Veja a diferença entre um estado líquido e um estado gasoso

0

Antes de sabermos a diferença entre um estado líquido e um estado gasoso precisamos entender sobre a matéria, que é toda e qualquer coisa que ocupa um lugar no espaço. Sendo assim o estado dessa matéria fica dependente da proximidade de suas partículas que estarão sob o jugo da força de coesão, fazendo as moléculas se aproximarem uma das outras e da força de repulsão, que irá fazer as moléculas se afastarem uma das outras.

A matéria pode ser definida sob três estados: o sólido, o líquido e o gasoso, nesse post você vai descobrir a diferença entre um estado líquido e um estado gasoso, confira.

Qual o estado líquido de uma matéria?

Uma das características desses elementos em estado líquido é a facilidade de escoamento e de conseguirem se adaptar à forma do recipiente onde são colocados.

Qual o estado líquido de uma matéria?
Liquido. Fonte/Reprodução: original.

Um corpo líquido apenas possui seu volume definido e inclusive, pode ser medido pelas unidades de volume como: mililitros, litros, centímetros cúbicos, entre outros. O tipo de medida mais utilizado para esse estado é o metro cúbico (m³). 

Como se encontram as partículas da matéria no estado líquido?

No estado líquido as partículas da matéria estão mais afastadas e não unidas de forma tão forte quanto comparado com o estado sólido, sendo assim, as forças de repulsão são maiores.

O que é o estado gasoso da matéria?

Esse é o estado onde o corpo da matéria não possui uma característica comum e única, quando fazemos comparação com outros estados físicos, sendo assim eles não possuem uma forma propriamente dita. É neste estado onde a força de repulsão será maior em intensidade.

Como se encontram as partículas da matéria no estado gasoso?

No estado gasoso, as partículas da matéria estão ainda mais afastadas do que no estado líquido e o volume do gás não é definido, ou seja, ele pode se expandir e ocupar todo um recipiente. Temos como exemplo o encher do pneu do carro, de um balão, a fumaça feita em um banho, dentre outros.

O que é a transição do estado líquido para gasoso?

Essa transição é chamada de vaporização e ocorre quando a água recebe uma certa quantidade de calor e também uma força de repulsão entre as partículas, fazendo assim com que água mude de estado e acabe se transformando em vapor. Portanto, fica claro que a temperatura e pressão irão influenciar no estado físico da substância, alterando-a conforme essas variáveis.

Diferença entre um estado líquido e um estado gasoso

No decorrer dessa leitura você já pôde captar alguma diferença entre um estado líquido e um estado gasoso. Começando que no estado líquido temos forma e volume de modos quase definidos, diferentemente do estado gasoso. E isso é claramente definido pela organização das partículas, que quando próximas ou distantes irão informar qual será o estado que aquela matéria vai se apresentar.

Diferença entre um estado líquido e um estado gasoso
Diferença. Fonte/Reprodução: original.

Outra diferença entre um estado líquido e um estado gasoso é que no estado líquido, as partículas possuem mais liberdade de movimento, diferente das partículas do estado sólido. Como por exemplo a água, que pode ser colocada em diferentes tipos de recipiente, no entanto não pode ser comprimida pois tem volume constante, diferente do gás que possui grande liberdade de movimento, não apresentando volume e forma consistente.

Agora que você já conseguiu identificar a diferença entre um estado líquido e um estado gasoso e a mudança entre eles, vale lembrar que ela pode acontecer em ambos os casos, sendo do líquido para o gasoso a vaporização, e do gasoso para o líquido, a liquefação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy