Trabalho ou emprego: qual a diferença
No dia a dia, utilizamos as palavras trabalho e emprego para descrever alguma atividade em que conseguimos ganhar dinheiro em troca. Muitas pessoas inclusive acreditam que elas são sinônimos uma da outra, mas a realidade é que ambas possuem significados diferentes, apesar de estarem diretamente relacionadas ao mercado de trabalho.
Quer saber mais sobre a diferença de trabalho e emprego? Continue a leitura desse post e saiba mais sobre as diferenças de cada uma.
O que é o Trabalho e o Emprego?
Trabalho e emprego para muitas pessoas estão relacionados, mas a questão é que quando falamos de trabalho pensamos em um conjunto de atividades que podemos exercer para alcançar um objetivo, e isso não está necessariamente relacionado a ganhar dinheiro, mas com os sonhos e objetivos pessoais.
O emprego é uma atividade que se realiza para se obter dinheiro e se manter, pagar as contas, enfim para viver. A principal diferença entre trabalho e emprego é que no primeiro, geralmente, nos dedicamos a projetos e objetivos que gostamos, por isso, desenvolvemos com carinho. Já o segundo é relacionado a uma necessidade, que nem sempre está relacionado a algo que de fato de goste, porque o retorno objetivo é monetário.
Quais são as relações entre Trabalho ou emprego?
A sua satisfação profissional é um ponto importante para definir a relação de trabalho e emprego, isso porque se você deseja apenas ter dinheiro no bolso, você precisa de um emprego e isso certamente não irá te trazer uma satisfação profissional, já que as tarefas desempenhadas nem sempre são de nosso agrado.
O trabalho está relacionado com o que você deseja para sua carreira profissional, possibilitando construir sua trajetória fazendo aquilo que se gosta. Assim, pensar nessa relação de trabalho e emprego é essencial para definir a sua carreira e o que deseja conquistar. Por isso pense bem e faça a melhor escolha.
Quais as diferenças entre Trabalho ou emprego?
O objetivo de se ter um emprego está diretamente relacionado a se ter dinheiro para viver, dessa forma exercemos uma atividade que muitas vezes não gostamos apenas visando no retorno financeiro.
Diferente do emprego, o trabalho está relacionado às metas e sonhos do indivíduo, refletindo seu modo de vida e o que ele deseja ser. Por isso, quando trabalhamos com algo que gostamos, os resultados tendem a ser satisfatórios, pois tudo é feito com muita dedicação.
Trabalho ou emprego: e possível ter os dois?
Muitas vezes o que nos impede de ter um emprego e ao mesmo tempo trabalhar em algo que gostamos são os recursos financeiros, e o medo de sair de algo estável para se jogar em um projeto que pode ou não dar certo.
Vale lembrar que fazendo aquilo que gostamos com dedicação, logo essa habilidade pode ter visibilidade trazendo o retorno financeiro necessário que você precisa para se manter.
Saber a diferença entre trabalho e emprego possibilita que você escolha o que quer para a sua carreira profissional, isto é, que você decida entre ter um emprego que te permita manter as contas e dinheiro no bolso, ou trabalhar com aquilo que você gosta trazendo satisfação profissional além de tirar do papel os projetos realizando sonhos.
[…] decorrer do texto ficou notório o quanto ambos os conceitos são diferentes, apesar de muitos confundirem em um primeiro contato. Observamos o quanto eles são essenciais para […]