Saiba qual a diferença entre Publicidade e Marketing!

2

Hoje em dia, ainda por conta da transformação digital e do investimento pesado das empresas na internet, a diferença entre publicidade e marketing é uma questão cada vez mais confusa. O fato é que cada conceito possui suas particularidades e funções determinadas.

O que não pode ser deixado de lado, é o fato que embora haja diferença entre publicidade e marketing, esses conceitos não brigam entre si. Pelo contrário, possuem muitas coisas em comum. Portanto, dominá-los é vital para tirar o melhor da aplicação de cada, especialmente no mercado de trabalho.

Existe diferença entre Publicidade e Marketing?

Quem não é do ramo da publicidade ou do marketing costuma se referir a ambos como se fossem a mesma coisa. Mas a realidade é que existe uma diferença que consegue separar um conceito do outro, apesar das suas semelhanças inegáveis.

Existe diferença entre Publicidade e Marketing?
Marketing. Fonte/Reprodução: original.

O marketing é centrado no impulsionamento de vendas, ao passo que a publicidade busca disseminar uma marca, posicionamento, pessoa ou ideia. Por isso que as empresas de sucesso procuram investir pesado na integração dessas duas áreas do conhecimento e práticas. 

É mais simples compreender a diferença entre publicidade e marketing ao verificar cada conceito separadamente. 

O que é a Publicidade?

A publicidade pode ser tanto uma área de formação, que faz parte das graduações de comunicação social, quanto uma prática. A publicidade é também uma técnica do marketing, cujo objetivo é impactar um público-alvo, de forma que seja receptivo a uma mensagem específica.

A publicidade pode ser feita para promover pessoas, como no caso de atores, músicos, especialistas, políticos, entre outros. Também pode ser usada para divulgar posicionamentos e causas. No entanto, o maior uso da publicidade atualmente é o comercial, isto é, atrair a atenção das pessoas para a oferta de uma empresa.

Quais os principais conceitos da Publicidade?

Entre os conceitos relacionados à publicidade, vale destacar a publicidade de produto, de serviço e de promoção.

Como seus nomes sugerem, as publicidades de produto e serviço visam chamar a atenção de um determinado público para a necessidade de adquirir o produto ou serviço divulgado, respectivamente. Já a publicidade de promoção serve para intensificar a divulgação sobre um desconto ou benefício inédito que uma empresa oferece a seu público. 

O que é o Marketing?

Já o marketing trata-se de todas as ações, dentre as quais a publicidade, cujo intuito é vender produtos ou serviços a um público específico, descoberto através das estratégias de marketing. 

Por ser muito amplo,é complicado definir um marketing em um conceito somente. É melhor compreendê-lo como um conjunto. Logo, é a junção de práticas, estratégias, políticas e instituições que trabalham de forma analítica  e criativa para comunicar o valor de um produto ou serviço às pessoas. 

Quais conceitos do Marketing

Conhecer os conceitos do marketing é mais uma forma de entender a diferença entre publicidade e marketing. O primeiro conceito é o de preço, que considera o valor do produto, da empresa e das previsões acerca dos lucros. O segundo conceito é o de praça, que se refere ao local, físico ou digital, onde as ofertas são feitas.

O terceiro conceito é de promoção, onde a publicidade é acionada em peso. Por fim, o quarto conceito é sobre o produto, que implica em chamar a atenção do cliente para o valor e características do produto oferecido.

Diferenças entre Publicidade e Marketing

As diferenças entre publicidade e marketing se dão, majoritariamente, na extensão de cada campo. Devemos partir do princípio que, num sentido amplo, o marketing é “maior” que a publicidade. Logo, a publicidade deve, necessariamente, estar inserida nas práticas do marketing.

A partir daí, nota-se que a publicidade implica em todas as práticas criativas da divulgação, como é o caso do trabalho nas propagandas veiculadas na internet, na TV, no rádio, nas revistas, entre outros meios. 

Já o marketing foca em absolutamente todos os processos cuja finalidade é atingir um público específico e prender sua atenção para o valor de um produto ou serviço. Além da criação, é necessário fazer análises, estudos de mercado, criação e execução de estratégias. Tudo o que implica nas atividades que constroem a imagem da empresa e ajudam a impulsionar as vendas de seus produtos ou serviços é marketing. 

A principal diferença entre publicidade e marketing é justamente o fato de que este engloba aquela. O mais importante é entender que esses ramos do conhecimento, bem como suas atividades correspondentes, são complementares. Em suma, nenhuma empresa pode crescer sem que haja um casamento perfeito entre o marketing e a publicidade.

2 Comentários
  1. […] texto traremos algumas informações sobre a diferença entre as cobras peçonhentas e constritoras, são elas as cobras que possuem peçonha ou seja veneno e as […]

  2. […] falarmos um pouco sobre cada uma, agora iremos resumir de forma simples qual a diferença que elas possuem em relação a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy