Saiba qual é a diferença entre Emigração e Imigração

0

Duas palavras que têm uma grafia muito parecida e se diferem apenas por uma letra, também confundem no significado. São as características comuns e espontâneas na trajetória do desenvolvimento humano que marca a história da formação dos países e famílias, as palavras emigração e imigração compartilham o mesmo sentido de mudança, seja longa ou permanente, de local. Mas diferenciam-se na sua definição.

O que é a Emigração?

A emigração se dá quando um cidadão abandona sua terra natal para fixar residência em outra nação, com olhos nas melhores condições de vida. Não só em relação ao movimento de um país para outro: a emigração pode ser caracterizada pela locomoção de uma pessoa no próprio território, ou do interior para uma cidade desenvolvida. Desde que tenha como objetivo fixar moradia.

Quais são as principais causas de Emigração?

É coletivo o consenso de que ao emigrar o cidadão busca melhores condições de vida a partir das oportunidades que um local desenvolvido oferece em comparação a locais que ainda não alcançaram esse patamar de desenvolvimento e tornam o conforto e perspectiva de vida das pessoas quase impossível.

Sob a perspectiva histórica, as principais motivações para emigração são: guerras, divergências políticas, ditaduras e catástrofes ambientais. Que fizeram com que os povos emigrassem de uma variedade de regiões do mundo e como resultado uma miscigenação, mistura das culturas e descobrimento de novas regiões. 

Quais são as principais causas de Emigração
Fonte/Reprodução: original

A emigração possui características negativas, a depender do motivo pelo qual muitas pessoas fazem, como a separação de famílias e laços afetivos, a difícil adaptação a uma nova cultura e língua, a aceitação por um novo país e sociedade.

Mas também carrega aspectos positivos, como a chance de viver uma nova vida após situações traumáticas, aprender novas línguas, introduzir-se em uma cultura diferente e crescimento econômico.

Como ocorre a Emigração no Brasil?

Na maioria das ocasiões, os migrantes chegam ao Brasil por motivações financeiras. As principais causas estão relacionadas a qualidade de vida, educação, saúde, segurança, estabilidade econômica, corrupção, liberdade e cultura. Condições estas que são resultado de uma economia subdesenvolvida e baixos investimentos em políticas públicas que garantem os direitos e desenvolvimento social da população.

O que é a Imigração?

A imigração é o ponto de vista da nação ou cidadãos que recebem o imigrante, ou seja, quando o emigrante já tem sua casa em um local que não é a sua cidade de origem ele é interpretado como um imigrante. Tanto pela população como seus direitos na lei passam a ser baseados nessa nova perspectiva.

Quais as causas da Imigração e como ocorrem no Brasil?

O Brasil foi marcado por grandes épocas de imigração, tanto em seu período de formação, que foi composto grande parte por imigrantes, como por um período no qual gerou uma grande quantidade de trabalho pela economia cafeeira e de açúcar.

Hoje o setor têxtil ainda carrega uma grande quantidade de imigrantes que vêm de países subdesenvolvidos e acabam de virar uma mão de obra barata para as empresas nacionais.

Qual a diferença entre a Emigração e a Imigração?

Enquanto a primeira refere-se ao deslocamento de um cidadão para outro país, a segunda trata da visão do país que recebe esse cidadão.

(adicionar parágrafo de finalização)

Aspectos como esse são importantes para o desenvolvimento humano, pois é por meio dessas trocas que nossa cultura se transforma. A partir destas ações temos acesso a outras estruturas sociais, culturais e políticas, o que nos transforma e muda nossas perspectivas diante da vida em sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy