Você sabe qual a diferença entre emoção e sentimento?

0

Costumamos usar, e não sem razão, palavras como emoção e sentimento como se fossem sinônimos. Obviamente a linha fronteiriça entre essas duas realidades não é exata e nem pode ser medida milimetricamente. Mas ela existe e podemos notar algumas diferenças entre as duas coisas.

Veremos a seguir qual é a diferença entre emoção e sentimento ou ao menos quais são as transformações de um para outro. 

Como pode ser definida a Emoção?

A emoção é uma reação quase involuntária da psique a uma determinada realidade. Algo pode nos desagradar ou agradar gerando reflexos absolutamente involuntários que não foram realmente sedimentados e muito menos trabalhados conscientemente. 

Como pode ser definida a Emoção
Fonte/Reprodução: original

Uma emoção é esse movimento interno, esse reflexo da alma ou da psique diante de um acontecimento. 

O que é agir pela Emoção?

Agir pela emoção é tomar atitudes impulsivas baseadas nesses reflexos interiores que não foram conscientemente assimilados e nem tiveram um tempo para serem sedimentados. Esses fenômenos são  geralmente chamados desproporcionais, no sentido que se o indivíduo tivesse parado para pensar no assunto, talvez esperado o reflexo da emoção passar ele provavelmente não teria tomado esta ou aquela atitude.

Esse fenômeno também é chamado de “sequestro de amigdala”.

O que é o Sentimento?

O sentimento também se mistura com a emoção porque ambos vêm mais ou menos do mesmo lugar da psique. São feitos provavelmente da mesma matéria. O sentimento só é algo mais trabalhado e consciente do que a emoção. Uma raiva pode ser um sentimento e também uma emoção. Ou o medo também pode ser um sentimento e uma emoção. Na verdade, quase todas as emoções podem ser convertidas em um sentimento. 

Porém, lealdade é um sentimento apenas, não uma emoção, como é o caso de amizade e justiça, são sentimentos que não podem ser convertidos em emoção. Ninguém sente um reflexo de lealdade. E sim um sentimento de lealdade que posteriormente pode gerar reflexos. 

Isso se dá por os sentimentos serem aspectos emocionais e de outras categorias interiores – como da parte simplesmente racional, afetiva ou da convivência. Todo esse processo pode não ser inteiramente racional ou trabalho intelectualmente, porém ele necessariamente levou mais tempo para se concretizar.

Mesmo no caso dos sentimentos mais inconscientes eles não se transformaram como um reflexo mas criaram sedimentações que posteriormente chegaram na classe dos sentimentos.

Quais são alguns dos tipos de Sentimentos?

Alguns tipos de sentimento são: o amor, a própria paixão, lealdade, amizade, confiança, nostalgia, adoração, mágoa, ressentimento, vingança, piedade, ódio, entre outros. 

O que difere Emoção de Sentimento?

A principal diferença é realmente esse tempo necessário entre uma simples emoção e o que pode se tornar um sentimento. Todo sentimento começa provavelmente em uma emoção, pois emoções são frequentes na vida de qualquer ser humano. Essa emoção então seja pela sua força ou escala, ou pela repetição voluntária acaba se transformando em um sentimento. 

Digamos que um indivíduo que gosta de alguém ou tem uma afinidade com alguém. Essa afinidade pode ser imediata e um mero reflexo, tendo o caráter de uma emoção. Uma vez identificada a emoção ele pode repeti-la voluntariamente com aquela pessoa na expectativa de criar um sentimento pela repetição voluntária da emoção.

Ou no caso, aquela emoção foi arrebatadora e ele sentiu-se bastante atraído pela pessoa. A lembrança da emoção pode criar no indivíduo o desejo consciente ou não de fazer com que essa grande emoção se torne um sentimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy