Saiba qual a diferença entre dados e informação: veja aqui!
Você já parou para pensar no que é um dado e o que é uma informação? Saberia dizer se há uma diferença entre os dois conceitos e qual a natureza das duas palavras? Ao que elas se referem? Se quer descobrir, leia o texto abaixo onde iremos discutir e tentar definir o que é um dado e o que é uma informação.
O que são dados e como se conceitua?
Um dado é uma observação simples, primária e objetiva de um fenômeno. Um dado por si não se reúne com outro dado e a não ser que seja trabalhado intelectualmente e organizado por meio da razão.
Quais exemplos de dados?
Se temos por exemplo, um homem deitado inconsciente, é um simples dado. Ao lado dele tem uma garrafa de whisky vazia, ainda é um simples dado. Se ele não acorda com facilidade e resmunga semi-inconsciente, ainda temos só mais um dado. Os dados são dispersos e mesmo que apontem a uma direção esse apontar é um produto da razão humana a qual se denomina informação.
O que é a informação?
A etimologia da palavra informação vem da expressão latina “in formare” que significa literalmente “dar forma”. A palavra informação é realmente uma tentativa de transformar essa ideia em substantivo, a ideia de dar forma a um certo grupo de dados caóticos.
Quando um indivíduo chega a uma informação ele já não tem mais dados soltos, dispersos e sem nenhuma coerência entre eles. Ele tem um grupo ordenado de fatos que contam uma história, que tem determinado sentido.
![O que é a informação](https://qualadiferenca.com/wp-content/uploads/2022/01/O-que-e-a-informacao.jpg)
Claro, muitas vezes esse sentido não é exatamente claro e lógico, e neste caso das duas uma: ou aqueles dados quando reunidos não geram nenhuma informação logo é um esforço vão procurar algum sentido naquilo, ou os dados são muito insuficientes ou complexos para serem investigados e chegar a uma informação.
Enquanto um senhor bêbado inconsciente, uma garrafa de whisky vazia e o fato do senhor não acordar de imediato são dados dispersos, a informação é que ele estaria provavelmente bêbado após consumir toda a garrafa de whisky. A informação reúne os dados em uma síntese inteligível que o ser humano compreende e tem possibilidade de expressar.
Como é usada a informação?
Em uma resposta simples a informação é usada para informar. Os dados dispersos são caóticos e ininteligíveis. Dados dispersos não dizem nada, não tem sentido e tem uma capacidade muito limitada de serem usados pelos homens de forma positiva. Ao longo dos anos, homens de inestimável valor como intelectuais e filósofos dedicaram sua vida a dar forma aos fatos.
Com sua experiência individual investigaram os fatos, compararam, meditaram para por fim chegar a uma conclusão, uma informação e de quebra ainda tiveram um esforço monstruoso de expressar a conclusão a qual chegaram.
O papel da informação é exatamente este. Ensinar, educar e mostrar ao homem que existe algo para lá dos fatos puros e simples. Existe um sentido nas coisas, elas podem nos dizer algo que está latente nelas.
Qual diferença e relação entre dados e informação?
Na maioria das cosmologias antigas existe um elemento de puro caos que foi transfigurado em ordem e sentido no mundo. E toda cosmologia antiga é um mito que retrata o homem como um microcosmo, nada mais humano do que o esforço de transformar os caóticos dados em um produto informativo.
A diferença de informação e dados está justamente nessa falta de sentido que um dado tem que só pode ser descoberto na medida que o ser humano sistematiza, organiza e o transforma em informação.
E é justamente aí que reside em todo o esforço racional: ver no todo as partes e nas partes o todo.
[…] adjetivas, subordinadas adverbiais, mas não cabe falar isso agora, pois deixaria o texto com informações demais para uma introdução a termos principais da língua […]