Veja qual é a diferença entre vírus e protozoário!

5

Muita gente não sabe a diferença entre vírus e protozoário, afinal, é uma dúvida muito comum ao se estudar biologia, porque certos seres se assemelham pelos mais diversos fatores. Apesar de não enxergarmos a olho nu, os protozoários e os vírus fazem muito mais parte do nosso cotidiano do que apenas nos livros.

Um exemplo da importância dos protozoários é justamente ser o alimento de muitos seres marinhos, o que faz a cadeia alimentar ficar equilibrada. Para saber a diferença entre vírus e protozoário, confira abaixo.

O que são os vírus?

Inicialmente, vamos começar com um dos maiores motivos de debates entre os cientistas: os vírus. Eles são seres microscópicos, o que os torna incapazes de serem vistos a olho nu.  Por fim, as doenças causadas por eles são chamadas de viroses.

O que são os vírus
Fonte/Reprodução: original

Na época em que surgiram os microscópios e as teorias celulares começaram a surgir, o vírus se tornou motivo de discussões e de questionamentos sobre a possibilidade deles serem ou não seres vivos. Para entender isso, vamos comentar sobre a sua estrutura.

Qual a estrutura do vírus?

Estes seres são compostos basicamente por uma cápsula que, além de conter proteínas, envolve todo o material genético do vírus, que pode ser DNA, RNA ou os dois juntos, a depender do tipo de vírus. Junto a isso existem alguns ácidos nucleicos que vão definir em qual classificação de vírus eles se enquadram.

Existem outras estruturas presentes que vale a pena serem comentadas, como envelope de glicoproteínas, que são responsáveis por ligar o vírus à célula que será parasitada. Por fim, o ponto que gera discussão com os cientistas é justamente o fato dos vírus não conterem células, elemento essencial para que um organismo seja considerado vivo.

Como o vírus se reproduz?

E aqui está o argumento que alguns cientistas utilizam para afirmar que o vírus é um ser vivo. A capacidade de se reproduzir e ainda sofrer mutações faz com que eles tanto consigam mais nutrientes, como ficarem mais fortes e difíceis de serem examinados.

Basicamente o vírus precisa penetrar em alguma célula, seja animal ou vegetal, invadir a sua membrana, até que as enzimas destruam a sua cápsula. Após essa destruição, todo o material genético do vírus é dispersado na célula e isso faz as atividades dela ficarem completamente alteradas, funcionando a favor do invasor.

O funcionamento envolve a criação de novas proteínas para a multiplicação dos vírus e, após o término da produção dos novos vírus, eles buscam outras células para parasitar. Essa dependência de células para a reprodução torna os vírus parasitas intracelulares obrigatórios.

O que são os protozoários?

Agora que você já conhece os vírus, já podemos diferenciar com facilidade os protozoários. Eles são seres que pertencem ao Reino Protista e são encontrados com mais frequência nos ambientes aquáticos e nos solos com uma boa umidade.

A diferença deles para os vírus já começa com o fato de que os protozoários possuem células, ou melhor, apenas uma célula. Além disso, eles conseguem metabolizar sem depender completamente de um outro organismo vivo. 

Como se classificam os protozoários?

Eles podem se classificar de 4 formas, conforme sua locomoção. Vamos começar pelos Flagelados que, como o nome sugere, utilizam de um único flagelo para se locomover. Eles geralmente são parasitas de humanos.

A seguir temos o Rizópodos, que são protozoários que se locomovem com pseudópodos, pequenas estruturas que comumente são chamados de pés falsos. 

Em seguida temos os protozoários Ciliados, que utilizam de cílios, pequenos filamentos em grandes quantidades, para se locomover. 

Por fim, temos os Esporozoários, que não possuem estruturas de locomoção, mas são movidos com as ações do ambiente, a exemplo das correntes de ar.

Quais doenças causadas por protozoários?

Para terminar, vamos comentar sobre as doenças causadas pelos protozoários, ou melhor, as protozooses. A maioria delas são adquiridas através de maus hábitos de higiene, como não lavar as mãos, ou pelo consumo de alimentos contaminados. 

Entretanto, também é possível se contaminar através de picadas de insetos e até mesmo com relações sexuais, caso a pessoa esteja contaminada. Por isso, vamos fazer uma lista das principais protozooses.

  • Toxoplasmose;
  • Tricomoníase;
  • Amebíase;
  • Doença de Chagas;
  • Malária;
  • Giardíase.

Para evitar se contaminar com essas doenças, deve-se adotar bons hábitos de higiene como lavar as mãos constantemente, assim como os alimentos, usar camisinha e evitar picadas de inseto com repelentes ou até mesmo mosquiteiros.

Agora que você sabe como cada um funciona, fica fácil saber qual a diferença entre vírus e protozoário. Basta agora tomar os cuidados para não sofrer com nenhum dos dois, não é verdade?

5 Comentários
  1. […] Vigilância Sanitária, a Anvisa, liberou o uso do autoteste para que as pessoas possam detectar a presença do vírus que causa a Covid-19. O principal objetivo da liberação é diminuir as enormes filas nos […]

  2. […] faculdade é um local de estudo para um curso escolhido pelo indivíduo para poder se formar no ensino básico sobre aquela […]

  3. […] já parou para pensar em qual é a diferença entre um iPad e um Iphone? Quando o assunto é tecnologia, design e otimização de tempo a Apple, […]

  4. […] a diferença entre um material orgânico e um material inorgânico está justamente em sua fonte. O orgânico provém dos animais e vegetais mortos, coisas que […]

  5. […] diferença entre eles está na constituição de sua estrutura celular física, em como se alimentam e interagem no meio ambiente vivente. Afinal pudemos verificar que no caso […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy