande envolvimento entre os dois indivíduos e uma identificação natural, o que resulta em compatibilidade, satisfação e também em alegria.

O que é a simpatia?

Para identificar a diferença entre empatia e simpatia, também é necessário saber exatamente o que significa a simpatia. Entende-se como simpatia os sentimentos de cuidado e companheirismo com o próximo.

Mesmo sendo um sentimento extremamente positivo, a diferença entre empatia e simpatia está mais evidente em momentos de crise.

Por exemplo, após um acontecimento triste para um indivíduo, um sujeito simpático é capaz de confortá-lo e estar presente para que ele se sinta confortável com sua dor, porém somente pessoas empáticas entendem e reconhecem de fato o sofrimento do outro. Com isso, podemos perceber que há uma grande diferença entre empatia e simpatia.

O que é se mostrar ser uma pessoa simpática?

Mesmo com a diferença entre empatia e simpatia, uma pessoa simpática não significa ser alguém que não entende o próximo. Para ser considerada simpática, ela precisa demonstrar gentileza com o próximo, estar presente em todos os momentos e realizar um acolhimento genuíno em qualquer ocasião. Uma pessoa simpática tenta sempre agradar a outra pessoa.

O que é se mostrar ser uma pessoa simpática
Fonte/Reprodução: original

Mesmo com esse acolhimento, a pessoa simpática só consegue desenvolver laços de forma superficial, pois não existe de fato uma compreensão da situação do próximo. É assim que conseguimos enxergar a real diferença entre empatia e simpatia.

É possível desenvolver empatia e simpatia?

A diferença entre empatia e simpatia também está presente nesse aspecto. É possível desenvolver a simpatia facilmente, basta identificar a ocasião que necessita desse sentimento e estar aberto para acolher e estar presente para quem necessite.

Agora, tornar-se uma pessoa empática é um pouco mais difícil, demanda um olhar único para o ocorrido com o outro indivíduo, por isso nem sempre todos conseguem desenvolver a empatia.

Mesmo com toda diferença entre empatia e simpatia, os dois sentimentos são bons e devem ser trabalhados nos momentos certos. Com eles, é possível criar vínculos e ser melhor para pessoas próximas.

Título SEO: Saiba as diferenças entre empatia e simpatia e como são praticadas!

KW: Diferença entre empatia e simpatia

Meta-description: Há uma grande diferença entre empatia e simpatia, por isso é importante saber exatamente o que faz desses dois sentimentos tão diferentes.

Link permanente: /saiba-as-diferenças-entre-empatia-e-simpatia/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy